gestão de pessoas e RH

1,736 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,736
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
44
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

gestão de pessoas e RH

  1. 1. DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Tema: RH e Gestão de Pessoas P R O F. A D M . E S P. Â N G E L O X A V I E R ACADÊMICOS JEAN CARLOS CASAGRANDE L I L I A N S I Q U E I R A E S I LVA TICIANE BRASIL DE BARROS A N A PA U L A S C A F F A S H I O T S U K A Dourados-MS,
  2. 2. RECURSOS HUMANOS = PESSOAS
  3. 3. RH Conjunto de princípios estratégicos e técnicos que contribui para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer organização
  4. 4. OUTRAS DEFINIÇÕES A existência da área de recursos humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários e assim na própria efetividade organizacional. CHIAVENATO (1981) Ramo de especialização da ciência de administração que desenvolve ações com o objetivo de integrar o trabalhador ao contexto da organização gerando aumento de sua produtividade. TOLEDO (1986)
  5. 5. Departamento de RH: unidade operacional responsável pela seleção, contratação, remuneração, formação sobre higiene e segurança do trabalho, ou seja qualquer comunicação relacionada aos funcionários Práticas do RH: conjunto de práticas de recursos humanos referindo-se a maneira como a organização opera as atividades do departamento de RH O profissional de RH: encarregado de gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, remunerações, incentivos e benefícios; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; elaborar estratégias e planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos funcionários dentro da organização.
  6. 6. GESTÃO DE PESSOAS A gestão de pessoas consiste numa associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações, ocorrendo através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, mais do que apenas lidar com as pessoas, a gestão de pessoas deve humanizar as empresas.
  7. 7. Aspectos característicos da gestão de pessoas  As pessoas como seres humanos e não apenas recursos da organização,  Os colaboradores são ativadores de recursos organizacionais que a dinamizam e não apenas como agentes passivos, inertes e estáticos,  As pessoas são parceiros da organização e não sujeitos passivos dela,  As pessoas são elementos portadores de competências essenciais ao sucesso organizacional,  As pessoas são capital humano da organização, sendo elas o principal ativo organizacional que agrega inteligência ao negocio da organização.
  8. 8. RH e GESTÃO DE PESSOAS O RH É A TÉCNICA E OS MECANISMOS QUE O PROFISSIONAL UTILIZA GESTÃO DE PESSOAS TEM COMO OBJETIVO A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS.
  9. 9. PLANEJAMENTO Processo em que se decide quais os recursos humanos necessários para atingir certo objetivo, antecipando quais as forças de trabalho e talento humano que serão necessários para as próximas ações organizacionais. Prevê e promove o movimento de pessoas para dentro ou para fora de uma organização, com o objetivo de apoiar a estratégia de negócios da organização.
  10. 10. PLANO DE EMPRESABILIDADE A empresa deve desenvolver um plano de empresabilidade que faça a mesma ter maior rentabilidade, que agregue valor ao cliente, que capacite os colaboradores e que a torne viável na visão dos seus stakeholders.
  11. 11. PLANO DE EMPRESABILIDADE  Quanto aos clientes;  Quanto aos colaboradores;  Quanto aos fornecedores;  Quanto à comunidade;
  12. 12. PLANO DE EMPRESABILIDADE Relações do plano de empresabilidade com:  Nível de turnover da empresa;  Nível de absenteísmo da empresa;  Nível de downsizing da empresa;
  13. 13. CARGOS DE UMA EMPRESA DE SOFTWARE
  14. 14. CARGO: DIRETOR GERAL  Título: Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público).  Os diretores gerais, no mais alto nível da empresa, asseguram cumprimento da missão na empresa.  Exercem suas funções em empresas, organizações e instituições.  Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior.
  15. 15. CARGO: DIRETOR REGIONAL  Título: Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.  Dirigem as atividades de intermediação financeira.  Exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira.  Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior.
  16. 16. CARGO: DESENVOLVEDOR DE PROJETO  Título: Gerentes de tecnologia da informação.  Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação.  Os profissionais dessa família ocupacional podem exercer suas funções em instituições financeiras.  Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia.
  17. 17. CARGO: DESENVOLVEDOR DE PROJETO  Título: Administradores de tecnologia da informação.  Administram ambientes computacionais, implantando e documentando rotinas e projetos e controlando os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes.  Exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica.  Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia.
  18. 18. CARGO: DESENVOLVEDOR DE PROJETO  Título: Desenhistas projetistas da mecânica.  Planejam e desenvolvem projetos de ferramentas, produtos da mecânica, moldes e matrizes.  Atuam em empresas ligadas à fabricação de artigos de borracha e plástico, de máquinas e equipamentos, fabricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos.  O exercício das atividades requer formação técnica profissionalizante de nível médio na área de mecânica e afins, com domínio de uso de aplicativos tipo cad.
  19. 19. CARGO: DESENVOLVEDOR DE PROJETO  Título: Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações.  Desenvolvem sistemas e aplicações e selecionam recursos de trabalho.  Trabalham em atividades de informática e conexas, presentes em todas as atividades econômicas.  Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino técnico de nível médio de informática ou superior incompleto em áreas como ciências exatas, informática, engenharia.
  20. 20. CARGO: DESENVOLVEDOR DE PROJETO  Título: Técnicos de planejamento e controle de produção.  Planejam, controlam e programam a produção; controlam suprimentos (matéria-prima e outros insumos).  Trabalham em diversos tipos de empresas industriais, comerciais e de serviços.  O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio na área de atuação.
  21. 21. CARGO: SUPORTE AO CLIENTE (PRESENCIAL)  Título: Analistas de tecnologia da informação.  Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas.  Exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica.  Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia.
  22. 22. CARGO: SUPORTE AO CLIENTE (ONLINE)  Título: Operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados.  Organizam a rotina de serviços e realizam entrada e transmissão de dados.  Trabalham em serviços de apoio administrativo nos mais variados ramos de atividade, em serviços de informática e de correio.  O exercício dessas ocupações requer escolaridade de ensino médio e curso básico de profissionalização de até duzentas horas-aula.
  23. 23. CARGO: VENDEDORES  Título: Vendedores em domicílio.  Vendem produtos e serviços em residências e escritórios; planejam e discutem metas e estratégias de venda.. Atuam como assalariados com carteira assinada ou informal, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. São comuns treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras
  24. 24. QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES QUALIFICADOS PARA SEUS RESPECTIVOS CARGOS
  25. 25. Cargo: Diretor 1-Possui experiência no cargo? 2-O que você pode fazer para melhoria da empresa? 3-Onde você se vê em cinco anos? 4-Como você lida com mudanças no trabalho? 5-Como você age em situações que exigem paciência? QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES QUALIFICADOS PARA SEUS RESPECTIVOS CARGOS
  26. 26. CARGO: Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações 1-Qual sua experiência no cargo? 2-Tem algum problema em se expressar publicamente? 3- Quais suas características que o torna apto à ocupação do cargo? 4- Qual sua forma de agir em uma situação de desentendimento? 5- Em uma escala de 0 a 10, qual seu desempenho no trabalho em equipe? QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES QUALIFICADOS PARA SEUS RESPECTIVOS CARGOS
  27. 27. Diretor geral Staff (Gestão de pessoas) Diretor de operação e serviço de telecominicação Analista da tecnologia da informação Operador de equipamento de entrada e transmissão de dados Diretor de operação e serviço financeiro Gerente de tecnologia da informação Administrador de tecnologia da informação Vendedor em domicílio Desenhista projetista da mecânica Técnicos de planejamento e controle da produção Organograma dos cargos de uma empresa de software Técnico de desenvolvimento de sistema e aplicação
  28. 28. MTE. Classificação brasileira de ocupações. Ministério do Trabalho e do Emprego. Disponível em < http://portal.mte.gov.br/portal-mte/ >. Acesso em: 12 de dezembro de 2013. < http://lf.angelo.blog.uol.com.br/ >. Acesso em: 12 de dezembro de 2013. <http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/recursos-humanos-conceitosdefinicoes-e-planejamento/48930/ >. Acesso em: 12 de dezembro de 2013. < http://www.significados.com.br/rh/ >. Acesso em: 12 de dezembro de 2013 < http://www.simonsen.br/its/pdf/apostilas/base-tecnica/1/rotinas-de-dp-1-ano-de-administracao-2capitulo.pdf >. Acesso em: 12 de dezembro de 2013. < http://www.significados.com.br/gestao-de-pessoas/ >. Acesso em: 12 de dezembro de 2013. < http://centraldefavoritos.wordpress.com/2011/02/01/gestao-de-pessoas-conceitoimportanciarelcao-comos-outros-sistemas-de-organizacao/ >. Acesso em: 12 de dezembro de 2013.

×