Your SlideShare is downloading. ×
Principais poluentes e contaminantes da água
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Principais poluentes e contaminantes da água

186
views

Published on

Published in: Technology, Business

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
186
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Trabalho de Biologia
    Principais Poluentes e Contaminantes da Água
    Nome: Jonathan ,Carlos Henrique e IcaroBenites
    Turma: 103
    Prof ª: Thais
  • 2. Principais contaminantes da água
    A contaminação da água dá-se pela introdução de microrganismos, substâncias químicas e/ou resíduos no meio ambiente numa concentração superior para desequilibrar as características desse meio.       
    A água poluída quando as suas características e qualidades se deparam alteradas, prejudicando tudo o que dela depende: animais, plantas e solo. O que causa a poluição da água está na origem dos poluentes, pois estes são resíduos gerados nas mais variadas atividades antrópicas que causam um impacto ambiental negativo. Desses poluentes os mais importantes são os agentes infecciosos, matéria orgânica, produtos químicos orgânicos e inorgânicos, nutrientes vegetais, materiais radioativos, sedimentos e o calor.
     
  • 3. Principais poluentes da água
    • Resíduos e detritos - o lixo sólido na água impossibilitam a entrada de luz, causando a morte nas plantas aquáticas. Assim, o oxigênio dissolvido na água irá diminuir, o que pode comprometer a sobrevivência dos outros seres vivos;
    • Produtos químicos - como ácidos, adubos, pesticidas e detergentes, são lançados na água, provocando a sua poluição. Os acidentes com petroleiros ou a limpeza dos seus tanques deitam ao mar grandes quantidades de petróleo, o que dá origem às chamadas marés negras. Como resultado, as praias ficam poluídas e morrem muitos peixes e aves;
    • Matéria orgânica - é formada pelos detritos que constituem os esgotos de habitações, de criação de gado e também de algumas indústrias: lacticínios, azeite, têxteis e papel. A decomposição desta matéria orgânica em excesso esgota o oxigênio dissolvido na água, causando a morte dos seres vivos aquáticos;
    • Aquecimento das águas - as águas usadas para refrigeração nas indústrias saem aquecidas para o exterior. Este desequilíbrio na temperatura pode provocar a morte de alguns seres vivos e o desenvolvimento exagerado de outros.
  • Quanto à origem dos resíduos, as fontes poluidoras podem ser classificadas como:
    • Fontes tópicas (localizadas): São identificadas e controladas mais facilmente do que as difusas (dispersas), cujo controlo eficiente é ainda um desafio.
    • 4.  Fontes difusas (dispersas): São identificadas pelas zonas que se encontram afastadas das fontes aquáticas, como, as zonas urbanas, zonas residenciais, industriais, pecuárias, agrícolas e casas rurais. Essas zonas causam poluição na água, através dos esgotos domésticos e hospitalares, explorações pecuárias, explorações agrícolas, minas e centrais energéticas, erosão e transportes de sedimentos e efluentes industriais.

×