Figuras de linguagem

11,157 views
10,452 views

Published on

Resumo e diversas ilustrações sobre as seguintes figuras de linguagem:
-Comparação
-Metáfora
-Catacrese
-Metonimia

Published in: Education, Technology, Travel
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
11,157
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
178
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Figuras de linguagem

  1. 1. FIGURAS DE LINGUAGEM As principais
  2. 2. COMPARAÇÃO  Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança.  Exemplo: • O meu coração está igual a um céu cinzento. • O carro dele é rápido como um avião.
  3. 3. METÁFORA  É a figura de palavra em que um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora.  A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo comparativo não está expresso, mas subentendido.
  4. 4. METÁFORA  Na comparação metafórica (ou símile), um elemento A é comparado a um elemento B através de um conectivo comparativo (como, assim como, que nem, qual, feito etc. ).  Muitas vezes a comparação metafórica traz expressa no próprio enunciado a qualidade comum aos dois elementos.  Exemplo : • Esta criança é forte como um touro. • Buscava o coração do Brasil.
  5. 5. COMPARAÇÃO VS. METÁFORA  A comparação assemelha-se à metáfora, que não é mais que uma comparação não assumida, para acentuar a identidade poética entre as duas entidades comparadas.
  6. 6. COMPARAÇÃO VS. METÁFORA  Lendo a expressão "Os teus olhos são como lagos gélidos" existe uma comparação explícita denotada pelo conectivo "como".  Contudo, se dissermos, "Os teus olhos são lagos gélidos", passamos a ter uma metáfora que passa a estabelecer uma relação de identidade poética em vez da mais prosaica comparação que mantém os dois objetos em universos distintos.
  7. 7. CATACRESE  É a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não ser de uso comum; são como gírias do dia-a-dia, expressões usadas para facilitar a comunicação.  Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seres vivos, a seres inanimados.
  8. 8. CATACRESE  Exemplos comuns são:  "os pés da mesa",  "marmelada de laranja",  "vinagre de maçã",  "embarcar no avião",  "cabeça do alfinete",  "braço de rio",  "dente de alho" etc.  Consiste assim em uma metáfora de uso comum, deixando de ser considerada como tal.  Consiste também em dar à palavra uma significação que ela não tem, por falta de termo próprio.
  9. 9. CATACRESE  Emprego de palavras fora do seu significado real; entanto, devido ao uso contínuo, não mais percebe que estão sendo empregadas no sentido figurado: •O pé da mesa estava quebrado. •Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida. •Quando embarquei no avião, fui dominado pelo o medo. •A cabeça do prego está torta.
  10. 10. METONÍMIA  Consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido.  Observe os exemplos a seguir: Saiba que: Atualmente, não se faz mais a distinção entre metonímia e sinédoque (emprego de um termo em lugar de outro), havendo entre ambos relação de extensão. Por ser mais abrangente, o conceito de metonímia prevalece sobre o de sinédoque.
  11. 11. METONÍMIA  Parte pelo todo: • Várias pernas passavam apressadamente. ( = Várias pessoas passavam apressadamente.)  Continente pelo conteúdo: • Bebeu o cálice todo. ( = Bebeu todo o líquido que estava no cálice.)
  12. 12. METONÍMIA  Instrumento pela pessoa que utiliza: • Os microfones foram atrás dos jogadores. ( = Os repórteres foram atrás dos jogadores.)  Marca pelo produto: • Minha filha adora danone. ( = Minha filha adora o iogurte que é da marca danone.)  Autor pela obra: • Gosto de ler Machado de Assis. ( = Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.)
  13. 13. catacrese
  14. 14. "A metáfora e a metonímia"...
  15. 15. metáfora
  16. 16. Abaixo da bandeira do Brasil está escrita a seguinte frase: "Estão tirando o verde de nossa terra." Qual o significado da frase e da modificação da bandeira do nosso país? Acima da bandeira, há uma imagem de duas árvores derrubadas e entre elas a frase "Quer continuar a respirar?". Relacionada com a frase, que outra idéia as árvores derrubadas nos sugerem?
  17. 17. FIM

×