Tdc2013 - Trilha de Teste -

1,208 views
1,075 views

Published on

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,208
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
50
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tdc2013 - Trilha de Teste -

  1. 1. Globalcode – Open4education [Trilha de Teste] Como testar de forma ágil e eficiente Leonardo Galani agiletesters.com.br / keeptesting.com.br Bug no TDC2013! Bug no TDC2013!
  2. 2. Globalcode – Open4education Este talk não é recomendado para.... Pessoas com mais de 50 anos de experiência em teste Pessoas que não gostam de serem questionadas Pessoas que não gostam de sair da sua zona de conforto Pessoas que acham que desenvolvedores são seus inimigos mortais Pessoas que acham o Deputado Marco Feliciano um cara legal
  3. 3. Globalcode – Open4education Você já… Reescreveu um caso de teste mais de 3 vezes em menos de um mês? Escreveu um ct e nunca executou? Escreveu um plano de teste do zero e nunca usou? Ou usou um template de plano de teste e preenchou diversos campos com N/A? Já fez besteira confundindo os baselines / testplan do testlink? Gastou 1 mês inteiro para deixar o testlink impecável mas sua equipe só tem 2 pessoas? E seu gerente nunca usou o usuário e senha dele? Escreveu 200 casos de teste para o modulo x, achou 50 bugs e mesmo assim seu gerente não deu bola e lançou o modulo?
  4. 4. Globalcode – Open4education PARE DE TESTAR! (STOP TESTING ALL THE FKING TIME)
  5. 5. Globalcode – Open4education QUANDO ELE PAROU DE ESTUDAR. Sabe quando Issac Newton fez suas maiores contribuições para física? “pare de testar e comece a pensar!!” “pare de testar e comece a pensar!!”
  6. 6. Globalcode – Open4education Fato: Issac newton foi forçado a deixar Cambrige nos anos de 1665 e 1666 por causa da Peste, e foi neste tempo “ocioso” que ele escreveu sobre a teoria da gravidade e outras teorias que servem de base para física morderna, simplesmente pq queria calcular o movimento da lua em torno da terra.
  7. 7. Globalcode – Open4education Imagina a seguinte situação Seu cano está vazando, você não tem Porto Seguro e é feriado, ou seja, sem zelador ou seu pai manja tudo ou marido da vizinha para te ajudar a resolver.
  8. 8. Globalcode – Open4education Tem alguma coisa errada… Quando você gasta mais tempo escrevendo/refatorando ct do que testando Quando você gasta mais tempo reportando do que testando Quando você gasta mais tempo configurando seu testlink do que testando Quando você passa mais tempo refatorando sua automação do que testando
  9. 9. Globalcode – Open4education Entenda seu produto Quais são as regras de negócio? E as expectativas dos clientes internos e externos? Como seu trabalho como tester pode aumentar a qualidade e velocidade na entrega do produto?
  10. 10. Globalcode – Open4education Caos e Organização Ser ágil não é ser caótico, tão pouco ser “go horse” mas sim saber cortar burocracia e saber se relacionar com seu time. Só use artefatos e ferramentas que realmente vão te ajudar no seu dia a dia.
  11. 11. Globalcode – Open4education PARE DE “TESTAR”! (APRENDA A TESTAR DE VERDADE!) “Jogue seus casos de teste no lixo!!!!” “Jogue seus casos de teste no lixo!!!!”
  12. 12. Globalcode – Open4education Tem coisa errada quando… Você quer testar todos os cenários mas não entende um fluxograma Você quer testar valor limite de entrada mas não se importa com a saída Você quer testar integração via interface Você reclama que a integração com sistema terceiro atrapalha seus testes na fase de desenvolvimento Sua automação só tem métodos de teste.
  13. 13. Globalcode – Open4education Entenda a Arquitetura do seu sistema Fluxogramas / Diagramas de sistema não são imagens para colorir que desenvolvedores e arquitetos desenham nas horas vagas. São vitais para você entender como é imaginado o sistema
  14. 14. Globalcode – Open4education Saiba o que testar Se teste exploratório não é adhoc, pq seus casos de teste deveriam ser? Casos de uso e pontos de função devem ser base para seus casos de teste e não uma fonte para copiar e colar
  15. 15. Globalcode – Open4education Saiba porque testar Entender a integração das interfaces / componentes / serviços para traçar melhor seus cenários de teste.
  16. 16. Globalcode – Open4education Desenvolvedores são gente como a gente Ser tester é ser 50% técnico e 50% psicólogo / relações humanas / político. Da mesma forma que você precisa aprender a programar, você também precisa aprender a se relacionar com o time extrair o máximo dos desenvolvedores do projeto no qual você está atuando.
  17. 17. Globalcode – Open4education Automatizar é desenvolvimento Por mais que existam IDE’s e Cucumbers da vida, processo de automatização é desenvolvimento. É preciso entender a linguagem e o framework para ter uma boa suíte de testes automatizados
  18. 18. Globalcode – Open4education Obrigado, and thanks for all the fish! www.agiletesters.com.br www.keeptesting.com.br leo@keeptesting.com.br Bora pro happy hour uhuhu!

×