Ebook Com a carreira nas mãos - 4 Passos para assumir a liderança da carreira e viver fazendo o que ama

  • 218 views
Uploaded on

Acesse as nossas páginas: www.rsnoticias.net …

Acesse as nossas páginas: www.rsnoticias.net
www.portal-cp.blogspot.com
www.contextopolitico.blogspot.com

More in: Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
218
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
10
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Com a carreira nas mãos 4 Passos para assumir a liderança da carreira e viver fazendo o que ama Por Isaura Ferreira
  • 2. Por um mundo com mais pessoas que amam o que fazem. Sobre a autora: Isaura Ferreira é Coach de Carreira. Desenvolve processos de coaching, workshops e palestras, com base na maximização e desenvolvimento do potencial, talentos e liderança. Trainer e Palestrante. Certificação Internacional em Coaching – Life Coaching, Coaching Executivo e Corporativo, Coaching de Talentos pela Condor Blanco - Organização Mundial de Desenvolvimento Humano, credenciada pela AICP (Associação Internacional de Coaches Profissionais). Administradora de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC. Estudiosa do comportamento humano e liderança. Atua nas linhas de Coaching de Carreira e Liderança.
  • 3. “Onde meus talentos e paixões encontram as necessidades do mundo, lá está meu caminho, meu lugar.” (Aristóteles)
  • 4. Introdução Um número cada vez maior de pessoas, não se sentem felizes e realizadas com suas carreiras e buscam encontrar um significado para o trabalho que realizam. Dentre as pessoas que sentem essa insatisfação, algumas não conseguem descobrir o que realmente amam fazer, outras até sabem o que realmente querem para a carreira, porém não sabem ou não conseguem colocar esta ideia em prática, outras ainda não conseguem ter foco no trabalho e produzir resultados desejados. Esses fatores acabam gerando uma grande frustração, ansiedade, medo e desmotivação para realizar o trabalho, ser produtivo e se destacar como o profissional que faz a diferença. Dados do Ministério da Previdência Social mostram que o brasileiro está trabalhando por mais tempo. Estes dados indicam que a idade média de aposentadoria por tempo de contribuição cresceu de 49,77 anos em 1998 para 54,01 anos em 2012, levando em conta homens e mulheres de áreas urbanas e rurais. De acordo com a Revista VOCÊ S/A, uma pesquisa recente foi realizada e aponta que no Brasil os colaboradores estão cada vez menos satisfeitos com o trabalho, na Europa 60% dos profissionais
  • 5. escolheriam uma carreira diferente se isso fosse possível. Outra pesquisa realizada pela Gallup, aponta que 72% das pessoas no mundo não gostam do próprio trabalho. Então, a cada 5 pessoas que você conhece aproximadamente 4 não gostam daquilo que fazem. Será que você é uma dessas pessoas? Avaliando seu momento atual Agora, responda essas duas perguntas: - De 0 a 10 qual o seu nível de satisfação com a sua carreira neste momento? - De 0 a 10 o quanto você tem se empenhando para de fato alavancar sua carreira? Talvez neste momento, você não esteja sentindo realização com o seu trabalho, conta as horas para chegar a sexta-feira, sente angústia aos domingos de noite, não vê significado naquilo que você faz. E se você continuar desta forma como você está hoje, como acha que estará daqui a seis meses, ou um ano? Muitas pessoas passam meses ou anos realizando um trabalho que não gostam, que não se sentem realizadas, e esperam ansiosamente pelos finais de semana, pelos feriados ou pelas férias para serem felizes e se dedicarem realmente aquilo que desejam. Provavelmente, você deseja alavancar sua carreira, ser um profissional desejado pelas empresas, buscar novos horizontes em outro trabalho ou
  • 6. até mesmo em outra carreira. A verdade é que todos desejamos realizar um trabalho significativo, que deixe uma contribuição neste mundo, através de uma carreira em que você possa usar seus talentos e paixões! Eu sei o que você está passando e sei porque isso acontece. A causa de muitas pessoas não se sentirem realizadas na carreira pode ser gerada por vários motivos, mas dentre eles, pode-se destacar alguns, como a falta de perspectiva do futuro e das possibilidades de carreira em determinada organização, a falta de conhecimento dos próprios valores e propósitos, pois muitas vezes o profissional não se conhece o suficiente para avaliar se seus valores estão alinhados aos da empresa na qual trabalha, destaca-se também a falta de foco, que pode levar o profissional se prender a questões que não tem muita relevância e que roubam o seu crescimento profissional.
  • 7. Em muitos casos, o próprio profissional é o responsável por sua carreira não decolar. Todos temos um sonho para nossa carreira e muitas vezes as circunstâncias da vida, nos levam para uma direção diferente do nosso sonho, daquilo que realmente nos apaixona e nos dá brilho nos olhos só de pensar em realizar. Muitos profissionais ficam presos a algumas armadilhas que os impedem de deslanchar suas carreiras: - Não consegue descobrir sua paixão, aquilo que ama fazer; - Até sabe o que quer para a carreira, mas não consegue dar os primeiros passos rumo a esse objetivo; - Carece da habilidade de liderança para se destacar melhor como profissional, em seu ambiente de trabalho e até mesmo para gerir seu próprio negócio. Para se livrar dessas armadilhas, você precisa cortar com aquilo que liga você a elas, mas essa é uma decisão que só você pode tomar para caminhar em direção ao seu sucesso profissional ou você pode esperar, que outras pessoas ou circunstâncias, levem você para uma direção que você não deseja ir, causando ainda mais frustração.
  • 8. Se você quer se livrar dessas armadilhas ou deseja melhorar sua performance como profissional e ter melhores resultados, você precisa assumir a liderança da sua carreira! Este material apresenta 4 passos que irão te ajudar a assumir a liderança da sua vida profissional, decolar sua carreira e começar a caminhar em direção ao seu grande sonho profissional.
  • 9. “Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho.” (Steve Jobs)
  • 10. PASSO 1 | Descubra sua paixão
  • 11. “Nosso maior medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. Nos perguntamos: Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível? Na verdade, quem é você para não ser tudo isso? Bancar o pequeno não ajuda o mundo. À medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.” (Nelson Mandela)
  • 12. O primeiro passo para assumir a liderança da carreira é descobrir aquilo que realmente lhe desperta paixão e dá brilho nos olhos. É aquela paixão que te faz pular cedo da cama, com entusiasmo e alegria para um dia produtivo de trabalho, realizando algo que você gosta e acredita. Mas, como descobrir o que realmente se gosta de fazer? Neste processo de descoberta, primeiro é necessário se conhecer melhor, pois quando mergulhamos profundo no nosso ser, a fim de descobrir quem realmente somos, começamos a conhecer melhor o que gostamos, o que nos faz feliz, do que não gostamos, passamos a entender e potencializar aquilo que nós temos de muito bom. Entendemos nossos valores mais profundos e assim entramos no caminho para identificar nossas verdadeiras paixões. Muitas pessoas passam boa parte da vida ou até mesmo a vida inteira, sem conseguir descobrir o que gosta de fazer, gerando um grande vazio e frustração. - O que te desperta paixão? Uma dica é investigar seus hobbies, coisas que você tem prazer em fazer, como por exemplo, cozinhar, fazer um trabalho artesanal, artístico entre tantos outros. Atividades que você gasta uma boa parte do seu tempo, tem prazer em fazer mesmo não recebendo nenhuma recompensa financeira por isso.
  • 13. Agora reflita: Você gostaria de viver somente de alguma dessas atividades? Talvez, alguma delas tenha chance de ser a sua paixão. Também é importante descobrir quais são os seus talentos. Todos temos pelo menos algum talento, um dom. Qual é o seu talento? Se você não sabe por onde começar, inicie investigando as brincadeiras que você mais gostava na infância e o que lhe dava mais entusiasmo nelas. Por trás das brincadeiras sempre costumam ter talentos escondidos. - Quais as atividades que você mais gostou e teve facilidade natural para realizar em sua vida? Se você já sabe o que gosta de fazer, mas tem receio de ir em busca em tempo integral da sua paixão, uma alternativa é começar esta atividade de forma paralela a que você exerce hoje, nos finais de semana por exemplo ou em outros horários, até mesmo como um voluntário se for o caso, assim você vai testando na prática se realmente você gosta de determinada atividade e vai adquirindo confiança para fazer esta transição.
  • 14. PASSO 2 | Tenha um propósito claro
  • 15. “Gatinho Risonho, disse Alice, Poderia dizer-me por favor, que caminho devo tomar agora? Depende muito de onde está querendo chegar, disse o gato. Não me importo muito para onde estou indo, disse ela. Então não importa que caminho irá tomar, disse o gato.” (Alice no País das Maravilhas – Lewis Carrol)
  • 16. Você sabe para onde quer ir? Tem uma ideia do que quer fazer? Onde você quer estar daqui a 6 meses, 1 ano, 2 anos, 5 anos ou 10 anos? Quais são os seus valores pessoais? Você tem sua missão e visão de vida bem detalhadas? Ter essas questões bem claras são essenciais para planejar uma carreira, que esteja alinhada aos seus valores. É cada vez mais comum, pessoas que estão procurando o remanejamento profissional em virtude da incompatibilidade de seus valores aos valores da empresa. Por isso, é importante se conhecer bem e saber realmente o que é importante para você, pois da mesma maneira que as empresas selecionam seus colaboradores, os colaboradores também selecionam em qual cultura organizacional desejam contribuir com seus talentos e trabalho. Se você é um empreendedor ou pensa em ser um, também é fundamental ter sua missão, visão e valores bem definidos, a fim de que você possa gerir seu negócio e sua equipe de forma congruente com aquilo em que você acredita. Não há nada pior que uma pessoa sem um propósito de vida, pois quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho lhe servirá. O propósito é a sua base, os pilares que sustentarão seu sucesso profissional.
  • 17. Após ter seu propósito definido, você precisa estar alerta e saber aproveitar as oportunidades. Reflita: Você possui o preparo necessário para aproveitar as oportunidades que surgem na sua vida profissional? Existem pessoas que acreditam que alguns tem mais oportunidades que outros. Reclamar que os outros tem mais oportunidades que você, não vai resolver a situação. Muitas pessoas não estão preparadas, para aproveitar as oportunidades que surgem em suas vidas. Algumas não agem, pois tem medo de fracassarem, outras tem medo de não conseguirem suportar o sucesso. É preciso criar uma estrutura para suportar tanto as oportunidades, quanto as adversidades. A maneira como respondemos a esses eventos é que determina o nosso sucesso. O que você escolhe realizar é que determina o lugar onde você chegará. Uma dica, avalie sua situação atual. O que você tem de bagagem que pode contribuir melhor com a oportunidade que você deseja? O que falta para que você se prepare melhor? Quando e como você vai começar a buscar aquilo que falta para que você esteja em condições de merecer esta oportunidade?
  • 18. “Dois homens olham pela mesma janela. Um vê a lama. O outro vê as estrelas.” (Frederich Langbridge)
  • 19. PASSO 3 | Expanda seus talentos e fortalezas
  • 20. “Um talento é uma semente. Não nasce desenvolvida, mas cresce com maior velocidade que qualquer outra habilidade quando a reconhecemos e valorizamos como o que realmente é: nosso maior tesouro.” (Suryavan Solar)
  • 21. Um talento é um padrão de habilidades ou comportamentos que se expressam com facilidade e prazer. É um tesouro muito valioso! E como tal, você precisa desenvolvê-lo e dar o devido valor que ele merece. - De 0 a 10 quanto você aproveita seus talentos no dia a dia? De que forma você faz isso? É preciso exercitar os talentos que temos em nosso cotidiano, por exemplo, se um dos seus talentos é a criatividade, como você pode inserir mais disso nos seus dias? Como você pode levar criatividade para gerar soluções no seu trabalho? E na vida das pessoas que estão ao seu redor? Suas fortalezas são seus pontos fortes. Você conhece quais são eles? Desde que nascemos, somos estimulados a esconder nossos pontos fracos para ganhar maior aceitação e admiração das pessoas, porém isso se torna um padrão frágil, pois esconder debilidades
  • 22. não nos auxilia a ampliarmos nosso potencial. Reconhecer as limitações e saber administrar elas é essencial, pois ninguém é perfeito. Estamos em constante aprendizado e desenvolvimento. Existem pessoas que focam em melhorar apenas seus pontos fracos, quando na verdade, deveriam potencializar e realçar ainda mais o que elas tem de muito bom. Aí vão algumas dicas para você exercitar e expandir seus talentos: - Escreva 5 ações que você poderia fazer para expandir seus talentos. - Procure ler livros, assistir palestras, cursos, vídeos que estejam relacionados aos seus talentos. O domínio de um talento precisa ser praticado. Vamos colocar a mão na massa, exercitar e expandir nossos talentos?
  • 23. “Quando colocamos à disposição de outros, os nossos talentos, estamos cumprindo com o nosso propósito de vida.” (Isaura Ferreira)
  • 24. PASSO 4 | Estabeleça sua rota de ação!
  • 25. “O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.” (William George Ward)
  • 26. Você prefere estabelecer sua rota de ação ou esperar que pessoas ou circunstâncias da vida decidam por você? Após descobrir sua paixão e talentos, definir seu propósito, aprender a valorizar os talentos e fortalezas que você tem é hora de traçar um caminho, uma jornada que irá te levar ao encontro do seu sonho mais amado! Neste processo de entrar em ação, saber administrar bem o seu tempo é essencial, a fim de focar 100% da sua energia naquilo que você deseja e com isso evitar procrastinação e perda de foco. No que você tem investido o seu tempo? Em coisas importantes que trarão resultados produtivos e te aproximarão ainda mais do seu sonho profissional? Ou você tem gastado seu tempo com atividades que nada contribuem com seu crescimento pessoal e profissional? Saber administrar seu tempo é essencial para assumir a liderança da sua carreira. Também é importante avaliar as companhias que escolhemos, pois existem amizades tóxicas, que nada contribuem para seu crescimento. Cerque-se de pessoas que apoiam e acreditam que você é capaz de vencer. Cuidado com as companhias que somente criticam e não permitem que você
  • 27. floresça e dê frutos. Jack Canfield, autor do livro, os princípios do sucesso, diz que você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo. Agora analise, quais pessoas você tem passado mais o seu tempo? O fato é que as companhias acabam influenciando o comportamento, preste atenção se você está recebendo mais influência do que influenciando. Para traçar sua rota de ação, descreva as ações que irá fazer para alcançar seu objetivo, estabelecendo uma data e local para completar cada ação. Entenda os benefícios que cada ação irá trazer para você. Detalhe como você irá executar cada ação e se elas lhe demandarão recursos financeiros. Faça uma lista de todos os outros recursos que você irá precisar e pense o que pode interferir no cumprimento dessas ações. O maior fracasso é não fazer nada. É ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem.
  • 28. Se você cair, levante-se! Avalie o que aprendeu com a situação e o que pode fazer de diferente para chegar mais perto do seu objetivo. Todos passamos por adversidades na vida e saber enfrentar as adversidades é fundamental para ter êxito tanto na vida pessoal, quanto na profissional. “Entre o que acontece comigo e minha reação ao que acontece comigo, há um espaço. Neste espaço está minha capacidade em escolher minhas respostas e definir meu destino.” (Stephen Covey)
  • 29. Se você olhar para a sua vida irá perceber que, você nunca desistiu do que era verdadeiramente importante para você. Agora, você está vivendo uma situação semelhante, quer tomar a sua carreira nas mãos e viver fazendo o que ama, então, confie em você e siga em frente! Este é o momento de você acreditar que é capaz, que tem talentos incríveis e que é uma pessoa cheia de potencialidades, para realizar aquilo que é preciso ser feito. Você chegou ao final deste material, agora você já sabe o que precisa ser realizado! Este é o momento para quem deseja escrever a própria história e entrar em ação! Faça algo por você! Separe um tempo para você mergulhar na aventura de se conhecer melhor e aplicar os princípios que foram abordados aqui. Você merece realizar aquilo que ama e assumir a liderança da sua carreira! Desperte a melhor versão que já existe aí dentro de você, tenha muito sucesso e seja muito feliz na sua jornada!
  • 30. “Você é algo novo neste mundo. Nunca antes, desde o início dos tempos, houve alguém exatamente igual a você; e nunca, por todas as gerações que estão por vir, jamais haverá de novo alguém exatamente igual a você.” (Dale Carnegie)
  • 31. Com a carreira nas mãos 4 Passos para assumir a liderança da carreira e viver fazendo o que ama E-book escrito por: Isaura Ferreira www.iluminacoaching.com.br Envie suas sugestões no e-mail abaixo: contato@iluminacoaching.com.br Um abraço, Isaura Ferreira