Uploaded on

Anti-vírus

Anti-vírus

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
5,685
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
92
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Área de Projecto Tecnologias de Informação e Comunicação Agrupamento Vertical de Canelas Escola Básica e Secundária de Canelas
  • 2. Professora: Lili 02/12/2008 Alunos: H_9 L_10 Tribo: Patinhos Segurança Informática Anti-vírus
  • 3. Escolhemos este tema para informar as pessoas para que servem e o que são anti-vírus, e alertar quem não os tem para comprar ou fazer um download, pois entrar um vírus no computador pode perder muitos dados e ficheiros. Introdução
  • 4. Os anti-vírus são softwares projectados para detectar e eliminar vírus de computador. Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades. O que é um anti-vírus?
  • 5. A primeira contaminação por um vírus de computador, ocorreu em 1988, utilizando uma BBS ¹ como meio. Sendo assim, John McAfee, programador da Lockheed Air Corporation, empresa de aviação americana, desenvolveu o VirusScan , primeiro anti-vírus conhecido. 1 -BBS é um sistema informático, um software, que permite a ligação via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a internet. Qual o primeiro anti-vírus?
  • 6. Quando um novo vírus é descoberto, seu código é desmontado e é separado um grupo de caracteres (uma string). A string passa a identificar esse vírus, e o anti-vírus utiliza-a para ler cada arquivo do sistema de forma que quando encontrá-la em algum arquivo, emite uma mensagem ao usuário ou apaga o arquivo automaticamente. Como combater um vírus?
  • 7. Os firewall's pessoais são programas desenvolvidos por empresas de software com o objectivo de evitar que o computador pessoal seja vítima de ataques maliciosos e os ataques de programas espiões. O que é uma personal firewall?
  • 8. Um antispyware é um software indicado para eliminar os espiões ( spywares ), ou, quando pouco, detectá-los e, se possível, inactivá-los, enviando-os a quarentena. Tal como os antivírus, necessitam ter sua base de dados actualizada constantemente. O que é um antispyware?
  • 9. Para criar uma nova fonte de renda quando as grandes empresas de adware começaram a cair, os criminosos desenvolveram os chamados antivírus falsos ou “rogues”. Como o próprio o nome diz, esses são softwares que supostamente protegem o computador, mas na verdade têm como único objectivo fraudar o internauta, pois o “antivírus” não oferece protecção alguma. Anti-vírus falsos
  • 10. -Perda de desempenho do micro; -Exclusão de arquivos; -Alteração de dados; -Acesso a informações confidenciais por pessoas não autorizadas; -Perda de desempenho da rede (local e Internet); -Monetariamente de utilização (espiões); -Desconfiguração do Sistema Operacional; -Inutilização de determinados programas. O que acontece se não tiver um anti-vírus?
  • 11. -Mantenha seu Sistema Operacional sempre actualizado; -Tenha um antivírus, e o mantenha sempre actualizado; -Actualize os principais programas de acesso a Internet (navegadores, clientes de e-mails, mensageiros instantâneos); -Quando for baixar arquivos ou anexos a e-mail, observe o nome do mesmo, e se a sua extensão estiver duplicada, é grande as chances do arquivo estar infectado (ex.: curriculum.doc.doc), ou mesmo dupla extensão diferente (ex.:pdf. exe.). O que deve fazer para manter o PC protegido
  • 12. -Até 1995 - 5.000 vírus conhecidos; -Até 1999 - 20.500 vírus conhecidos; -Até 2000 - 49.000 vírus conhecidos; -Até 2001 - 58.000 vírus conhecidos; -Até 2005 - 72.010 vírus conhecidos aproximadamente; -Até 2007 - Mais de 150.000 vírus conhecidos aproximadamente. Qual a evolução dos vírus?
  • 13. Anti-vírus dirigidos ao mercado em geral: -Bullguard Antivirus, da empresa BullGuard; -Command Antivirus, da empresa Authentium; -eTrust EZ Antivirus, da empresa Computer Associates; -Kaspersky Anti-Virus, da empresa Kaspersky Lab; -McAfee VirusScan, da empresa McAfee, -NOD32 by Eset, da empresa Slovak Republic, shareware Norman; -Norton Antivírus, da empresa Symantec; -Panda Anti-vírus, da Panda Software; -etc. Lista de programas anti-vírus
  • 14. Anti-vírus gratuitos: -Avira AntiVir Personal - Free Antivirus, da empresa Avira; -Avast!, da empresa Alwil; -AVG Anti-vírus, da empresa AVG Technologies; -BitDefender; -ClamWin; -Comodo. Anti-Vírus dirigidos ao mercado empresarial: -Dr.Web da empresa Doctor Web, Ltd.; -GFi WebMonitor e GFi MailSecurity, da empresa GFI Software; -Empresa Sophos; -Empresa Trend Micro (várias soluções de segurança); -Vexira da empresa Central Command.
  • 15. Nós concluímos que os anti-vírus são muito úteis e servem para manter o PC seguro, sem ter se preocupar com os vírus. Conclusão
  • 16. Bibliografia Wikipédia - Anti-vírus [consulta: 02/12/2008]. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Antiv%C3%ADrus; Wikipédia - Lista de programas informáticos [02/12/2008]. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_programas_antiv%C3%ADrus; Wikipédia - Personal Firewall [consulta: 02/12/2008]. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_inform%C3%A1ticos.