Aula 04 anatomia e fisiologia humana

17,310 views
17,219 views

Published on

Published in: Education
4 Comments
12 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
17,310
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,971
Actions
Shares
0
Downloads
847
Comments
4
Likes
12
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Clicar em artéria e depois na veia
  • Aula 04 anatomia e fisiologia humana

    1. 1. PROFESSOR HECCTOR FREITAS
    2. 2. CORAÇÃO O coração é uma bomba que, porintermédio das artérias, envia osangue oxigenado a todos os tecidos,exportando destes, por intermédio dasveias os resíduos metabólicos.
    3. 3. As terminações das artérias e oscapilares formam uma rede definíssimos vasos, nos quais o sanguecircula, fornecendo a todos ostecidos do corpo o oxigênio e osnutrientes, retirando o gás carbônicoe as substâncias de recusa.
    4. 4. O coração proporciona o impulsopara o fluxo sanguíneo. Fica localizado na partecentromediana da cavidade torácica; Tamanho aproximado de um punhocerrado;
    5. 5. Possui cerca de dois terços de suamassa, à esquerda da linha média do corpo; Pesa quase 300g; O coração bombeia em média 5 litros desangue por minuto quando em repouso; A freqüência com que o coração contrai édenominada de freqüência cardíaca.
    6. 6. SISTEMA CIRCULATÓRIO O sistema circulatório tem comofunção garantir a chegada denutrientes a todos os tecidos docorpo e retirar os substratos oriundosdo funcionamento celular.
    7. 7. O SISTEMA CIRCULATÓRIO ÉRESPONSÁVEL POR: ORGANISMO SUBSTÂNCIAS DEFESATRANSPORTE HEMORRAGIAS TEMPERATURA CONTROLE MANUTENÇÃO
    8. 8. ELE É COMPOSTO POR TRÊS COMPONENTES: Coração; Vasos sanguíneos (artérias,veias e capilares); Sangue.
    9. 9. CORAÇÃO VASOS SANGUÍNEOSBOMBEIA ONDE CIRCULA SANGUE
    10. 10. PULMÕES ARTÉRIAVEIA CORAÇÃO CAPILAR
    11. 11. CORAÇÃO Órgão cuja função é a propulsãodo sangue.
    12. 12. SANGUE Fluido complexo composto de umaparte líquida e de elementos celulares. A parte líquida do sangue échamada de plasma e contem váriassubstâncias entre as quais estão osanticorpos.
    13. 13. Os elementos celulares são ashemácias (glóbulos vermelhos oueritrócitos), os leucócitos (glóbulosbrancos) e as plaquetas.
    14. 14. ARTÉRIAS Vasos pulsantes que transportamsangue rico em nutrientes e oxigêniopara os tecidos. As artérias diminuem de calibre àmedida que se ramificam.
    15. 15. CAPILARES Vasos microscópicos situados nostecidos, que servem de conexão entre asveias e as artérias. Sua função mais importante é ointercâmbio de materiais nutritivos, gasese desperdícios entre o sangue e ostecidos.
    16. 16. VEIAS Devolvem o sangue dos tecidosao coração;
    17. 17. O SANGUE CIRCULA POR DIVERSOS TIPOS DEVASOS SANGUÍNEOS: O CORAÇÃO BOMBEIA VEIA O SANGUE. VÊNULA VASOS CAPILARES ARTÉRIA ARTERÍOLA
    18. 18. VOCÊ SABIA???O sangue rico em oxigênio é vermelhovivo e o pobre em oxigênio, vermelhoescuro, com um tom próximo ao roxo.Muitas veias têm paredes finas epassam perto da superfície do corpo.Por isso, em pessoas claras, ao servisto através da pele, o sangue dessasveias parece azul.
    19. 19. CURIOSIDADES A maior artéria do corpo humano éa Aorta, com 50 cm de comprimento,começa no coração e termina na regiãogenital; A veia Safena é a maior veia docorpo humano, com cerca de 70 cm decomprimento, sendo considerado omaior vaso sanguíneo;
    20. 20. Circula no nosso corpo cercade 5 litros de sangue, mas em umahemorragia se perdemos 2 litrosmorremos; Acada batida do coração elebombeia 90 mililitros de sangue;
    21. 21. O sangue percorre o corpohumano em uma velocidadeaproximadamente de 108 km/h; No nosso corpo existe cerca de100 mil km de vasos sanguíneos, secolocarmos em linha reta daria paradar duas voltas e meia em torno daTerra.
    22. 22. SISTEMA RESPIRATÓRIO A respiração é o processofisiológico pelo qual os organismosvivos inalam oxigênio do meiocirculante e soltam gás carbônico. carbônico
    23. 23. O SISTEMA RESPIRATÓRIO É CONSTITUÍDO POR: FOSSAS NASAIS LARINGE E BRÔNQUIOS FARINGEAS VIAS RESPIRATÓRIAS SÃO: TRAQUEIA BRONQUÍOLOS FOSSAS NASAIS FARINGE LARINGE CONDUZEM, AQUECEM, FILTRAM TRAQUEIA E UMEDECEM O AR INSPIRADO. BRÔNQUIOS BRONQUÍOLOS
    24. 24. O sistema respiratório é constituído por: VIAS RESPIRATÓRIAS PULMÕES POR ONDE PASSA PARA ONDE VAI Ar
    25. 25. VOCÊ SABIA???Quando uma pessoa respira não pode engolir e quando engole, não pode respirar.
    26. 26. APARELHO LOCOMOTORO aparelho locomotor é formado por:Elementos passivos (sistemaesquelético e articular);Ativos (sistema muscular).
    27. 27. SISTEMA ESQUELÉTICOO sistema esquelético é composto de:Ossos;Cartilagens.
    28. 28. O esqueleto humano é formado por206 ossos divididos em esqueleto: Axial; Axial Apendicular. Apendicular
    29. 29. AXIAL Crânio; Coluna; Esterno; CAIXA Costelas. TORÁCICA
    30. 30. APENDICULAR Membros inferiores; Membros superiores.
    31. 31. A união do esqueleto axial como apendicular se faz por meio dascinturas escapular e pélvica.
    32. 32. AXIAL APENDICULAR
    33. 33. FUNÇÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO Sustentação do organismo (apoio para o corpo); Base mecânica para o movimento (alavancas);
    34. 34. Proteção de estruturas vitais(coração, pulmões, cérebro);
    35. 35.  Fixação muscular; Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo); Hematopoiética (suprimento contínuo de células sanguíneas novas).
    36. 36. OSSOS DOS MEMBROS SUPERIORES INFERIORES BRAÇOS; PERNAS; MÃOS; PÉS.
    37. 37. BRAÇO ÚMERO ULNA RÁDIO
    38. 38. FALANGESMÃO DISTAIS FALANGES MÉDIAIS FALANGES PROXIMAIS METACARPO CARPO
    39. 39. PERNA FÊMUR TÍBIA FÍBULA
    40. 40. FALANGES DISTAIS PÉFALANGES MÉDIAISFALANGESPROXIMAISMETATARSO TARSO
    41. 41. OSSOS DO TRONCOCOLUNA VERTEBRAL;CAIXA TORÁCICA;
    42. 42. COLUNA VERTEBRALÉ constituída por trinta e três ossos curtos, chamados vértebras; As vértebras protegem a espinha medular, que é um órgão muito delicado e muito importante para o nosso corpo.
    43. 43. CERVICALTORÁCICALOMBARSACRALCOCCÍGEA
    44. 44. CAIXA TORÁCICACOSTELASESTERNO
    45. 45. TIPOS DE OSSOS OSSOS LONGOS; OSSOS CURTOS; OSSOS PLANOS.
    46. 46. OSSOS LONGOSApresentam comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura.FÊMUR;TÍBIA;RÁDIO;ULNA.
    47. 47. OSSOS CURTOSApresentam equivalência dos três planos.CARPO;TARSO.
    48. 48. OSSOS PLANOS COSTELAS; ESTERNO; CLAVÍCULA; ESCÁPULA.
    49. 49. SISTEMA ARTICULAR É FORMADO POR UM CONJUNTODE ARTICULAÇÕES; PONTO DE CONTATO ENTRE DOISOU MAIS OSSOS
    50. 50. AS ARTICULAÇÕES CLASSIFICAM-SE EM:SINARTROSES OU IMÓVEISSUTURAS DO CRÂNIO
    51. 51. ANFIARTROSES OU LEVEMENTE MÓVEISSÍNFISE PÚBICA
    52. 52. DIARTROSE OU LIVREMENTE MÓVEISJOELHO E COTOVELO
    53. 53. SISTEMA MUSCULAR Produz uma variedade de açõesusando os músculos como timescoordenados. Cria movimentos corpóreos e efetuaprocessos internos, desde o batimentocardíaco até a movimentação dosalimentos através dos intestinos.
    54. 54. Os músculos são a “carne” docorpo. Formam relevos e ondulaçõesimediatamente abaixo da pele, e sedispõem até os ossos nos quais seancoram. Usualmente se contraem emgrupos, movendo os ossos em ângulose distâncias precisas.
    55. 55. São especializados em contração erelaxamento, fazendo assim, com queos segmentos do corpo se movam porencurtamento da distância que existeente suas extremidades fixadas. Os músculos são os elementosativos do movimento, enquanto osossos são os elementos passivos domesmo.
    56. 56. DIVISÃO DOS MÚSCULOS VOLUNTÁRIOS - Músculos que nóscontrolamos conscientemente; INVOLUNTÁRIOS - Músculos quetrabalham independentemente da nossavontade. Em determinadas circunstânciasalguns músculos involuntários podem servoluntariamente controlados.
    57. 57. TIPOS DE TECIDO MUSCULAR:ESTRIADO ESQUELÉTICO - de contraçãovoluntária (ex: coxa, braços, peito).
    58. 58. CARDÍACO - localizado no coração,de contração involuntária;
    59. 59. LISO - de contração involuntária (ex:vias respiratórias, estômago e vasossanguíneos).
    60. 60. FUNÇÕES DOS MÚSCULOS PRODUÇÃO DOS MOVIMENTOS CORPORAIS:Movimentos globais do corpo, como andar ecorrer; ESTABILIZAÇÃO DAS POSIÇÕES CORPORAIS:Estabilizam as articulações e participam damanutenção das posições corporais, como a deficar em pé ou sentar;
    61. 61. REGULAÇÃO DO VOLUME DOS ÓRGÃOS: Acontração sustentada das faixas anelares dosmúsculos lisos (esfíncteres) pode impedir asaída do conteúdo de um órgão oco; MOVIMENTO DE SUBSTÂNCIASDENTRO DO CORPO: regulam a intensidadedo fluxo sanguíneo nos vasos. Move alimentos,urina e gametas do sistema reprodutivo.Promovem o fluxo de linfa e o retorno dosangue para o coração;
    62. 62. PRODUÇÃO DE CALOR: quando otecido muscular se contrai ele produzcalor e grande parte desse calor liberadopelo músculo é usado na manutenção datemperatura corporal.
    63. 63. Fim por fim, feito por mim.

    ×