Historia de presidente prudente
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Historia de presidente prudente

on

  • 994 views

Trabalho feito por Lucas Henrique para a 8° D - Matilde Vieira - 2012

Trabalho feito por Lucas Henrique para a 8° D - Matilde Vieira - 2012

Statistics

Views

Total Views
994
Views on SlideShare
994
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Historia de presidente prudente Presentation Transcript

  • 1. HISTORIA DE PRESIDENTE PRUDENTELucas Henrique – Ana Paula – Lucas Martins – Talita Rotelli
  • 2. PRESIDENTE PRUDENTE Presidente Prudente foi fundada em 14 de Setembro de 1917. Quem nasce lá é chamado de Prudentino.O lema da cidade é ‘’ O trabalho tudo vence ‘’ Milton Carlos de Mello é o atual prefeito da cidade.
  • 3.  Presidente Prudente é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião e microrregião de mesmo nome, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 558 km,Ocupa uma área de 562,107 km², sendo que 16,5600 km² estão em perímetro urbano,e sua população foi estimada no ano de 2010 em 207 625 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 36º mais populoso de São Paulo e primeiro de sua microrregião. Está a 979 km de Brasília, capital federal.
  • 4. HISTORIA DE PRESIDENTE PRUDENTEA área em que hoje está localizada a região oeste do estado de São Paulo era ocupada, primeiramente, por índios caiuás, xavantes e caingangues e índios da nação guarani. O território era coberto por matas nos terrenos de terra roxa e por campos em outros tipos de solos. Os conflitos pela posse da terra, principalmente mineiros, foram atraídos depois da decadência das minas, deslocando-se e fixando-se na área, para a utilização das manchas de campos, apropriadas às suas atividades de criação
  • 5.  Lá por ser uma boa região para se cultivar café e milho interessou a muitos agricultores, fabricas e pessoas, para o trabalho agricola. O desenvolvimento de Presidente Prudente também foi ajudado pela ferrovia, sendo que esta foi a principal via de circulação de pessoas e mercadorias. A escolha do sítio urbano está correlatada ao traçado da Estrada de Ferro Sorocabana, que também seguiu a linha dos espigões Com o grande desenvolvimento da atual cidade de Presidente Prudente, o município foi criado em 14 de setembro de 1917, pelo Coronel Francisco de Paula Goulart.
  • 6. O NOME DA CIDADE HOMENAGEIA O EX-PRESIDENTEBRASILEIRO PRUDENTE DE MORAIS.
  • 7.  Como citado anteriormente, a cultura do café era a atividade econômica mais importante para o novo município, exercida por proprietários, empreiteiros e colonos. Em 1927, era estimado em dez milhões o número de pés de café no município. A primeira metade da década de 1920 caracterizou-se pelo auge da produção cafeeira prudentina. A decadência da produção ocorreu pelo cansaço das terras arenosas da região, pelas geadas que acabavam com as lavouras, pela diminuição da exportação motivada pela alteração da qualidade do café, pela concorrência de outros países e pela crise econômica de 1929. Com a crise do café, a troca pelo algodão foi inevitável, ajudada por condições nacionais e internacionais. O algodão trouxe à região empresas estrangeiras que se instalaram nas cidades do oeste paulista, comercializando e financiando pequenos plantadores, incentivados pelo aumento do consumo nacional e internacional da fibra
  • 8.  Prudenshopping: É um dos principais pontos comerciais da cidade, inaugurado em novembro de 1990. Hoje recebe mensalmente cerca de meio milhão de consumidores e é o maior centro de compras e lazer de uma região que abrange 65 municípios do Oeste Paulista.Assim como no resto do país o maior período de vendas é o Natal. Prudente Parque Shopping: É o antigo Shopping Center Americanas. Foi inaugurado em 19 de novembro de 1986, sendo o primeiro shopping do Oeste Paulista e revolucionou o varejo em toda a região, trazendo as Lojas Americanas para Presidente Prudente. Em 2007, a General Shopping Brasil adquiriu o Shopping Center Americanas e alterou o nome do empreendimento para Prudente Parque Shopping
  • 9. PRUDENSHOPPING
  • 10. PRUDENTE PARQUE SHOPPING
  • 11. SAUDE Em 2005 o município possuía 91 estabelecimentos de saúde, sendo 58 deles privados e 33 públicos entre hospitais, pronto-socorros, postos de saúde e serviços odontológicos. Neles a cidade possui 1294 leitos para internação, sendo 71 públicos e 1223 privados.Na cidade existem oito hospitais gerais, sendo seis públicos, um privado e um filantrópicos. Presidente Prudente conta ainda com 1425 auxiliares de enfermagem, 408 clínicos gerais, 236 pediatras, 221 genico obstetras, 218 enfermeiros, e 1063 distribuídos em outras categorias, totalizando 3 571 profissionais de saúde.
  • 12. EDUCAÇÃO O município em 2008 contava com aproximadamente 40.639 matrículas, 2673 docentes e 193 escolas nas redes públicas e particulares.A taxa de alfabetização municipal é de 98%. O município também destaca-se pelas universidades como a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), União das Instituições Educacionais de São Paulo (Uniesp) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e pelas instituições Toledo, Sesi, Senai e Fatec, que juntas concentram mais de 80 mil alunos, distribuídos em mais de 110 cursos diferentes de graduação e pós-graduação. A cidade conta com três universidades, duas faculdades e sete faculdades de educação a distância
  • 13. CULTURA E LAZER A cidade conta com vinte hotéis, quatro cinemas (820 lugares), dois teatros (555 lugares), sete anfiteatros, cinco bibliotecas e dois espaços para aeromodelismo.O município conta ainda com treze clubes sociais, além do Estádio Municipal Eduardo José Farah (com a maior capacidade do interior do Brasil - 65 mil pessoas) e a Arena Coberta do Rancho Quarto de Milha (a maior arena coberta da América Latina). Há eventos como Festival Nacional de Teatro (FENTEPP), o Sushi Fest, o Salão do Livro, a Festa das Nações e a Expo-Prudente, que fazem com que a cidade seja também pólo cultural da região.
  • 14. ESPORTE Depois da passagem do Grêmio Prudente Futebol em 2010, quando adotou o nome cidade, Presidente Prudente não conta mais com times na divisão principal do estado, apesar de ter um bom estádio, o Estádio Municipal Eduardo José Farah, Prudentão, fundado em 12 de outubro de 1982 e que hoje conta com capacidade de até 44.414 pessoas. A primeira partida realizada foi entre o Santos Futebol Clube e Esporte Clube Corinthians, com público aproximado de 20.240 pessoas, sendo que a equipe santista ganhou.
  • 15. FIM !