União europeia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

União europeia

on

  • 3,907 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,907
Views on SlideShare
3,907
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
75
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

União europeia União europeia Presentation Transcript

  • União Européia
  • Atualidades:
    20021 de JaneiroEntrada em circulação das moedas e notas em euros.28 de FevereiroRetirada de circulação das notas e moedas nacionais.13 de DezembroO Conselho Europeu de Copenhaga decide que 10 dos países candidatos (Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia) poderão aderir à UE em 1 de Maio de 2004. A adesão da Bulgária e da Roménia é prevista para 2007.
    20041 de MaioChipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia aderem à União Europeia.29 de Outubro Assinatura em Roma do projecto de Tratado Constitucional pelos Chefes de Estado ou de Governo dos 25 Estados-membros.
    20071 de JaneiroAdesão da Bulgária e da Roménia à União EuropeiaAdesão da Eslovénia à zona euro13 de DezembroÉ assinado o Tratado de Lisboa, aguardando-se neste momento a ratificação por parte de alguns países para poder ser aplicado na UE.
  • Tratados:
    Os tratados tiveram de ser alterados sempre que se registrou a adesão de novos Estados-Membros. Além disso, praticamente em todas as décadas, os Tratados têm sido alterados para proceder a reformas das instituições da UE e atribuir-lhe novas áreas de responsabilidade.
    O Acto Único Europeu (AUE) foi assinado em Fevereiro de 1986 e entrou em vigor em 1 de Julho de 1987. Alterou o Tratado CEE e preparou o terreno para a concretização do mercado único. 
    O Tratado de Amesterdão foi assinado em 2 de Outubro de 1997 e entrou em vigor em 1 de Maio de 1999. Alterou os Tratados da UE e CE, tendo atribuído uma nova numeração às suas disposições, e inclui, em anexo, as versões compiladas dos Tratados da UE e CE. O Tratado de Amesterdão alterou os artigos do Tratado da União Européia, que, em vez de serem identificados pelas letras de A a S, passaram a ser numerados. 
    O Tratado de Nice foi assinado em 26 de Fevereiro de 2001 e entrou em vigor em 1 de Fevereiro de 2003. Voltou a alterar os anteriores tratados, desenvolvendo o sistema institucional da UE de modo a permitir um funcionamento eficaz da União após o seu alargamento para 25 Estados-Membros.
    O Tratado de Lisboa, foi assinado em 12 de Dezembro de 2008, e dotará a União Européia de instituições modernas e de métodos de trabalho eficientes que lhe permitirão dar uma resposta efetiva aos desafios atuais. Num mundo em rápida mutação, os europeus contam com a União Européia para tratar de questões como a globalização, as alterações climáticas, a segurança e a energia. O Tratado de Lisboa irá reforçar a democracia na União Européia e melhorar a sua capacidade de defender os interesses dos seus cidadãos no dia a dia.Este tratado aguarda ratificação de alguns países para poder vigorar em toda a UE. A Constituição foi adotada pelos Chefes de Estado e de Governo reunidos no âmbito do Conselho Europeu de Bruxelas de 17 e 18 de Junho de 2004 e foi assinada em Roma em 29 de Outubro de 2004. Deve ser retificada por cada Estado-Membro, de acordo com os respectivos procedimentos constitucionais, e só entrará em vigor depois de ter sido ratificada pela totalidade dos Estados-Membros.
  • Os símbolos da UE
    A existência de símbolos europeus contribui para aumentar o sentimento de pertença e a consciência europeia dos cidadãos. 
    • A Bandeira da União, juntamente com o Hino Europeu, o Euro e o Dia da Europa, identificam a União Europeia enquanto entidade política.
  • A bandeira
    Desde 1986, a EU utiliza a bandeira de 12 estrelas douradas dispostas em círculo sobre o fundo azul, adaptada pelo Conselho da Europa.
    O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados-Membros. As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade (identidade da Europa).
     
    Assim, a bandeira mantém-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE.
  • O Euro
    O Euro é a designação da moeda única europeia que entrou em circulação a 1 de Janeiro de 2002.
    O símbolo do euro assemelha-se à letra "E", atravessada por duas linhas paralelas horizontais bem marcadas. Estas linhas representam a estabilidade do euro. 
    Foi inspirado na representação da letra grega epsilón, invocando assim o berço da civilização europeia, e na primeira letra da palavra "Europa".
    São 12 os Estados-membros da União Europeia que adoptaram a moeda única: Bélgica, Alemanha, Grécia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal, Finlândia.
    além do euro há outras onze moedas legais na UE.
  • O Dia da Europa
    As ideias subjacentes à atual UE foram apresentadas num discurso de Robert Schuman (Ministro dos Negócios Estrangeiros francês) a 9 de Maio de 1950.
    Este dia passou a assim a ser conhecido como o Dia da Europa - uma oportunidade anual para celebrar as realizações da UE e ponderar sobre os seus objetivos de paz, liberdade, prosperidade e trabalho em conjunto pelo bem comum.
  • O Lema europeu
    O lema europeu foi adotado na sequência de um concurso organizado por várias entidades europeias e no qual participaram 80.000 jovens europeus com idades entre os 10 e os 19 anos. No período de Setembro de 1999 a Janeiro de 2000, duas mil propostas de divisa foram submetidas.
    Depois de uma primeira seleção ao nível nacional, um júri composto por elementos de cada um dos Estados-Membros escolheu 7 divisas que foram submetidas ao Grande Júri, em Bruxelas, presidido por Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia.
    Em 4 de Maio de 2000 no Parlamento Europeu, 500 jovens oriundos de 15 países da União Europeia assistiram à cerimónia em que foi eleita a divisa europeia: Juntos na Diversidade ou Unidade na Diversidade.
  • O Hino
    O Hino Europeu, adaptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comitê de Ministros, em Janeiro de 1972 é o prelúdio ao...
  • O Hino
    O Hino Europeu, adaptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comitê de Ministros, em Janeiro de 1972 é o prelúdio ao...HINO DA ALEGRIA, QUARTO ANDAMENRO DA SINFONIA DE BETHOVEN.
  • O Hino
    O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9.ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823.
    No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade.
    Em 1972, o Conselho da Europa (organismo que concebeu também a bandeira europeia) adotou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra. Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa.
    Em 1985, foi adaptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados?Membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.
  • Outras curiosidades
     A Área Total da UE é de 3.976.372 Km 2 (Europa dos 25).
     A População Total, em 2004 era de 454.900.000 (Europa dos 25).
     O domínio internet europeu é ".eu", desde 9 de Maio de 2006.
     
     São faladas 23 línguas em toda a União europeia.
    O presidente da União Européia é eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma única vez.
    A partir do ano de 2014, as leis da União Européia só serão aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% da população da União Européia.