• Like
Projetoaline
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Published

 

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
222
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CURSO PROINFOTrabalhando com Writer - BrOfficer Aline Rodrigues Ferreira Sônia dos Santos Machado Lima Vânia da Silva Viera Santana de Parnaíba 2011
  • 2. ARQUIVOO Windows e o Linux são dois sistemas operacionais diferentes: este é livre; aquele proprietário. Hásemelhanças ao manusear as ferramentas apresentadas pelos sistemas. Porém, possuem diferençastambém. Abaixo, apresentamos algumas diferenças sobre as teclas de atalho. Ação Windows LinuxNovo CTRL+O CTRL+NAbrir CTRL+F12 CTRL+OSalvar CTRL+B CTRL+SSair Não possui CTRL+QAssim como o Word, o Writer muda de linha automaticamente sempre quando a linha forpreenchida, por isso utilize a tecla <Enter> apenas quando desejar iniciar um novo parágrafo.O BrOfficer tem uma característica inexistente no Officer da Microsoft: as opções Exportar eExportar como PDF.A opção Exportar serve para salvar um documento em um local especificadopor você e com outro nome. Exportando em PDF é utilizada para transformar o arquivo em PDF.A opção Enviar permite que você envie o documento. Este já aparece anexado no e-mail faltandoapenas preencher o destinatário e o corpo da mensagem.A navegação pelo Writer e a seleção de texto podem ser feitas tanto pelo teclado quanto pelo mouse.Por exemplo, é possível ir até o final de uma linha pressionando a tecla End e até o início de umalinha utilizando a tecla Home. Pressionando o ícone com seta dupla para cima navegamos para apágina anterior; ícone com seta dupla para baixo, a próxima página.
  • 3. SELEÇÃO DE TEXTO (UTILIZANDO O TECLADO) Para selecionar PressioneUm caracter para direita Shift+seta para direitaUm caracter para a esquerda Shift+seta para esquerdaAté o final de uma palavra Ctrl+Shift+setaAté o final de uma linha Shift+EndAté o início de uma linha Shift+HomeUma linha para baixo Shift+seta para baixoUma linha para cima Shift +seta para cimaUma tela para baixo Shift+Page DownUma tela para cima Shift+Page UpAté o final do documento Ctrl+Shift+EndAté o início do documento Ctrl+Shift+HomeOs atalhos apresentados na tabela acima funcionam, com a mesma finalidade, tanto para o Writequanto para o Word. Abaixo apresentaremos três ações no Writer tem função diferente do Word:No Writer, para selecionar uma célula preenchida, basta pressionar Ctrl+T com o cursor dentro databela. Pressionando duas vezes essa mesma tecla com o cursor dentro da tabela, será selecionada atabela inteira. Selecionando Ctrl+T apenas, selecionará o documento inteiro. No Word, com o cursodentro da tabela ou fora, ou seja, em qualquer local, selecionará todo o documento.
  • 4. Caminhos utilizados na barra ARQUIVO:Ø Para criar novo texto: Arquivo – Novo – Documento de textoØ Para abrir um texto que está em uma pasta em seu computador: Arquivo – Abrir – clique duas vezes no documento desejado.Ø Para salvar um documento pela primeira vez: Arquivo – Salvar como.Ø Após esta ação, abrirá uma janela solicitando que digite um nome para o arquivo (Nome do arquivo) e o formato em que o arquivo deve ser salvo (Salvar como tipo).Ø Para salvar alterações feitas no documento: Arquivo – Salvar.Ø Para salvar as alterações realizadas em todos os documentos abertos: Arquivo – Salvar tudo. BrOffice oferece também a opções Exportar e Exportar como PDF.Ø Exportar: Salvar o documento atual com outro nome em um local que você especifica.Ø Exportar como PDF: Criar um arquivo PDF-Portable Document Format. Um arquivo PDF é um formato de arquivo digital que representa na tela de seu computador páginas de sua publicação, pode ser visualizado e impresso em diversas em diferentes sistemas operacionais co o formato original intacto.As imagens e textos podem ser bem compactadas, o que faz do PDF ser um arquivo pequeno.Outra coisa interessante pe que o arquivo exportado para PDF não pode ser alterado, ele é transformado em uma espécie de arquivo somente de leitura.
  • 5. Ø Vá em arquivo - Exporta como PDFØ Salvar em - Escolha o local e o nome para seu arquivo “PDF”Ø Clique em salvar – A tela a seguir será exibida.Seu arquivo esta pronto para ser exportado via Internet com mais facilidade.è bom lembrar que,para que possamos visualizar arquivos em formato PDF, precisamos ter instalado nocomputador o softwre Acrobat Reader. Propriedades:Ø Exibe as propriedades do documento atual como, o nome do documento, a data de criação, o titulo, assunto, número de páginas, números de parágrafos, dentre outros.Ø Para visualizar vá em Arquivo > Propriedades. Será aberta a caixa de diálogo visualizando as seguintes informações:Ø Na primeira guia,Geral > são mostradas propriedades gerais do arquivo como: Tipo: É informada a classificação do arquivo Local: è Informada em que diretório está guardado. Tamanho: è mostrado o tamanho em bytes que o arquivo possui. Modificado: São mostradas a data e hora de alteração do arquivo. Ultima Impressão: São mostradas a data e hora que o arquivo foi impresso. Tempo de Edição Total: Esse campo mostra o tempo total gasto de trabalho no documento ate a última vez em que foi salvo. Revisão número: Quantidade de vezes que o documento foi editado e salvo.
  • 6. MODELOSDocumentos pré elaborados que servem de base na elaboração de documentos que seguem umpadrão. Como criar: Arquivo – Modelos – Salvar – dar um nome.Você pode usá-los para criar o modelo de um documento que usa sempre, um Ofício por exemplo.Os modelos podem ser classificados em categorias, para isso vá:Modelos – Organizar – escolha uma categoria existente ou crie uma nova, para tanto deverá clicarem Comandos – Novo – ENTER. Como acessar os modelos já salvos: Arquivo – Novo – Modelos VISUALIZAÇÃO DE PÁGINAPermite que você observe como o documento será impresso, em quantas páginas, disposição dotexto na folha, etc. IMPRIMIRPermite imprimir que você determine como o documento será impresso, inteiro, apenas a seleção oupáginas específicas. Caminho a seguir: Arquivo – Imprimir ou CTRL + P.
  • 7. Dados na janela IMPRIMIR.Impressora – Indica a impressora atual e as informações sobre ela:  Nome: Caixa com a lista de impressoras instadas no computador.  Status: Indica o status da impressora selecionada.  Tipo: Tipo (Nome) da impressora.  Local: Porta em que a impressora está conectada.  Comentário: Informações adicionais.Propriedades – altera as propriedades da impressora, serão diferentes conforme a impressoraselecionada.Área – Define a área em que o documento será impresso.Tudo – Imprime o documento inteiro.Páginas – Imprime somente as páginas indicadas.  Para indicar o intervalo de páginas a serem impressas use (-).  Para indicar páginas avulsas use (;).Seleção – Imprime somente o intervalo selecionado.Cópias – Especifica a quantidade de cópias de cada página, basta inserir o número de cópias quedeseja.Intercalar – mantém a ordem original do documento.Opções – Usada para definir opções de impressora.  Ferramentas – opções – BrOffice. Org Winter – ImprimirConfigurações – Permite alterar as configurações da impressora. SAIR
  • 8. Tem a mesma função do botão Fechar. Encerra o BrOffice. Org Writer