Mudanças de estados físicos da matéria
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Mudanças de estados físicos da matéria

on

  • 2,552 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,552
Views on SlideShare
2,514
Embed Views
38

Actions

Likes
0
Downloads
20
Comments
0

1 Embed 38

http://biolucianodescomplicada.blogspot.com.br 38

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Mudanças de estados físicos da matéria Mudanças de estados físicos da matéria Presentation Transcript

    • MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIAPara efeitos de nosso estudo os estados físicos damatéria são três: sólido, líquido e gasoso.Mudando-se a temperatura e/ou pressãopodemos fazer com que os corpos passem de umestado para outro. Em nosso estudo, nomomento, estudaremos apenas as passagens quese dão sem se modificar a pressão, ouseja, estudaremos as mudanças de estadoocasionadas pelas mudanças na temperatura.
    • FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebecalor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a sertanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam ater uma movimentação maior, caracterizando o líquido. Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar aoretirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato.
    • Supondo que o gelo esteja à - 8ºC, ele irá receber calor do ambiente atéchegar à temperatura de 0ºC, nesse ponto irá começar a passar doestado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver sedesenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto daágua que foi aparecendo, estará em 0ºC. Quando todo o gelo estiverderretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingiro equilíbrio térmico com o meio ambiente.TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estadosólido para o líquido.SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verificaquando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na suatemperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam avibrar segundo uma estrutura cristalina.TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem doestado líquido para o sólido.
    • VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO. EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.EBULIÇÃO: ocorre à uma determinada temperatura, característica de cadalíquido, chamada TEMPERATURA DE EBULIÇÃO.Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e amesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a águaentra em ebulição à 100ºC e permanece nessa temperatura enquantoestiver fervendo.CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto severifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição.
    • SUBLIMAÇÃO: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
    • Metéria: Corpo, massa e volumeUm corpo pode ser entendido como uma porçãolimitada de matéria. Uma pedra, uma árvore, umanimal, um planeta ou uma estrela são exemplos decorpos.A massa pode ser definida como a quantidade dematéria existente num corpo. Amassa de um corpopode ser expressa em unidades como miligrama(mg), grama (g), quilograma (Kg), ou tonelada (t).Por exemplo: 1 mg de insulina; 200 g de queijo; 2 kgde arroz; 1 t de concreto.
    • Para medir a massa de um corpo podemosusar a balança. Esse instrumento compara o corpo cuja massa se quer saber com outra cuja massa é conhecida-esta é chamada massa padrão. Por exemplo, considere amassa padrão de 1 kg: ao indicar a massa de60 kg de uma pessoa, a balança comparou a massa padrão com a massa da pessoa; registrou então que a massa da pessoa é 6 vezes maior que a massa padrão.
    • Para medir a massa de um corpo podemosusar a balança. Esse instrumento compara o corpo cuja massa se quer saber com outra cuja massa é conhecida-esta é chamada massa padrão. Por exemplo, considere amassa padrão de 1 kg: ao indicar a massa de60 kg de uma pessoa, a balança comparou a massa padrão com a massa da pessoa; registrou então que a massa da pessoa é 6 vezes maior que a massa padrão.