O que é inovação?
Por que inovar?
Porque no mercado competitivo atual
as empresas tradicionais são “engolidas”
      por aquelas que atendem melhor
      as...
Porque é uma ótima maneira
                                                                           de melhorar os lucro...
Para inovar é preciso ter criatividade. Criatividade é a
                                                            habil...
As inovações de serviços são novos serviços ou
            Nas empresas, as inovações ocorrem em       serviços melhorados...
Agricultores de Icapuí, litoral cearense, aumentaram os lucros
                                                       expo...
A inovação radical gera novos produtos
                                                    que alteram profundamente o mer...
Depois de entender os princípios da inovação e
       da importância de inovar, é preciso saber
     por onde começar, a q...
Conheça o SIMI e aprenda
          como empreender
      de forma diferenciada.


www.simi.org.br
www.simi.org.br
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

O que é Inovação?

3,142 views
3,067 views

Published on

Published in: Education, Business, Lifestyle
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,142
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
62
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O que é Inovação?

  1. 1. O que é inovação?
  2. 2. Por que inovar?
  3. 3. Porque no mercado competitivo atual as empresas tradicionais são “engolidas” por aquelas que atendem melhor as necessidades dos seus clientes. Com a abertura da economia brasileira no início dos anos 90, as empresas de todos os setores passaram a sofrer com a concorrência dos “importados”. Os produtos eram mais baratos ou de melhor qualidade e, eventualmente, tinham as duas qualidades. Nessa época, muitas empresas fabricantes de roupas e artigos de vestuário faliram devido à entrada dos produtos Asiáticos. Os chineses produziam as peças têxteis com o custo bem mais baixo e em grande escala. A qualidade era Num mercado globalizado, seu principal concorrente pode estar do outro lado da rua ou do outro lado do mundo. razoável, mas como o preço era muito mais Se você não estiver antenado para as mudanças no baixo o mercado aceitou o produto importado mercado e no comportamento do consumidor, sua e gerou consumo imediato e em massa. empresa pode estar em sérios perigos.
  4. 4. Porque é uma ótima maneira de melhorar os lucros e aumentar a clientela. Após muitas falências, os empresários prejudicados pela concorrência internacional descobriram que se vendessem roupas e outros artigos de vestuário diferentes do padrão, com adornos, tecido e design diferenciados, poderiam conseguir preços até maiores do que os praticados antes da entrada dos importados. Foi uma inovação no processo de produção e na estratégia de vendas que salvou muitas empresas brasileiras da falência. Hoje existem pequenas fábricas de roupas que lançam novas coleções semanalmente e Você sabia que para designar a palavra “crise” os japoneses quinzenalmente. São produzidas poucas peças, utilizam os ideogramas das palavras “perigo” e “oportunidade” com características exclusivas para cada modelo. ao mesmo tempo? É isso mesmo! De uma crise, pode surgir tanto um perigo para sua empresa, como também uma grande oportunidade. E para descobrir esta oportunidade é preciso ser inovador, como foram os empresários do setor de vestuário.
  5. 5. Para inovar é preciso ter criatividade. Criatividade é a habilidade de pensar e imaginar as coisas do dia-a-dia de uma maneira diferente. Inovação é mais do que só ter criatividade. É usar a criatividade para construir algo novo e, principalmente, útil para a vida das pessoas, seja um produto ou um serviço inovador. Inovar é fazer algo diferente daquilo que já existe, ou de uma forma diferente daquela que já existe. O primeiro passo para realizar uma inovação é perceber a necessidade de melhorar. O segundo é transformar essa necessidade em realidade. Mas inovação não é um processo rápido, exige aprendizado e paciência. Além disso, deve-se estar ciente de que para o retorno esperado existem sempre riscos associados e proporcionais.
  6. 6. As inovações de serviços são novos serviços ou Nas empresas, as inovações ocorrem em serviços melhorados. Ex: poder comprar passagens aéreas pela web. produtos, processos ou serviços. O objetivo deve ser produzir mais e melhor. As inovações de produto podem originar novos produtos ou produtos aprimorados. Ex: Fio de Cobre para Fibra óptica ou tubo de creme dental de metal para plástico. As inovações de processo são novas maneiras ou maneiras aprimoradas para produzir algo com mais eficiência. Ex: uma equipe ao se reunir por vídeo conferência dinamiza tomadas de decisões, reduz custos e aumenta produtividade.
  7. 7. Agricultores de Icapuí, litoral cearense, aumentaram os lucros exportando, desde o ano passado, melancias quadradas para a rede de supermercados Tesco, da Inglaterra. A rede tem lojas na Europa, Ásia e Estados Unidos e a fruta é vendida por até A inovação incremental US$ 20,00 a unidade. é aquela que surge de uma melhoria em relação ao que já existia antes. Um agricultor japonês desenvolveu melancias quadradas que estão sendo vendidas a preço de ouro no Japão. Há 20 anos, o agricultor, teve a idéia de dar formas mais retas à frutas para que elas pudessem ser guardadas nas geladeiras dos consumidores e cortadas com facilidade. Para mudar o design das frutas, os fazendeiros as cultivaram dentro de caixas de vidro. Desse modo, naturalmente, a melancia adotou o formato da caixa. Uma melancia quadrada não sai por menos de 10 mil yens, o equivalente a U$S 83. A fruta está sendo vendida em lojas de departamento e em supermercados caros e há quem use a melancia quadrada como peça de decoração.
  8. 8. A inovação radical gera novos produtos que alteram profundamente o mercado e, muitas vezes, até cria novos mercados. Depois de mais ou menos 50 anos como pivô do milionário mercado fonográfico os discos de Vinil ou LP (Long Play), foram substituídos pelo CD (Compact Disc) na década de 90. A nova tecnologia suplantou o Vinil em diversos aspectos como capacidade de armazenamento e durabilidade. O CD renovou o a indústria fonográfica e também possibilitou uma série de outras inovações como os equipamentos cd player e walkmam, por exemplo. Em menos de No começo dos anos 90, a comercialização de vinis 10 anos o vinil perdeu valor de produto e passou girava em torno das 28,5 milhões de unidades no a ser artigo de coleção. Agora parece ser a vez Brasil, enquanto o CD vendia na mesma época 7,5 milhões. No último ano em que constou do do CD perder espaço para formatos ainda mais levantamento da ABPD, o LP representava venda inovadores: são os arquivos de música distribuídos de 1,6 milhão de unidades, contra 99,8 milhões de pela internet. cópias em CD. Fonte folha de São Paulo
  9. 9. Depois de entender os princípios da inovação e da importância de inovar, é preciso saber por onde começar, a quem recorrer e como conseguir se inserir nesse mundo de forma rápida e eficiente. Desse anseio por resultados surge o SIMI. Um sistema que promove e converge uma série de ações no sentido de criar um ambiente propício à inovação em Minas Gerais e que se dispõe a colaborar na formação de uma economia mais ajustada às tendências mundiais.
  10. 10. Conheça o SIMI e aprenda como empreender de forma diferenciada. www.simi.org.br
  11. 11. www.simi.org.br

×