Treinamento do microsoft Visio

11,404 views
11,078 views

Published on

Treinamento Microsoft Visio

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
11,404
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
35
Actions
Shares
0
Downloads
368
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Antes de começar: Os alunos devem se familiarizar com as seguintes noções básicas do Visio antes de fazer o curso: como ampliar e reduzir, adicionar formas à página, mover formas arrastando o mouse e conectar formas. [ Observações para o instrutor: Para obter ajuda detalhada sobre como personalizar este modelo, consulte o último slide. Além disso, procure o texto adicional da lição no painel de anotações de alguns slides. Como esta apresentação contém animações em Macromedia Flash, ao salvar o modelo pode ser exibida uma mensagem de aviso com relação a informações pessoais. A menos que você inclua informações nas propriedades do próprio arquivo Flash, esse aviso não é válido para esta apresentação. Clique em OK na mensagem.]
  • Exemplos de tipos de diagrama incluem fluxogramas, organogramas, mapas rodoviários, calendários do projeto e layouts de escritório.
  • Quais os exemplos de formas detalhadas? As formas podem representar ruas e edifícios em um mapa. Elas podem simbolizar equipamento de computador em um diagrama de rede. Existem até mesmo formas de móveis para plantas baixas para escritórios. Parece muito? Existem outras centenas.
  • A imagem mostra alguns exemplos de formas 1D. Um exemplo de conexão de duas formas diferentes: em um diagrama de processo comercial, é possível conectar dois departamentos com uma linha ou a uma seta.
  • A seguir: formas 2-D.
  • As formas mostradas nesta imagem são todas 2D. Muitas formas 2D também possuem uma alça redonda de rotação verde.
  • Para muitas pessoas, "1D" descreve uma forma com uma dimensão e "2D" descreve uma forma com duas dimensões. Essas são definições conhecidas das formas 1D e 2D. No entanto, como você pode perceber pelos exemplos, as definições no Visio dependem de como as formas se comportam, e não da sua aparência.
  • Dica: as alças de controle não são apenas uma indicação de que a forma apresenta comportamento interativo especial. Alguns comportamentos especiais podem ser encontrados quando se clica na forma com o botão direito do mouse.
  • [ Observação para o instrutor : com o Visio 2007 instalado no computador, basta clicar no link do slide para acessar a sessão prática online. Na sessão prática, você pode trabalhar em cada uma dessas tarefas no Visio, com instruções para orientá-lo. Importante : se você não tiver o Visio 2007, não poderá acessar as instruções da sessão prática.]
  • A ilustração mostra o estêncil Formas de Organograma e suas formas. Observe os dois outros estênceis: Bordas e Títulos e Planos de Fundo . Para ver as formas de qualquer um desses estênceis, basta clicar no nome do estêncil.
  • A animação mostra o processo de escolha de um modelo. Nesse exemplo, as formas são específicas dos fluxogramas. Escolhendo outro modelo, você obterá formas criadas e organizadas para a finalidade do modelo em questão. No final dessa animação, você verá a janela Formas com os nomes dos estênceis próximos à parte superior, e as formas de um desses estênceis abaixo dos nomes. [ Observação para o instrutor: para executar a animação durante a apresentação de slides, clique com o botão do mouse na animação e clique em Executar . Depois de executar o arquivo uma vez, talvez seja necessário clicar em Retroceder (depois de clicar com o botão direito do mouse) e clicar em Executar . Se estiver clicando no slide para inserir texto ou avançar para o próximo slide mas nada acontecer, clique fora da animação. Algumas vezes, é necessário clicar duas vezes. Se tiver problemas com a exibição da animação, consulte as anotações do último slide nesta apresentação sobre como executar uma animação com o Macromedia Flash. Se mesmo assim os problemas persistirem, o slide que vem em seguida a este será um slide duplicado com uma imagem estática. Exclua o slide atual ou o próximo antes de mostrar a apresentação.]
  • A imagem mostra a aparência da janela Formas quando você escolhe o modelo Fluxograma Básico. Nesse exemplo, as formas são específicas dos fluxogramas. Escolhendo outro modelo, você obterá formas criadas e organizadas para a finalidade do modelo em questão. Depois de escolher um modelo, você verá a janela Formas , com os nomes dos estênceis próximos à parte superior, e as formas de um desses estênceis abaixo dos nomes. [ Observação para o instrutor: este slide é quase idêntico ao anterior, mas ele contém uma imagem estática no lugar de uma animação. Use este slide se você tiver problemas com a exibição da animação. Exclua o slide atual ou o anterior antes de mostrar a apresentação.]
  • Observação: Pesquisar Formas pesquisa os estênceis do Visio que estão instalados no computador. Se você tiver uma conexão com a Internet, a opção Pesquisar Formas também pesquisará formas novas e atualizadas do Visio nos sites da Microsoft.
  • Observação: algumas formas têm um comportamento especial que é vinculado a um modelo específico. Se elas forem usadas fora desse modelo, talvez não apresentem o mesmo comportamento.
  • Informações detalhadas sobre como desenhar formas próprias está além do escopo deste curso. Mas é possível obter mais informações no Cartão de referência rápida vinculado ao final deste curso.
  • Na imagem, alguém copiou FormasContoso.vss em Meus Documentos\\Minhas Formas. Agora, o estêncil aparece no submenu Minhas Formas .
  • Observação: quando você insere um clipe do painel de tarefas Clip-art , o Visio o transforma em uma forma 2D também.
  • [ Observação para o instrutor : com o Visio 2007 instalado no computador, basta clicar no link do slide para acessar a sessão prática online. Na sessão prática, você pode trabalhar em cada uma dessas tarefas no Visio, com instruções para orientá-lo. Importante: se você não tiver o Visio 2007, não poderá acessar as instruções da sessão prática.]
  • Treinamento do microsoft Visio

    1. 1. Treinamento do Microsoft ®  Office Visio ®   2007 Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis
    2. 2. Conteúdo do curso <ul><li>Visão geral: o que há de especial nas formas do Visio? </li></ul><ul><li>Lição 1: uma introdução às formas </li></ul><ul><li>Lição 2: como obter formas </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Cada lição inclui uma lista de tarefas sugeridas e um conjunto de perguntas de teste.
    3. 3. Visão geral: o que há de especial nas formas do Visio? Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis As formas são a parte essencial de qualquer diagrama do Visio. É possível usar formas para representar objetos, ações e idéias, e você pode organizar e conectar formas para mostrar relações visuais. Quando as formas não aparecem nem se comportam do modo desejado, seu diagrama é afetado. Portanto, dominar as noções básica das formas é essencial. Este curso apresenta os importantes conceitos por trás das formas, além de mostrar como obtê-las e colocá-las em uma página.
    4. 4. Objetivos do curso <ul><li>Identificar os dois tipos de formas do Visio: 1D e 2D. </li></ul><ul><li>Ver como formas 1D e 2D se comportam. </li></ul><ul><li>Localizar as formas de que necessita. </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis
    5. 5. Lição 1 Introdução às formas
    6. 6. Introdução às formas Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis O que é uma forma? No Visio, a definição é muito mais ampla do que você possa imaginar. Sim, é possível usar formas básicas como retângulos e losangos em um fluxograma. Mas você também pode usar formas bastante detalhadas. E as formas do Visio não são apenas estáticas e de boa aparência. Elas também apresentam comportamento interativo; isto é, ao trabalhar com as formas, elas reagem de uma determinada maneira.
    7. 7. Dois tipos de formas Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Ao trabalhar com as formas do Visio, é possível redimensioná-las, girá-las, formatá-las e movê-las. Mas como a forma se comportará quando você executar todas essas ações dependerá do tipo da forma. Há dois tipos de formas no Visio: formas unidimensionais (1D) e formas bidimensionais (2D). Cada tipo de forma se comporta de uma determinada maneira. Quando você sabe com qual tipo de forma está lidando, seu trabalho com ela é bem-sucedido.
    8. 8. Formas 1D Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Uma forma 1D é aquela que, quando selecionada, apresenta um ponto inicial   e um ponto final. Como as formas 1D se comportam quando você trabalha com elas? Se você mover o ponto inicial ou o ponto final, apenas uma dimensão será alterada: o comprimento. Mas o recurso mais poderoso das formas 1D é sua capacidade de conectar duas formas diferentes. Geralmente, as formas 1D se parecem com linhas.
    9. 9. Formas 1D Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Provavelmente você está pensando, &quot;Para mim, essas linhas não se parecem com formas”. É verdade, a palavra &quot;forma&quot; geralmente se refere a uma forma ou a um objeto com um contorno ou limite distinto. Porém, o Visio considera essas linhas como formas e as chama de formas, portanto, compreender esse conceito agora evitará confusões posteriores.
    10. 10. Formas 2D Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Uma forma 2D é aquela que, quando selecionada, não possui um ponto inicial nem um ponto final. Como se comportam as formas 2D? Ao clicar e arrastar uma alça de seleção do canto, você pode alterar duas dimensões: o comprimento e a largura. Mas não é possível usar formas 2D para conectar outras formas. Essa função é limitada às formas 1D. Em vez disso, a forma 2D possui oito alças de seleção  .
    11. 11. Formas 2D Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Geralmente, as formas 2D são usadas para representar algo, seja um conceito geral, como uma etapa em um fluxograma, ou um objeto específico, como uma fábrica ou peça de um equipamento. Assim como o laptop e o bloco mostrados aqui, algumas formas 2D são desenhadas para apresentar um efeito tridimensional. Mesmo assim, o Visio considera essas formas como 2D. Você pode saber disso devido às oito alças de seleção.
    12. 12. 1-D ou 2-D? Como ter certeza Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis À primeira vista, algumas formas que parecem ser 2D, na verdade, são 1D. E vice-versa. Para evitar confusão, sempre selecione a forma. O Visio informará qual é o seu tipo. Por exemplo, a forma de seta na parte superior desta imagem parece ser bidimensional devido a sua espessura. Mas quando a forma é selecionada, você vê seu ponto inicial e final, portanto, seu tipo é 1D com certeza. Em vez de apenas representar um conceito ou um objeto, essa seta é usada para conectar outras formas.
    13. 13. 1-D ou 2-D? Como ter certeza Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Por outro lado, a forma de curva parece ser do tipo 1D. Afinal, ela se parece com uma linha. Mas quando a forma é selecionada, você vê as oito alças de seleção que identificam uma forma 2D. Portanto, essa curva representa o conceito de uma curva de dados em forma de sino — mas a linha que cria a curva não pode conectar outras formas.
    14. 14. Formas com comportamento especial Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Todas as formas do Visio são do tipo 1D ou 2D, dependendo de como se comportam. No entanto, algumas formas têm um comportamento exclusivo e não dependem do tipo (1D ou 2D). Esse comportamento é o que torna essas formas especialmente úteis.
    15. 15. Formas com comportamento especial Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Por exemplo, algumas formas possuem alças de controle amarelas que permitem interagir com elas. Nessa ilustração, a forma de porta tem uma alça de controle que permite abrir e fechar a porta. Ela vai passar pela mesa que está próxima? Parece que não. É melhor encontrar uma mesa menor ou fazer ajustes na mobília para que esse problema não ocorra no mundo real.
    16. 16. Qualquer coisa é uma forma Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Ao trabalhar com o Visio, você provavelmente desejará adicionar texto, fotos ou clip-arts. Portanto, lembre-se de que qualquer coisa é uma forma no Visio, incluindo imagens e texto. Se você digitar texto em uma parte vazia da página, esse texto será uma forma 2D e terá oito alças de seleção quando for selecionada. Se você selecionar uma imagem importada, ela também terá essas alças. Vamos ser práticos: qualquer coisa na página é uma forma para o Visio, qualquer coisa. Mesmo que ela não tenha sido criada no Visio.
    17. 17. Sugestões para a sessão prática <ul><li>Familiarize-se com o comportamento da forma 2D. </li></ul><ul><li>Familiarize-se com o comportamento da forma 1D. </li></ul><ul><li>Analise a variedade de formas 1D e 2D. </li></ul><ul><li>Explore o comportamento especial que algumas formas possuem. </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Sessão prática online (requer o Visio 2007)
    18. 18. Teste 1, pergunta 1 <ul><li>Como é possível identificar uma forma 2D no Visio? (Escolha uma resposta) </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis <ul><li>Selecione a forma e procure as seis alças de seleção verdes nos lados. </li></ul><ul><li>Selecione a forma e procure as oito alças de seleção verdes nos lados. </li></ul><ul><li>Se a forma tiver duas dimensões, será uma forma 2D. </li></ul><ul><li>Se a forma aparecer como se tivesse três dimensões, não será do tipo 2D, e sim 3D. </li></ul>
    19. 19. Teste 1, pergunta 1: resposta <ul><li>Selecione a forma e procure as oito alças de seleção verdes nos lados. </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Muitas formas 2D também possuem uma alça de rotação verde  .
    20. 20. Teste 1, pergunta 2 <ul><li>Qual seria um bom motivo para usar uma forma 1D? (Escolha uma resposta.) </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis <ul><li>Você deseja uma linha de borda fina nos quatro lados de uma página de desenho. </li></ul><ul><li>Você deseja que a forma lembre um objeto espacial, como um círculo, um móvel ou algum equipamento para escritório. </li></ul><ul><li>Você deseja que a forma represente um funcionário em um organograma. </li></ul><ul><li>Você deseja conectar duas formas. </li></ul>
    21. 21. Teste 1, pergunta 2: resposta <ul><li>Você deseja conectar duas formas. </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Conectar duas formas é, na verdade, o principal motivo para usar uma forma 1D no Visio.
    22. 22. Teste 1, pergunta 3 <ul><li>Se você arrastar a alça de controle amarela de uma forma  , o que acontecerá? (Escolha uma resposta.) </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis <ul><li>A forma irá girar.  </li></ul><ul><li>A forma apresentará um comportamento especial. </li></ul><ul><li>A forma será redimensionada para larguras proporcionais. </li></ul><ul><li>A forma se moverá em linha reta para que você possa mantê-la no mesmo eixo y ou x. </li></ul>
    23. 23. Teste 1, pergunta 3: resposta <ul><li>A forma apresentará um comportamento especial. </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Se uma forma tiver uma alça de controle amarela, você poderá arrastar essa alça para obter um comportamento adicional da forma. Por exemplo, é possível abrir uma forma de porta ou abrir uma gaveta em uma forma de arquivo.
    24. 24. Lição 2 Como obter as formas
    25. 25. Como obter as formas Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis No Visio, o mundo todo é…uma forma. E existem centenas de formas do Visio para escolher, mais do que você possa memorizar. Desse modo, é bom saber como localizá-las quando precisar. Há seis maneiras de obter formas. Embora a quantidade de maneiras de se obter formas não seja tão abundante quanto a quantidade de formas, seis é bastante. Isso porque cada método é ideal para uma finalidade diferente.
    26. 26. Lembre-se Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Antes de discutir como obter formas, é importante que você entenda três termos. Janela Formas . Essa janela contém estênceis. Estênceis . Eles não são formas. Essa informação é importante. Os estênceis contêm formas. Formas . No Visio, tudo são formas. Mas formas não são estênceis. Os estênceis contêm formas.
    27. 27. Obter formas com modelos Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Uma maneira de obter formas é escolher um modelo , que é uma das opções de tipo de desenho que você vê ao iniciar o Visio. Quando um modelo é escolhido, os estênceis e as formas desse modelo aparecem na janela Formas , prontos para serem usados. A vantagem de usar um modelo é que ele fornece várias formas relacionadas organizadas para uma finalidade específica. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar .
    28. 28. Obter formas com modelos Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Uma maneira de obter formas é escolher um modelo , que é uma das opções de desenho que você vê ao iniciar o Visio. Quando um modelo é escolhido, os estênceis e as formas desse modelo aparecem na janela Formas , prontos para serem usados. A vantagem de usar um modelo é que ele fornece várias formas relacionadas organizadas para uma finalidade específica.
    29. 29. Obter formas pesquisando Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Se precisar de mais formas do que um modelo pode fornecer, use a caixa Pesquisar Formas para procurá-las. Por exemplo, se estiver trabalhando em um diagrama de rede, você poderá usar uma seta maior do que aquelas existentes nos estênceis do modelo.
    30. 30. Obter formas pesquisando Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis A imagem ilustra como procurar por formas de seta. Digite uma ou duas palavras na caixa Pesquisar Formas , por exemplo, “setas”. Pressione ENTER. O Visio cria um estêncil temporário para guardar as formas que encontra. Nesse exemplo, esse estêncil é denominado setas . Para usar uma forma, arraste-a do estêncil setas para o desenho.
    31. 31. Obter formas procurando Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Também é possível procurar formas usando o menu Arquivo e o submenu Formas . Por exemplo, suponha que semanas atrás você tenha usado o Visio para criar um mapa. Você se lembra de ter usado no mapa uma forma para o aeroporto, e agora essa forma poderia ser útil no fluxograma que você está criando.
    32. 32. Obter formas procurando Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Para colocar essa forma de aeroporto no fluxograma, é possível procurá-la, conforme mostrado na imagem. O estêncil Formas de Transporte aparece na janela Formas juntamente com seus estênceis de fluxograma, e você pode arrastar a forma de aeroporto para a página.
    33. 33. Desenhar formas próprias Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Se não encontrar a forma de que precisa, você sempre poderá desenhar sua própria forma . Essa forma pode ser simples ou complexa, desde uma linha ondulada até um equipamento de escritório personalizado. A ponta do iceberg é a barra de ferramentas Desenho , mostrada aqui. Ela permite criar formas a partir do zero usando ferramentas simples.
    34. 34. Obter formas de outras pessoas Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Às vezes, é possível que outras pessoas tenham criado formas que você deseja usar — por exemplo, um colega ou uma empresa que cria e vende formas do Visio para determinados setores. Quando desejar usar formas criadas por outras pessoas, essas pessoas podem enviar a você uma cópia de um desenho do Visio que contenha essas formas. Entretanto, muitas vezes o que você obterá será um estêncil de formas.
    35. 35. Obter formas de outras pessoas Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Um estêncil é um arquivo com &quot;.vss&quot; ou &quot;.vsx&quot; no nome. Ao receber um arquivo de estêncil, copie-o neste local: C:Documents and Settings nomedousuário Meus DocumentosMinhas Formas O estêncil estará disponível quando você usar o menu Arquivo e o submenu Formas . Por exemplo, um estêncil pode ser chamado de FormasContoso.vss ou FormasContoso.vsx.
    36. 36. Inserir imagens Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Suponha que você queira inserir uma fotografia em um diagrama. Para fazer isso, no menu Inserir , aponte para Imagem e clique em Do Arquivo . (Esse processo é semelhante a de outros programas do Office com os quais talvez você já esteja familiarizado.) Quando você insere uma imagem, o Visio a transforma automaticamente em uma forma 2D, colocando as oito alças nela.
    37. 37. Inserir imagens Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis As formas criadas pela inserção de imagens não são tão inteligentes quanto as formas dos estênceis. Em relação ao comportamento interativo, as formas não vão muito além de um quadrado na página. Contudo, são formas, o que significa que você pode conectá-las com formas 1D, redimensioná-las, posicioná-las, etc.
    38. 38. Sugestões para a sessão prática <ul><li>Observe as formas disponíveis em um modelo. </li></ul><ul><li>Procure uma forma de explosão. </li></ul><ul><li>Procure uma forma. </li></ul><ul><li>Use estênceis fornecidos por outras pessoas. </li></ul><ul><li>Insira uma imagem. </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Sessão prática online (requer o Visio 2007)
    39. 39. Teste 2, pergunta 1 <ul><li>Qual destas opções não é uma maneira de se obter formas? (Escolha uma resposta.) </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis <ul><li>Inserir uma imagem. </li></ul><ul><li>Escolher um modelo. </li></ul><ul><li>Escolher Importar no menu Formas . </li></ul><ul><li>Procurar formas usando o menu Arquivo e o submenu Formas . </li></ul>
    40. 40. Teste 2, pergunta 1: resposta <ul><li>Escolher Importar no menu Formas . </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Essa não é uma das maneiras de se obter formas.
    41. 41. Teste 2, pergunta 2 <ul><li>O que é o estêncil do Visio? (Escolha uma resposta.) </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis <ul><li>Uma coleção de formas disponíveis na janela Formas . </li></ul><ul><li>Uma forma predefinida que você pode arrastar para uma página. </li></ul><ul><li>Um arquivo que você abre no Visio e que já contém um desenhocriado. Tudo o que você precisa fazer é preencher as lacunas.  </li></ul><ul><li>Uma forma de recorte que você pode preencher com a cor desejada. </li></ul>
    42. 42. Teste 2, pergunta 2: resposta <ul><li>Uma coleção de formas disponíveis na janela Formas . </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Freqüentemente, as pessoas acham que um estêncil do Visio é uma forma, mas não é. É um grupo de formas.
    43. 43. Teste 2, pergunta 3 <ul><li>Se alguém passar a você um arquivo .vss ou .vsx, em que local você deve colocá-lo para disponibilizá-lo no Visio? (Escolha uma resposta.) </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis <ul><li>Minhas ImagensMinhas Formas do Visio </li></ul><ul><li>Meus DocumentosMinhas Formas </li></ul><ul><li>Na área de trabalho </li></ul>
    44. 44. Teste 2, pergunta 3: resposta <ul><li>Meus DocumentosMinhas Formas </li></ul>Formas: noções básicas introdutórias indispensáveis Se você colocar o arquivo nesse local, o estêncil estará disponível no submenu Minhas Formas .

    ×