Sumário, estilos de título e quebra de seção
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Sumário, estilos de título e quebra de seção

on

  • 8,491 views

 

Statistics

Views

Total Views
8,491
Views on SlideShare
8,491
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
92
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Sumário, estilos de título e quebra de seção Document Transcript

  • 1. Alterar Estilos do WordO recurso Estilos Rápidos do Word 2007 permite a formatação dos textos de formacomplexa, como fonte, tamanho da fonte, cor da fonte, parágrafo, espaçamentoentre linhas entre outras coisas, apenas com um único clique.Clique no botão Alterar Estilos, depois em conjunto de estilos, e no final da lista,Salvar como conjunto de estilos rápidos.Salve esse “novo” conjunto de estilos como ABNT
  • 2. Volte em Alterar Estilos e escolha o estilo recém criado ABNT. Atenção: o estiloABNT é uma cópia provavelmente do estilo padrão que estava selecionado, por issoquando inicialmente quando selecionado no Alterar Estilos parece que não alterounada. Selecione seu arquivo ABNT na lista Alterar Estilos.Clique com o botão direto nos Estilos e escolha Modificar. Irá abrir uma caixa detexto com todas as formatações disponíveis.Inicialmente vamos formatar o Título 1 da monografia com as normas da ABNT, quedeve ter Fonte Time News Roman, tamanho 14, negrito, caixa alta e centralizado.Para isso vamos nomear o estilo como Título 1 Mono
  • 3. Depois selecione as configurações das Normas: Times New Roman, 14, negrito, corpreta (automático) alinhamento centralizado e espaçamento simples, em letrasmaiúsculas.NOTA: é necessário repetir todos estes passos para cada estilo que você criar.Faça o mesmo com os estilos seguintes. Por exemplo, nomeie-o como Corpo doTexto, configure a formatação para Times New Roman, tamanho 12.Faça isso para a formatação citação com mais de 8 linhas, referências e etc.ATENÇÃODepois personalizar os estilos dentro do padrão ABNT vá até Alterar Estilos e salvenovamente o seu arquivo ABNT (por cima daquele que você tinha salvo no começo)caso contrário perderá tudo o que fez.Quando quiser usar esses estilos, vá até Alterar Estilos e escolha o ABNT, selecioneo texto que você deseja formatar, clique no estilo desejado e prontoCria-se um sumário escolhendo os estilos de título, por exemplo, Título 1, Título 2e Título 3, que deseja incluir no sumário. O Word procura títulos que correspondamao estilo que escolheu, formata e recua o texto da entrada de acordo com o estilodo título e insere o sumário no documento.O Word 2007 fornece uma galeria com vários estilos de sumário para você escolher.Marque as entradas do sumário e clique no estilo de sumário que deseja usar apartir das opções da galeria. O Word 2007 cria automaticamente o sumário a partirdos títulos marcados.Marcar entradas para um sumárioA maneira mais fácil de criar um sumário é usar os estilos de título (estilo de título:formatação aplicada a um título. O Word tem nove estilos internos diferentes: Título1 a Título 9.) internos. Também é possível criar um sumário com base nos estilos
  • 4. personalizados que você aplicou. Ou é possível atribuir os níveis do sumário àsentradas de texto individuais.Marcar entradas usando estilos de título internos 1. Selecione o título no qual deseja aplicar um estilo de título. 2. Na guia Página Inicial, no grupo Estilos, clique no estilo desejado.Por exemplo, se você selecionou o texto no qual deseja aplicar o estilo de títuloprincipal, clique no estilo chamado Título 1 na Galeria de estilos rápidos.Observações  Se você não vir o estilo que deseja, clique na seta para expandir a Galeria de estilos rápidos.  Se o estilo que deseja não aparecer na Galeria de estilos rápidos, pressione CTRL+SHIFT+S para abrir o painel de tarefas Aplicar estilos. Em Nome do estilo, clique no estilo que deseja.Marcar entradas de texto individuaisSe quiser que o sumário inclua o texto que não está formatado como título, vocêpoderá usar esse procedimento para marcar entradas de texto individuais. 1. Selecione o texto que deseja inclui no seu sumário. 2. Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Adicionar Texto.
  • 5. 3. Clique no nível que deseja marcar sua seleção, como Nível 1 para exibição do nível principal no sumário. 4. Repita as etapas 1 a 3 até que tenha rotulado todo o texto que deseja que apareça no sumário.Criar um sumárioApós marcar as entradas do seu sumário, você está pronto para criá-lo.Criar um sumário a partir de estilos de título internosUse esse procedimento se criou um documento usando os estilos de títulos. 1. Clique no local que deseja inserir o sumário, normalmente no início de um documento. 2. Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Sumário e, em seguida, clique no estilo de sumário desejado.Observação: Para obter mais opções, clique em Inserir Sumário para abrir a caixa dediálogo Sumário.Criar um sumário a partir de estilos personalizados que você aplicouUse esse procedimento se você já aplicou estilos personalizados aos seus títulos. Épossível escolher as configurações de estilo as quais deseja que o Word use ao criaro sumário. 1. Clique no local em que deseja inserir o sumário. 2. Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Sumário e em Inserir Sumário. 3. Clique em Opções.
  • 6. 4. Em Estilos disponíveis, localize o estilo que aplicou aos títulos no seu documento. 5. Em Nível do índice, ao lado do nome do estilo, digite um número de 1 a 9 para indicar o nível o qual deseja que o estilo do título represente.Observação Se quiser usar apenas estilos personalizados, exclua os números doNível do índice para os estilos internos, como Título 1. 6. Repita as etapas 4 e 5 para cada estilo de título que deseja incluir no sumário. 7. Clique em OK. 8. Escolha um sumário para se adequar ao tipo de documento:  Documento impresso Se você estiver criando um documento que os leitores irão ler em uma página impressa, crie um sumário no qual cada entrada lista o título e o número da página no qual o título aparece. Os leitores podem ir até a página que quiserem.  Documento online Para um documento em que os leitores irão ler online no Word é possível formatar as entradas no sumário como hiperlinks, de modo que os leitores possam ir a um título clicando em sua entrada no sumário. 9. Para usar um dos designes disponíveis, clique em um deles na caixa Formatos. 10. Selecione quaisquer outras opções de sumário que desejar.Atualizar o sumárioSe você adicionou ou removeu títulos ou outras entradas do sumário no seudocumento, é possível atualizar rapidamente o sumário. 1. Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Atualizar Campo.
  • 7. 2. Clique em Atualizar apenas os números de página ou Atualizar o índice inteiro.Excluir um sumário 1. Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Sumário. 2. Clique em Remover Sumário.
  • 8. Formatando o sumárioNo momento em que você insere o sumário aparece esta janela.Na janela que se abre, podemos formatar a exibição do nosso sumário.Escolha o preenchimento de tabulação que preferir (a norma não determina nenhumespecífico). Depois clique no botão Modificar… no canto inferior direito.
  • 9. Nessa janela formatamos a fonte que aparecerá no nosso sumário. O correto é usara mesma fonte do resto do documento (Arial ou Times New Roman) e alinhar todo otexto à esquerda. Nesta nova janela, clique novamente no botão Modificar…. Najanela que se abre, configure para ficar igual à imagem abaixo.Em seguida, clique no botão Formatar no canto e selecione Parágrafo…. Deixe estajanela como esta a seguir.
  • 10. Clique nos botões OK até voltar para a tela de seleção dos estilos de sumários.Mude para o estilo Sumário 2 e repita o procedimento anterior. Faça isso para todosos estilos de sumário que pretende usar. Clique em OK nas duas janelas. O formatodo sumário está terminado. Seu sumário já deve aparecer no documento.Quebra de SeçãoA quebra de seção no Word faz que seja possível dividir o documento em partes,como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. É atravésdessa função que podemos colocar as numerações nas páginas desejadas. Além danumeração de página, este recurso também é útil para colocar cabeçalhos e rodapés diferentes em um mesmo documento.Abra o arquivo desejado no Word 2007 (caso seja um arquivo importante, faça umacopia antes. Entre na guia Inserir e escolha o menu Cabeçalho; e opção EditarCabeçalho.Note que na guia de menus aparecerá um menu Design específico para Cabeçalho eRodapé.
  • 11. Na mesma guia clique em Número de Página e escolha a sua opção formatação.Após esse procedimento, feche as opções de cabeçalho e rodapé; clique emqualquer página. Na guia Layout de Página, e escolha o menu Quebra que abrirá asopções de Quebra de Seção, escolha a opção Próxima Página;
  • 12. Após esse procedimento retorne as opções de Cabeçalho, dando um duplo cliqueem cima do número da página ou cabeçalho da folha desejada onde necessita queinicie a contagem de páginas do documento.Abrirá novamente as opções de Cabeçalho e Rodapé.Desmarque a opção Vincular ao documento anterior;Na mesma guia de Design de propriedades de Cabeçalho e Rodapé, escolha a opçãoNúmeros de página, e em seguida a opção Formatar números de página. Marque aopção Iniciar em: e insira o número de página que deseja que comece a contagemdas páginas do documento.Clique em OK e apague os números das páginas anteriores a escolhida paracomeçar a contagem.Feche as opções de Cabeçalho e Rodapé, e salve o arquivo.