Palno de aula
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Palno de aula

on

  • 5,578 views

 

Statistics

Views

Total Views
5,578
Views on SlideShare
5,578
Embed Views
0

Actions

Likes
2
Downloads
45
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Palno de aula Palno de aula Document Transcript

  • Nome da brincadeira: Fila do alfabetoFaixa etária: alunos de 5 a 6 anosObjetivos:Desenvolver a atenção e movimentos corporais, conhecer o alfabeto aleatoriamente,não apenas decorado, em sequência.Recursos utilizados: Alfabeto Móvel e os próprios alunos.Seqüência de atividades: Essa brincadeira pode ser feita todos os dias nos momentos em quefor necessário formar fila. Hora do lanche ou parque, por exemplo.A professora dispõe o alfabeto móvel no chão e espalhado. Um a um os alunos escolhem umaletra e volta para o lugar.Quando a professora chamar a letra A, a criança que estiver com a letra, levanta-se, coloca aletra na mesa da professora e vai para a fila. Depois o B e assim sucessivamente. A fila nãopode sair se faltar alguma letra ou se alguma estiver em lugar errado, portanto as criançasficam atentas e ajudam umas às outras.Quando a fila já estiver devidamente formada, a professora “canta” o alfabeto, começando pelaprimeira criança que fala a letra A, a segunda B e assim por diante.Essa atividade pode ser modificada, substituindo-se as letras por números, inclusive paraaprender as operações matemáticas.Disciplina: PortuguêsConteúdo: Reconhecimento do alfabetoAno de ensino: 2º anoTema: As letras do alfabeto!Objetivo:Explorar o alfabeto.Material:Folha, alfabetário, lápis e borracha.Conhecimento prévio:Para a realização dessa atividade, é necessário que os (as) alunos (as) saibam o que é oALFABETO, o som da pronúncia das letras e o reconheçam como essencial para a composiçãodas palavras e comunicação entre os seres humanos.Atividade motivacional:
  • Converse com os alunos a respeito do alfabeto (o que é, quais são as letras, quais os sons, aimportância para a leitura e escrita das palavras e a utilização enquanto meio decomunicação). Assim, você poderá verificar o conhecimento prévio da sua turma, no geral.Encaminhamento metodológico:Durante a conversa, organize a turma em círculo, no chão, e converse com eles sobre aconstrução do alfabeto, seu significado e proponha uma atividade em que possam seexpressar de forma que percebam a utilização das letras em todas as palavras ditas. Nessemomento, cada criança pode voltar ao seu lugar.Entregue uma folha sulfite para colarem no caderno com as seguintes questões:- Escreva seu nome:- Nome dos seus pais:- O nome do seu professor:- O nome da sua escola:- O nome de um amigo:Acompanhe nas mesas o desenvolvimento de cada criança e depois que todos terminarem aatividade, realize uma exposição oral em que cada criança irá ler o que escreveu.Se desejar, podem-se trabalhar as vogais e as consoantes. Para isso, conte de forma lúdica ahistória do alfabeto, do livro “Alfabeto dos Pingos” e/ou uma história da sua própriaimaginação. Construam um livro, sobre a história, uma maquete, confeccionem um castelo, asfadas, etc. Segue sugestão:Plano de Aula: AlfabetoAno/Turma: 1ºABolsista: Adriane CorreaÁrea de Conhecimento: Língua Portuguesa/Alfabetização;Conteúdo: Letras do Alfabeto/ Relação Letra-Som;Objetivos:
  • Lembrar-se das letras do alfabeto e saber nomeá-las;Construir um alfabeto ilustrado para ser fixado na parede da sala;Identificar as letras iniciais de algumas palavras com as letras do alfabeto;Relacionar as letras iniciais de nomes de colegas da turma com as letras do alfabeto.Procedimentos Metodológicos:Como esta será minha primeira aula com essa turma, iniciarei explicando a nova organizaçãoespacial da sala: as carteiras ficarão em círculo, pois o circulo facilita a visualização doprofessor, e coloca o foco de atenção das crianças na explicação das atividades. Tentareidispor as crianças com mais dificuldades ao lado das crianças com menos dificuldades, tendoem vista que isso faz com que uma incentive a outra a fazer e a prestar atenção em respondero que será questionado, além de possibilitar que a auxílio mútuo entre as crianças.Após, conversar com os alunos sobre os combinados, explicar sobre os combinados equestionar se todos estão de acordo, enfatizando o cuidado com os materiais. Além disso,elaborar uma estratégia para chamar a atenção de todos em momentos de desordem eenfatizar este combinado.Para iniciar a atividade, irei escrever as letras do alfabeto no quadro, em caixa alta, com aajuda dos alunos. Esta aula será uma retomada de aulas já trabalhadas pela professora regenteda turma. Em seguida, explicarei o que é o alfabeto e solicitarei que todos repitam o alfabeto 2vezes.Depois desse momento, explicarei que existem vogais e consoantes e repetirei o alfabetoressaltando a diferença que existe entre as vogais e as consoantes; Para construir o alfabetoilustrado que será fixado na sala de aula, levarei imagens em folha A4 que iniciem com a letrado alfabeto e colocarei a inicial no início da página e o nome do objeto no final da página, emletra caixa alta, como segue abaixo o esboço:
  • A à (FIGURA) à APONTADOREntregarei e explicarei aos alunos para que os mesmos pintem; Depois da pintura, farei aseguinte dinâmica perguntando aos alunos:- Quem está com o desenho da letra A? (Professora)- Eu (Criança).- A Maria Luiza! (Outras crianças, pois estão em círculo e estarão observando o material unsdos outros.)- Então, Maria Luiza, qual é o nome do objeto que está com a letra A? (professora)- Apontador. (Maria Luiza)Nesse momento, ressaltarei o nome do objeto e a letra com que o mesmo inicia. Farei issocom todas as letras, sempre fazendo relação com os nomes dos alunos.Finalizarei a atividade colando o alfabeto pintado na parede em cima ou abaixo do quadro degiz.Após o recreio/intervalo, entregarei uma folha xerocada para que os alunos desenvolvam aatividade. Os alunos terão que escrever no quadrado a letra inicial da imagem e nas linhasnomes de colegas da turma que também iniciem com a letra, como no exemplo abaixo:(FIGURA) à _____ (LETRA INCIAL)à ______________ (NOME COLEGA)
  • à ______________ (NOME COLEGA) Recursos: Alfabeto ilustrado com imagens, a letra inicial e o nome da imagem, em folha A4; Folhas de atividades xerocadas; giz; quadro negro; lápis de cor; fita crepe. Avaliação: a avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, observando a participação e o entendimento dos alunos sobre o conteúdo trabalhado. Plano de Aula Conteúdo: O Sistema Solar Série: 3º ano Área: Ciências Naturais Objetivo Geral: Conhecer o sistema solar e seus respectivos componentes Objetivos Específicos: Reconhecer que o sol é uma estrela e a lua o satélite da terra. Identificar os planetas do sistema solar. Procedimentos Metodológicos Conversa dirigida, exploração e leitura compartilhada de texto, apresentação de cartaz, atividades orais e escritas. Recursos Didáticos Quadro, giz, cartazes, texto impresso. Avaliação Participação, atividade oral e escrita. Desenvolvimento das atividades 1º passo: Reconhecimento dos alunos. 2º passo: Apresentação e análise do texto: O Sistema Solar. 3º passo: Demonstração de cartazes. 4º passo: Apresentação e discussão de atividade oral e escrita.
  • Finalização: Observação de atividades.ReferênciaMEDEIROS, Maria Clara. Ciências: 3º ano do ensino fundamental em noveanos. Ilustrações Ayodêfrança, Henrique pereira, Glauco Alexandre. Recife:Editora Formando Cidadãos, 2009.http://www.portalescolar.net/search/label/Atividades%20e%20Desenhos