Your SlideShare is downloading. ×
Revolução francesa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Revolução francesa

1,655
views

Published on

Published in: Education, Technology, Business

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,655
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Trabalho realizado por: -Miguel Cabral Nº21 -Diogo Pina Nº7
  • 2. No final do séc. XVIII houve uma revolução em França, que pôs fim à monarquia absoluta.Os revolucionários defendiam a igualdade de todos os cidadãos,liberdade e separação de poderes. Revolução francesa
  • 3. Depois da revolução francesa, os reis absolutos da Europa atacaram França, mas perderam. Só a Inglaterra continuo a resistir. Então Napoleão Bonaparte pensou em mandar os países vencidos fecharem os portos ao comércio inglês. Só Portugal hesitou em obedecer ás ordens de Napoleão e então foi invadido 3 vezes pelos franceses . Bloqueio Continental
  • 4. Saída da corte para o Brasil O principe regente D. João decidiu ir para o Brasil com a sua corte quando os franceses já estavam a entrar em Portugal. Em Portugal ficou a governar uma regência(constituida por 5 governantes)
  • 5. A primeira invasão francesa foi comandada por Junot que tomou medidas que desagradaram muito os portugueses: -Substitui a bandeira nacional pela francesa -Demitiu a regência Os soldados franceses cometiam roubos provocando a revolta da população. Portugal pediu ajuda aos ingleses que derrotaram os franceses nas batalhas de Roliça e Vimeiro invasões francesas 1ª invasão
  • 6. O patife de Junot Vinha para nos proteger! Veio mas foi para nos roubar, *Maneta era alcunha E p”ràs pratas recolher. Dada pelo o povo que não tinha uma O Junot mais o Maneta* das mãos Dizem que Portugal é seu, É o diabo para eles E mais para o quem lho deu Já o mar anda de luto, Também as embarcações. Anda a guerra contra França, Ajuntam-se as mais nações.
  • 7. Em 1809, os franceses comandados pelo general Soult ocupam a cidade do Porto.Os soldados anglo-portugueses e os populares obrigam os franceses a refugiar-se na Galiza(Espanha). 2ª invasão
  • 8. 3ª invasão Em 1810, os franceses comandados pelo o general Masséna e foram detidos nas linhas de Torres Vedras(conjunto de fortificações construidas pelos ingleses).Em 1811, os franceses voltaram para França seguidos do exército anglo-portugues.
  • 9. A revolução liberal de 1820 Descontentamento dos portugueses O país ficou numa situação muito dificil:perda de vidas humanas,comércio e industria paralisados,pontes cortadas e casas e edificios destruidos e saqueados.O marchal William Beresford era a grande autoridade do reino enquanto D. João não voltasse do Brasil. Havia ainda problemas que desagradavam os portugueses: -D. João estava no Brasil -Beresford controlava o exército e a influenciar as decisões dos governantes. -D. João abriu os portos brasileiros ao comércio estrangeiro.
  • 10. Antecedentes da revolução Em 1817, o general Gomes Freire de Andrade foi enforcado no Forte de S. Julião da Barra(Oeiras) acusado de ter chefiado uma conspiração liberal. Em 1818 formou-se um grupo de liberais chamado Sinédrio dirigida por Manuel Fernandes Tomás para pôr fim à monarquia absoluta.
  • 11. A revolução de 1820 A 24 de Agosto de 1820, a guardinação militar do Porto revoltou-se contra o regime absoluto e a situação do Reino. A 1 de Outubro,celebrou-se o triunfo da Revolução Liberal e foi criado um governo provisório(Junta Provisional do Governo do Reino) que incluia revolucionários de Lisboa e Porto.
  • 12. Independência do Brasil Durante a permanência de D. João VI no Brasil resistou-se alguns progressos: -Libertou o Brasil da sua condição de colónia; -Abriu os portos ao comércio estrangeiro; -Construcção de escolas,hospitais,estradas e bibliotecas; -Criacção do 1º banco do Brasil.
  • 13. A 7 de Setermbro de 1822 rompeu com governo português e isto ficou conhecido pelo “grito do Ipiranga” onde é considerada a independência do Brasil.
  • 14. Curiosidades -Quem inventou a guilhotina foi Guillotin e morreu nela. Guillotin Guilhotina
  • 15. Dúvidas???