• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Capacitação tutores 1desetembro_pdga_pdiretorese_oas
 

Capacitação tutores 1desetembro_pdga_pdiretorese_oas

on

  • 438 views

Apresentação utilizada durante a capacitação de tutores para o curso de diretores e oficiais administrativos do PDG AP da SEE-SP.

Apresentação utilizada durante a capacitação de tutores para o curso de diretores e oficiais administrativos do PDG AP da SEE-SP.

Statistics

Views

Total Views
438
Views on SlideShare
438
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Capacitação tutores 1desetembro_pdga_pdiretorese_oas Capacitação tutores 1desetembro_pdga_pdiretorese_oas Presentation Transcript

    • Capacitação de TutoresDiretores e Oficiais Administrativos 01/09/2012
    • Conteúdos do Módulo I O Contexto da SEE - SP Diretores Oficiais Administrativos Unid 1 – O Papel do Servidor Unid 1- O Papel do Servidor Público Público Unid 2 – Política Educacional Unid 2 – Política Educacional Unid 3 – Administração Pública Unid 3 – A Estrutura da SEE Unid 4 – A Estrutura da SEE Unid 4 – A SEE na Escola Unid 5 – A SEE na Escola
    • Conteúdos do Módulo II Aspectos Comportamentais Diretores Oficiais Administrativos Unid 1 – Comunicação Unid 1- Comunicação Unid 2 – Liderança Unid 2 – Qualidade no Atendimento Unid 3 – Cultura e Clima Organizacional Unid 3 – Gestão de Conflitos Unid 4 – Gestão de Conflitos
    • Conteúdos do Módulo III Aspectos Administrativos Diretores Oficiais Administrativos A definir A definir
    • Cronogramas Módulo Unid. Modalidade C/H Período Período Grupo 1 Grupo 2 Ambientação - AVA EFAP - 10 a 16/09 01 a 07/10 Mod. I 1 - O Papel do 2h 17 a 18/09 08 a 09/10 O Contexto da Servidor AVA EFAP SEE-SP PúblicoDIRETORES 2 – Política 2h 19 a 20/09 10 a 11/10 Educacional 3- 2h 21 a 24/09 15 a 16/10 Administração Pública 4 – A Estrutura 2h 25 a 26/09 17 a 18/10 da SEE 5 – A SEE na 2h 27 a 28/09 19 a 22/10 Escola
    • Cronogramas Módulo Unid. Modalidade C/H Período Período Grupo 1 Grupo 2 Mod. II 1- Atividades 16 h VC1 – 21/11 VC1 – 22/11 Aspectos Comunicação Presenciais VC Comportamen VC2 – 28/11 VC2 – 29/11 2 - Liderança taisDIRETORES 3 – Cultura e Roteiro de 4h 21 a 27/11 23 a 28/11 Clima Observação Organizacional no local de trabalho 4 – Gestão de Conflitos Mod. III 24 h 2013 2013 Aspectos A definir AVA EFAP A definir A definir Administrativo s
    • Cronogramas Módulo Unid. Modalid C/H Período PeríodoOFICIAIS ADMINISTRATIVOS ade Grupo 1 Grupo 2 Ambientação - AVA EFAP - 01 a 07/10 29/10 a 04/11 Mod. I 1 – O Papel 2h 08 a 09/10 05 a 06/11 O Contexto da do Servidor AVA EFAP SEE-SP Público 2 – Política 2h 10 a 11/10 07 a 08/11 Educacional 3 – A Estrutura 3h 15 a 16/10 09 a 12/11 da Secretaria da Educação 4 – A SEE na 3h 17 a 18/10 13 a 14/11 Escola
    • Cronogramas Módulo Unid. Modalidade C/H Período Período Grupo 1 Grupo 2OFICIAIS ADMINISTRATIVOS Mod. II 1- Atividades 16 h VC1 – 04/12 VC1 – 05/12 Aspectos Comunicação Presenciais VC Comportamentais VC2 – 11/12 VC2 – 12/12 2 – Qualidade do Atendimento 3 – Gestão de Roteiro de 4h 05 a 10/12 06 a 11/12 Conflitos Observação no local de trabalho Mod. III Aspectos 24 h 2013 2013 Administrativos A definir AVA EFAP A definir A definir
    • Competências dos TutoresTutores de ambiente virtual  mediadores e orientadores dasatividades, acompanhando o desenvolvimento e cada aluno eturma por meio dos recursos e instrumentos oferecidos peloambiente (AVA – EFAP). Acompanhar o desenvolvimento das atividades verificando aparticipação e identificando os avanços e dificuldades no sentido de fornecer o máximo de subsídios aos cursistas.
    • Para atuar como facilitador da integração e da aprendizagem, vocêdeve:Comentar as participações e atividades realizadas pelos cursistas.Auxiliá-los a compreender os materiais do curso:Através das discussões (fóruns e mensagens);Explicações sobre os materiais disponibilizados. Priorize os fórunspara que o grupo possa usufruir de sua explicação;Indique que acessem o “Saiba Mais...”.Ajudar os cursistas a planejar seus trabalhos (calendário, avisosatravés da ferramenta “Recados”)Utilizar as ferramentas disponíveis no Ava – EFAP (Brainhoney)para notificar e acompanhar os prazos de entrega de atividades.
    • Fornecer feedback constantemente.Certificar-se de que você está em dia com suas mensagens.Enviar mensagens regularmente, mesmo que seja para dizer quevocê está acompanhando a discussão; todos gostarão de percebersua presença.Estimular a participação colaborativa trazendo para a discussãoaqueles alunos que não estão participando ativamente commensagens nos fóruns.Colaborar para a compreensão do material pedagógico, através dadiscussão e levantamento de questões.Responder às perguntas dos alunos referentes ao conteúdo docurso, bibliografia e atividades:Registre sempre suas respostas;Estimule que as perguntas sejam enviadas nos fóruns, assim todospoderão usufruir de sua resposta e contribuir com o grupo.
    • ACOMPANHAMENTO EAVALIAÇÃO DAS ATIVIDADESAtualizar informações sobre o progresso dos estudantes.Fornecer feedback aos coordenadores sobre os materiais doscursos e as dificuldades dos estudantes.Comentar e corrigir as questões discursivas e fóruns.Emitir relatórios de acompanhamento.Metodologia para as avaliações – esclarecer com os responsáveispelos módulos.Prática reflexiva, observando os avanços e limitações.
    • RESPONDENDO DÚVIDASResponda as dúvidas sobre:Conteúdo do curso (caso não saiba, buscar auxílio da equipe daFundap).Atividades em geral.Uso do ambiente virtual (pequenas explicações; caso sejaminformações mais técnicas peça ao cursista manter contatoatravés do “Fale Conosco”). Caso sinta necessidade de buscar esclarecimentos referentes ao conteúdo ou material didático do curso, busque contato com as supervisoras de turmas, prontamente estarão disponíveis para atendê-lo.
    • AVALIAÇÃOA avaliação da aprendizagem consiste em um processosistemático, continuado e cumulativo que contempla:Diagnóstico, acompanhamento e reorientação e, o reconhecimentode saberes, competências, habilidades e atitudes.As diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicascompreendidas em cada componente do curso.A análise, a comunicação e a orientação periódica do desempenhode cada aluno em cada atividade, fase ou conjunto de ações.
    • ATIVIDADE NÃO REALIZADA ATIVIDADE REALIZADANão realizada Realizada/ Realizada/ Resposta coerente com a questão propostaou entregue entregue com entregueem branco. conteúdos contendo Insatisfatório Satisfatório desconectad conteúdos os da que Conceito C Conceito B Conceito A atividade culminem em proposta material Entre 1% e Entre 51% e Acima de ilícito. 50% de 75% de 75% de acertos acertos acertosVocê terá 48 horas para corrigir a postagem do cursista. Caso julgue que nãoatende aos critérios estipulados, pode solicitar que o mesmo refaça total ou parcialmente determinada atividade. Nesse caso, não deverá atribuir valor à atividade até a entrega da atividade refeita, dentro do prazo de 48 horas.Caso o cursista não poste a reformulação da atividade dentro do período de 48 horas será levada em consideração a última postagem da atividade.
    • APROVAÇÃO E CERTIFICAÇÃOPara aprovação e certificação, o cursista deverá:Realizar, no mínimo, 80% do total das atividades web de cadamódulo;Ter média de aproveitamento satisfatório nas atividades web decada módulo;Ter presença aferida nas duas VCs.
    • Capacitação do ConteúdoAVA-EFAP ACESSO: http://efp.cursos.educacao.sp.gov.br/
    • FORMA DE ACESSO1º) Acesse como Cursista, utilizando a respectiva senha querecebeu.2º.) Realize um reconhecimento da plataforma, navegando pelamesma.3º.) Iniciaremos as orientações a respeito do conteúdo e dasatividades que serão aplicadas aos cursistas.4º.) Depois, realizaremos a simulação da postagem de atividadecomo cursista.5º.) Faremos logout como cursista.6º) Acessaremos como tutor e acessaremos a inserção realizadacomo cursista.