Contaminação e poluição da água

  • 375 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
375
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
9
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Contaminação e Poluição da Água
  • 2. Fontes de Contaminação
         Como a água tratada pode ser contaminada? E nascentes e poços? 
    A água depois de passar pela rede de tratamento, vai direto para as residências ,onde acaba em caixas d’água. E é durante essa etapa, da saída das redes de tratamentos até nossas casas, que a água acaba sendo contaminada.
               Também as nascentes, minas e cisternas, que são fontes de suprimento de água, podem apresentar contaminação, seja por se localizarem na proximidade de fossas, onde há grande presença de matéria orgânica, ou pelo acesso de animais, água de chuvas ou outras fontes de contaminação e poluição.
  • 3. Principais contaminantes da água
          A contaminação da água dá-se pela introdução de microrganismos, substâncias químicas e/ou resíduos no meio ambiente numa concentração superior para desequilibrar as características desse meio. 
     A água poluída quando as suas características e qualidades se deparam alteradas, prejudica tudo o que dela depende: animais, plantas e solo.
  • 4. Dia 22 de março é considerado o dia mundial da agua.
  • 5. Os principais contaminadores são
    Contaminadores orgânicos: são biodegradáveis e provêm da agricultura como adubos e restos de seres vivos e das atividades domésticas como papel, excrementos e sabões. Se acumulados em excesso produzem a eutrofização das águas (excesso de nutrientes numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas e decorrente queda de Oxigênio).
    Contaminadores biológicos: são todos aqueles microrganismos capazes de provocar doenças. A água é contaminada pelos excrementos de doentes e a doença é disseminada quando consumida.
    Contaminadores químicos: os mais perigosos são os resíduos tóxicos, como os pesticidas do tipo DDT (chamados organoclorados), porque eles tendem a se acumular no corpo dos seres vivos. São também perigosos os metais pesados (chumbo, mercúrio) utilizados em certos processos industriais, por se acumularem nos organismos.
    O Cloro não pode ser considerado contaminante pois sua função é limpar a água, porém em contato com contaminadores orgânicos (principalmente vegetais) geram os Trihalometanos – que são agentes cancerígenos.
  • 6. Qual a diferença entre água contaminada e poluída?
    Água poluída – é a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor. Normalmente, a alteração física é consequência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos.
        Água contaminada – é a água que contém agentes patogênicos vivos, sejam bactérias, vermes, protozoários ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada.
    Por que a água contaminada ou poluída é prejudicial à saúde?
        Porque a água contaminada ou poluída pode conter organismos patogênicos ou substâncias químicas capazes de causar doenças ao homem, sendo estas denominadas doenças de veiculação hídrica.
  • 7. Agentes de doenças
    Os principais agentes biológicos encontrados nas águas contaminadas são os parasitas, as bactérias patógenas e os vírus.
  • 8. Doenças por contaminação da água
    -cólera-febre tifóide-febre paratifóide-desinteria bacilar-amebíase ou desinteria amebiana-hepatite infecciosa-poliomielite.
  • 9.
  • 10. Atualmente, apenas 27% do esgoto de Porto Alegre é tratado, o restante ,73% ,vai direto para o rio Guaíba, de onde também tiramos a água para beber..
    Querem passar de 27% para 77% de esgotos tratados em Porto alegre
  • 11.
  • 12.
  • 13. Perguntas para discussão:
    1.Quais os tipos de contaminantes da água?
    2.O que aconteceria com o mundo se toda água ficasse imprópria para beber?
    3.Você entendeu a diferença entre água contaminada e poluída?