O espaço natural brasileiro - Hidrografia

2,254 views
2,057 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
2,254
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O espaço natural brasileiro - Hidrografia

  1. 1.  A água é fundamental para a vida dos animais e das plantas; Para os seres humanos, além de fonte de sobrevivência é também importante recurso econômico; Da superfície do planeta, 73% é coberto por água nos estados líquidos e sólidos; A água esta distribuída da seguinte forma na terra, 95,96% estão nos oceanos e mares; Dos 4,04% que restam – a água doce – somente cerca de 1/3 está disponível na superfície e no subsolo, o restante é constituído por geleiras e neves de difícil utilização.
  2. 2. Esses números nos mostram a importância douso racional da água doce para que nãohaja escassez.
  3. 3.  O território brasileiro possui a maior disponibilidade de água doce do planeta; distribuição da água: Amazônia 68,5% Centro-Oeste 15,7% Sul 6,5% Sudeste 6,0% Nordeste 3,3%
  4. 4.  A água que se infiltrar no solo e a que escoa pela superfície dirigem-se, pela ação da gravidade, ou às partes mais baixas do relevo, alimentando córregos, rios, lagos, oceanos e aquíferos; A água que se infiltra no solo alimenta os aquíferos – zonas saturadas de água no subsolo, áreas encharcadas;A maior disponibilidade de água subterrânea do Brasil é encontrada no aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água doce do mundo 1,2 milhão de km² estados brasileiros, além Paraguai, Argentina e Uruguai.
  5. 5.  O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial e da predominância de climas úmidos, possui uma extensa e densa rede hidrográficas. Os rios brasileiros têm diversos usos, como o abastecimento, a irrigação, o lazer, a pesca, a geração de energia e o transporte, que embora pouco utilizado vem adquirindo cada vez mais importância no pais. Em regiões planálticas, nossos rios apresentam um enorme potencial hidrelétrico, bastante explorado no Centro- Sul e nos rios São Francisco e Tocantins, com tendência de crescimento na Amazônia e Centro-Oeste.
  6. 6.  A maior bacia hidrográfica do planeta. Drena 56% do território brasileiro; Seu rio principal nasce no córrego Apacheta do Peru, onde o curso de água recebe ainda os nomes de Lloqueta, Apurimac, Ene, Tambo e o Ucayali; Passa a ser denominado Solimões da fronteira brasileira até o encontro com o rio Negro e, a partir, daí, recebe o nome de Amazonas.
  7. 7.  É o rio mais extenso (6992 km) e de maior volume de água do planeta; Possui o maior potencial hidrelétrico disponível do país; O rio Amazonas, que corre no centro da planície, é inteiramente navegável.
  8. 8.  Esta bacia drena 11% do território nacional; Abrange partes dos estados do Tocantins, do Pará e do Maranhão; O Rio Tocantins recebe seu principal afluente o Araguaia, onde se encontra a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal; O rio Tocantins é utilizado para escoar parte da produção de grãos (principalmente soja) das regiões próximas e nele foi construída a Usina hidrelétrica de Tucuruí, a segunda maior do país.
  9. 9.  Estas bacias drenam 16% do território brasileiro; Segunda maior bacia hidrográfica do planeta; Seus rios mais importantes: Paraná: Principal rio da bacia Platina, é formado pelos rios grande e Paranaíba, na junção dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul; É o maior potencial hidrelétrico instalado do país;
  10. 10.  Paraguai: segundo dos grandes rios da bacia platina, nascem em mato grosso, atravessa o relevo plano do pantanal e avança pelo Paraguai até encontrar o rio Paraná; É o segundo grande rio de planície do pais, percorrendo 1400 km em território brasileiro; Uruguai: percorre a divisa Brasil- Argentina e a Uruguai-Argentina até desembocar no rio da Prata.
  11. 11.  Menor das quatro grandes bacias hidrográficas brasileira, ela é responsável pela drenagem de 7,5% do território nacional; O Rio São Francisco nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais, atravessa o sertão semiárido e desemboca no Oceano Atlântico, entre os estados de Sergipe e Alagoas; Tem poucos afluentes e é aproveitado para irrigação e navegação.
  12. 12.  Drena 3,9% do território nacional e é a segunda mais importante da região Nordeste; Parte dessa bacia está localizada em região de clima semiárido
  13. 13.  o Brasil possui cinco conjuntos, ou agrupamentos de rios, chamados bacia hidrográfica do Atlântico: Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental e Leste, Sudeste e Sul.

×