Your SlideShare is downloading. ×
Programa de Governo - Luciano prefeito
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Programa de Governo - Luciano prefeito

818
views

Published on

Apresentação do plano de governo da coligação Juntos por Passo Fundo - Luciano Prefeito, Vice Juliano …

Apresentação do plano de governo da coligação Juntos por Passo Fundo - Luciano Prefeito, Vice Juliano

www.luciano23.com.br

Published in: News & Politics

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
818
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Plano de Governo COLIGAÇÃO JUNTOS POR PASSO FUNDOPPS, PCdoB, DEM, PV, PSD, PHS, PRTB, PRP, PMN, PRB, PPL e PSDB
  • 2. A nova dinâmica da economia dePasso FundoPasso Fundo vem sendo submetida nas últimas décadas àuma nova dinâmica econômica, em função da mudança dasua matriz produtiva com o fortalecimento recente do setorindustrial, através da instalação de indústriasprocessadoras de alimentos e do setor metal-mecânico.Destaca-se também a expansão da construção civil e dosetor de serviços educacionais e de saúde como atividadesque também tem sido estratégicas e dinamizadoras danossa economia.
  • 3. Novos desafios para a gestão da cidadeApesar do novo dinamismo econômico a cidade de PassoFundo carece de investimentos públicos que venhammelhorar as condições de vida das pessoas,principalmente no que concerne a sua infraestruturaurbanística.A cidade nos últimos anos não sofreu qualquer maiorintervenção efetiva na sua infraestrutura urbana por parteda gestão pública.
  • 4. A economia de Passo Fundo está crescendo, enquanto asua infraestrutura urbanística está estagnada,envelhecida e obsoleta por falta de planejamento urbanoe ambiental.Uma cidade não pode crescer sem que a suainfraestrutura urbanística acompanhe este processo decrescimento econômico.
  • 5. Transformação urbanísticaPasso Fundo precisa urgentemente passar por umaradical “transformação urbanística”, e cujo planejamentourbano esteja fundamentado na noção de cidadesustentável, onde as ações de gestão pública possamser concretamente orientadas pelos princípios dasustentabilidade socioambiental.
  • 6. Cidade sustentávelO novo e necessário conceito urbano de cidadesustentável passa a ser a meta perseguida pela novagestão pública que tem muito claro os sérios desafiosurbanos e ambientais impostos pela nova dinâmica decrescimento econômico do nosso município.
  • 7. “Cuidar da cidade é cuidar das pessoas”Considerando este principio de gestão pública PassoFundo precisa:1) Promover o desenvolvimento econômico sustentável;2) Tornar a cidade mais humana e justa;3) Cuidar de quem mais precisa.
  • 8. Ações a serem implementadas1) Criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Cidade com o objetivo de constituir um grupo de representantes de diversos segmentos sociais e econômicos do município, que debaterão e formularão propostas relevantes do ponto de vista socioeconômico e ambiental, visando por meio do planejamento urbano tornar Passo Fundo uma cidade sustentável.2) Criação do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia: visatornar a nossa cidade um polo científico e tecnológico quepotencialize a competitividade dos diversos setores que compõem anossa matriz produtiva. A ideia é transformar nossa cidade em umatecnopólis, por meio de parcerias com universidades e instituiçõespesquisa.
  • 9. 3) Implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, quepriorizará a proteção da saúde pública e a qualidade ambiental. Alémdisso, por meio da parceria com instituições de pesquisa e com ainiciativa privada, será incentivado o uso de energias alternativas etecnologias limpas de baixo custo para uso da população.4) Elaboração de um estudo técnico-urbanístico da cidadevisando efetuar um diagnóstico das nossas necessidades edisfunções urbanas visando ações efetivas que promovam ummelhoramento estrutural do nosso sistema viário e do transporte demassa, bem como do uso do solo do município.
  • 10. 5) Revitalização do patrimônio histórico e da bibliotecamunicipal visando criar espaços culturais de valorização da nossacultura e da nossa história. Paralelamente deve-se promover oembelezamento urbano da cidade de modo a torná-la mais atrativa,mais limpa e mais harmônica por meio da implantação de projetospaisagísticos em canteiros, praças e parques da cidade.6) Programa “Vou de Bici”: o objetivo é estimular o transporte porbicicleta por meio da implantação de sistemas ciclo viários eestações de bicicletas. A ideia é promover um conceito demobilidade urbana sustentável, que combate o sedentarismo,reduz os engarrafamentos e a poluição ambiental nas áreascentrais da cidade
  • 11. 7) Projeto de Reestruturação da Guarda Municipal visando oaprimoramento das ações preventivas de segurança pública em nossacidade por meio da ampliação do número de seguranças e de maisviaturas, aumentando ás áreas de cobertura e garantindo uma maiorvigilância em todos os bairros da cidade.8) Efetuar a melhoria nas condições de saúde à população através daAmpliação do Atendimento 24 horas por meio de investimentos quepermitam a ampliação da estrutura ambulatorial no pronto atendimentodo Hospital Municipal Dr. César Santos.9) Ampliar a oferta de medicamentos indispensáveis às pessoascarentes, bem como os horários de atendimento nos locais dedistribuição.
  • 12. 10) Implantar programas assistenciais que visem melhorar a qualidade do idoso em nossa cidade através da criação de unidades de Centros-Dia para o Atendimento e Atenção aos Idosos nas áreas de saúde, fisioterapia, psicologia, atividades ocupacionais, lazer e apoio sócio familiar.• 11) Criação do Centro de Referência da Mulher em um único espaço público disponibilizando a informação sobre as políticas públicas de atendimento à mulher e articulando as políticas de saúde, educação, assistência social, habitação, trabalho e renda para as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
  • 13. 12) Desenvolver um Programa de Formação de Docentes, de forma continuada e sistemática, objetivando a valorização e a qualificação permanente dos professores com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos e os indicadores da Prova Brasil.13) Programa Escola de Tempo Integral: Implantar a proposta das escolas de tempo integral especialmente em localidades do município que são caracterizadas pela vulnerabilidade socioeconômica.14) Melhorar as condições físicas e pedagógicas das escolas municipais construindo novas salas de aula, bibliotecas e laboratórios de informática, e garantindo os materiais didáticos adequados ao aperfeiçoamento dos processos de ensino- aprendizagem.
  • 14. 15) Programa Nenhuma Família sem Casa: Este programa tem porobjetivo proporcionar acesso à moradia digna as famílias carentes dePasso Fundo. A nova administração criará lotes urbanos cominfraestrutura para a construção de unidades habitacionais priorizandoas famílias com renda de até três salários mínimos para obtenção dosbenefícios do referido programa.16) Programa de Regularização Fundiária de Áreas Degradadas eOcupadas Desordenadamente e sem Infraestrutura. O objetivodeste programa é transformar os loteamentos irregulares em bairrosestruturados com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação eserviços públicos.
  • 15. A Coligação Juntos Por Passo Fundo agradece: Coordenação do Plano de Governo: Profº Ginez de Campos. Economista e Doutor em Sociologia Política.OBS: Agradecemos a todos que colaboraram com suas ideias epropostas apresentadas no Seminário de Planejamento do Plano de Governo.