Fundamentos de economia

43,803 views

Published on

Funamen

Published in: Education
4 Comments
25 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
43,803
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,424
Actions
Shares
0
Downloads
1,060
Comments
4
Likes
25
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fundamentos de economia

  1. 1. FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
  2. 2. OBJETIVO GERAL Apresentar de forma geral os fundamentos e objetivos do estudo de sistemas econômicos, bem como os tópicos a serem abordados durante os cursos de economia do IFMG – Ribeirão das Neves OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar o plano de ensino e tirar dúvidas. Identificar os tópicos gerais a serem abordados em um curso de economia para gestores. Apresentar e discutir sumariamente alguns dos principais princípios e conceitos econômicos.
  3. 3. O QUE É ECONOMIA EM ESSÊNCIA Origem no grego “gerir ou administrar a casa”. Gerir uma casa ou a economia é enfrentar decisões... Estudo do comportamento humano no que tange entender como as pessoas interagem e tomam decisões. A economia seria o conjunto de pessoas interagindo e tomando decisões de forma simultânea. Sendo importante entender as “forças” que afetam a economia como um todo.
  4. 4. CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Diferença entre relação e causa. Correlação: dois eventos não relacionados que se movem em conjunto Causa: dois eventos relacionados se movem em conjunto (na mesma direção ou em direção oposta)
  5. 5. CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Gerenciar os recurso da sociedade e entender os comportamentos dos indivíduos que usam estes recursos em sociedade é importante !!!..... pois eles são escassos. Isso ocorre porque a sociedade têm menos a oferecer do que as pessoas são capazes de utilizar ou consumir.
  6. 6. CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Necessidade Humana (Capacidade de consumir). Não há limites para as necessidades humanas, tanto em número quanto em variedade. Necessidades não-econômicas: Amor, Sabedoria, etc.. Necessidades econômicas: Bens e serviços.
  7. 7. CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Bens e Serviços: Tudo aquilo que permite satisfazer às necessidades humanas. Quando é tangível chama-se de bem, e serviço quando é intangível. Bens “Livres”: Existem em quantidade ilimitada (pelo menos por enquanto) e podem ser obtido com pouco ou nenhum esforço. Exemplo: o ar, a luz do sol, o mar, etc...
  8. 8. CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Bens Econômicos: São bens relativamente escassos e necessita esforço para adquiri-los.  Bens materiais  Ex.: Alimentos, roupas, aço, petróleo, carros, etc ..  Bens Imateriais (Serviços)  Consulta médica, viagem de avião, etc..
  9. 9. CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Bens de Consumo: São aqueles utilizados diretamente para a satisfação das necessidades humanas. Bens de Capital: São aqueles bens utilizados na produção de outros bens Tanto os bens de capital como de consumo são chamados de Bens Finais (já estão acabados). Existem também bens intermediários, que ainda precisam ser transformados para atingir a sua forma definitiva. São também bens de capital. Exemplo: aço, vidro, petróleo, etc...
  10. 10. CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Bens Privados: São produzidos e consumidos individualmente. Exemplo: ar condicionados, patinetes, bicicletas, etc... Bens Públicos: São aqueles consumidos por vários indivíduos. Exemplo: segurança pública, escolas, bibliotecas, hospitais, etc...
  11. 11. CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Recursos Produtivos: São elementos utilizados no processo de fabricação dos mais variados tipos de bens. Também são escassos Exemplos clássicos:  Terra (ou Recursos naturais)  Trabalho  Capital
  12. 12. CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Agentes Econômicos: indivíduos que tomam decisões e agem dentro de uma economia. Exemplos Clássicos:  Famílias: Detentoras dos recursos de produção. Fornecem às empresas esses recursos em troca de pagamento: aluguel, salário, juros e lucro.  Empresas: Unidades encarregadas de produzir e/ou comercializar os bens e serviços.  Governo: Entidade representativa que age para coordenar e direcionar as ações dos outros dois agentes.
  13. 13. CONCEITOS BÁSICOS E DISTINÇÕES Mercado: Local ou contexto onde compradores e vendedores de bens, serviços ou recursos produtivos se encontram para comercializar.
  14. 14. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA Como as pessoas tomam decisões Como as pessoas interagem Como a economia como um todo funciona
  15. 15. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO AS PESSOAS TOMAMDECISÕES Pessoas enfrentam Trade-off’s  Problemas da Escolha (trade-off): Ao escolher alguma coisa abdicamos de outra.  “Não existe lanche grátis” (Nada é de graça).  Problema da “escolha” na sociedade:  Eficiência significa: Produzir ou obter o maior número de produtos dada a quantidade de recursos escassos disponíveis.  Igualdade significa: distribuir igualmente entre os membros da sociedade a prosperidade econômica ou bens disponíveis.  Eficiência x Igualdade.
  16. 16. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO AS PESSOAS TOMAMDECISÕES O custo de alguma coisa é o que você tem de desistir de ter, para ter esta coisa.  Decisões requerem comparar custos e benefícios de cada alternativa exemplo: ir a universidade x trabalhar.  Custo de Oportunidade: é o que você desiste de ter (de uma alternativa) para ter o que quer (de outra alternativa).
  17. 17. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO AS PESSOAS TOMAMDECISÕES Pessoas racionais tomam decisões comparando custos e benefícios na margem.  Mudanças marginais são pequenos ajustes incrementais em um plano de ação qualquer.  Benefício Marginal (BM) x Custo Marginal (CM).  Pessoas adotam um comportamento racional.
  18. 18. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO AS PESSOAS TOMAMDECISÕES Pessoas respondem à incentivos.  Incentivo: algo que busca influenciar ou induzir as pessoas a mudarem suas ações.  Incentivos alteram as relações de benefício e custo direcionando as pessoas a alterarem suas escolhas.  Ex.: Lei seca e diminuição de motoristas alcoolizados.
  19. 19. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO AS PESSOASINTERAGEM O comércio pode beneficiar a todos.  Indivíduos ganham por comercializar com outros indivíduos.  A competição resulta em ganho através da produção.  O comércio permite que indivíduos se especializem no que fazem melhor.
  20. 20. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO AS PESSOASINTERAGEM Mercados normalmente são boas formas de organizar a atividade econômica.  Em uma economia de mercado, indivíduos e firmas decidem o que comprar, para quem trabalhar, quem contratar e o que produzir.  Adam Smith (1776) identifica esta interação com se ela fosse guiada por uma “mão invisível”.  Indivíduos usam os preços para decidir o que comprar ou vender.  Como resultado, os preços levam os tomadores de decisão a alcançar objetivos que maximizam o bem-estar geral de uma sociedade.
  21. 21. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO AS PESSOASINTERAGEM Governos podem, algumas vezes, melhorar os resultados de mercados.  Quando mercados falham o Governo intervém para:  Promover eficiência  Promover igualdade  Falhas nos mercados causam ineficiência de mercado.  Falhas de mercado podem ser causadas por externalidades e/ou poder de mercado.
  22. 22. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO A ECONOMIAFUNCIONA O nível de vida de um país depende da sua habilidade de produzir bens e serviços.  O nível de vida pode ser medido de diversas formas:  Comparando as rendas dos indivíduos  Comparando o valor total de mercado da produção de um país.  As diferenças no padrão de vida de países ou indivíduos é atribuído à diferença de produtividade.  Produtividade é a quantidade de bens ou serviços que um indivíduo pode produzir em uma hora. Maior Maior produtividade Bem-estar
  23. 23. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO A ECONOMIAFUNCIONA Os preços sobem quando o governo imprime muito dinheiro.  Inflação é o aumento generalizado de preços de uma economia (uma de suas causas é quando há muito dinheiro circulando em uma economia). Excesso de emissão de Aumento generalizado de moeda preços (Muito dinheiro circulando) (Inflação)
  24. 24. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - COMO A ECONOMIAFUNCIONA A sociedade enfrenta, no curto prazo, um trade-off (escolha) entre inflação e desemprego. Inflação Desemprego
  25. 25. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MANKIW, N. G. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 838 pg. VASCONCELLOS, M. S. Economia, Micro e Macro, Atlas, 2002.

×