AIDS - The Skeletons

313
-1

Published on

O que é a AIDS, como surgiu, formas de contágio e prevenção.

Published in: Health & Medicine
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
313
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

AIDS - The Skeletons

  1. 1. Aids Camila № 09 Daniele № 11 Leandro № 31 Rayane № 42 Vanessa № 48 Vitória № 49
  2. 2. O que é a Aids?  Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA).  Síndrome: Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.  Imunodeficiência: Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.  Adquirida: Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências.
  3. 3. O que é a Aids?  É uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade. Vírus HIV circulando na corrente sanguínea.  A infecção se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
  4. 4. Como surgiu a Aids?  Ela surgiu a partir de um vírus chamado SIV, encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco-verde africano. Apesar de não deixar esses animais doentes, o SIV é um vírus altamente mutante, que teria dado origem ao HIV (vírus da Aids). O SIV presente no macaco-verde teria criado o HIV2, uma versão menos agressiva, que demora mais tempo para provocar a Aids. Já os chimpanzés deram origem ao HIV1, a forma mais mortal do vírus.  É provável que a transmissão para o ser humano, tanto do HIV1 como do HIV2, aconteceu em tribos da África central que caçavam ou domesticavam chimpanzés e macacos-verdes. Não há consenso sobre a data das primeiras transmissões. O mais provável, porém, é que tenham acontecido por volta de 1930. Nas décadas seguintes, a doença teria permanecido restrita a pequenos grupos e tribos da África central, na região ao sul do deserto do Saara.
  5. 5. Como surgiu a Aids?  Nas décadas de 60 e 70, durante as guerras de independência, a entrada de mercenários no continente começou a espalhar a aids pelo mundo. Haitianos levados para trabalhar no antigo Congo Belga (hoje República Democrática do Congo) também ajudaram a levar a doença para outros países. Entre 1960 e 1980 surgiram diversos casos de doenças que ninguém sabia explicar, com os pacientes geralmente apresentando sarcoma de Kaposi (um tipo de câncer) e pneumonia.  A aids só foi finalmente identificada em 1981.  Em muitos casos, jovens ignoram a necessidade do uso de preservativos por saberem que os remédios podem oferecer uma vida relativamente confortável. Ao todo, estima-se que 25 milhões de pessoas tenham sido vitimadas pela doença e que outros 33 milhões sejam portadores do HIV.
  6. 6. Formas de contágio • Sexo sem camisinha • Sexo Vaginal
  7. 7. Formas de contágio • Sexo sem camisinha • Sexo Oral
  8. 8. Formas de contágio • Sexo sem camisinha • Sexo Anal
  9. 9. Formas de contágio • Uso de seringa por mais de uma pessoa
  10. 10. Formas de contágio • Transfusão de sangue contaminado
  11. 11. Formas de contágio • Leite materno contaminado
  12. 12. Formas de contágio • Instrumentos que cortam não esterilizados
  13. 13. Prevenção  Usar sempre preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas, seringas, material usado na preparação de drogas injetáveis e objetos cortantes (agulhas de acupuntura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicure).  Além dos preservativos comuns, vendidos em farmácias e supermercados, existem outros, menos vulgares, que podem ser utilizados como proteção durante as mais diversas práticas sexuais.  É, também, preciso ter atenção à utilização de objetos, uma vez que, se estiverem em contato com sémen, fluidos vaginais e sangue infectados, podem transmitir o vírus.
  14. 14. Famosos que morreram ... • O cantor Cazuza nasceu em 1958 e morreu em 1991, com 33 anos e está entre os artistas que contraiu a Aids. • Renato Russo, líder da banda Legião Urbana, morreu em 1996, aos 36 anos, também vítima da doença. • Freddie Mercury também foi vítima da doença e morreu em 1991, aos 45 anos.

×