Dna mitocondrial – herança materna

13,579 views

Published on

1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
13,579
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
132
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dna mitocondrial – herança materna

  1. 1. Quitéria Paravidino
  2. 2. A mitocôndria
  3. 3. O óvulo humano Apresenta um citoplasma com muitas mitocôndrias e outras organelas. Todas as mitocôndrias apresentam as mesmas cópias de DNA-mit.
  4. 4. O espermatozóide A cabeça contém o núcleo, o acrossoma e pouquíssimo citoplasma. Todas as mitocôndrias estão na peça intermediária.
  5. 5.  Portanto o embrião, formado a partir da fecundação, terá, em suas células, mitocôndrias formadas, exclusivamente, a partir daquelas presentes no óvulo, isto é, mitocôndrias idênticas às da mãe. Portanto, todas as mitocôndrias de todas as células do indivíduo adulto são de origem materna.
  6. 6. A ORIGEM DA ESPÉCIE HUMANA EO DNA-mit Uma das hipóteses sobre a origem dos seres humanos modernos propõe que o ser humano moderno descende de um pequeno grupo de humanos que colonizou todo o planeta. Esta hipótese está apoiada no estudo e na análise do DNA mitocondrial. A hipótese é que descendemos de uma população de humanos que vivia na África a 200 000 anos e emigrou para o Oriente Médio, Ásia, chegando à Europa há 100 000 anos atrás, dando origem ao Homo erectus e Homo sapiens neanderthalensis.
  7. 7.  Foram feitas análises de sequências de bases nitrogenadas do DNA mitocondrial de diferentes populações humanas, já que este DNA, ao contrário do que ocorre com o DNA nuclear, durante a meiose não sofre alterações como consequência da recombinação genética. As únicas alterações possíveis no DNA mitocondrial seriam decorrentes de mutações. Considerando que as taxas de mutações podem variar de 2% a 4% a cada milhão de anos, podemos considerar estas moléculas bem estáveis ao longo da evolução.
  8. 8.  Pela análise do DNA mitocondrial de 147 mulheres de diferentes populações, chegou-se à conclusão de que toda população humana é proveniente de uma única mulher, conhecida como “Eva africana” ou “Eva negra”, que teria vivido na África há 200 000 anos.
  9. 9. DOENÇAS MITOCONDRIAIS Capítulo recente no estudo das doenças humanas e seu entendimento fisiopatológico necessita de uma abordagem genética de cada paciente. O correto funcionamento das mitocôndrias depende da interação de dois genomas, o nuclear e o mitocondrial. As primeiras descrições de mutações no DNAmt deram-se em 1988. Até 1992, apenas 5 mutações haviam sido descritas. Em 9 anos de pesquisa, a partir de então mais de 100 mutações de ponto diferentes foram publicadas (128 mutações descritas até abril de 2001) e muito mais ainda se espera descobrir após o sequenciamento do genoma nuclear humano.
  10. 10.  Cada célula do corpo humano possui centenas de mitocôndrias. Dentro de uma única mitocôndria existem várias moléculas circulares de DNA, e cada uma delas inclui 37 genes relacionados com a síntese de proteínas envolvidas nas etapas da respiração. Mutações no DNA mitocondrial têm sido relacionadas com o envelhecimento e com uma série de doenças degenerativas, especialmente do cérebro, dos músculos, dos rins e das glândulas produtoras de hormônios. Essas mutações alteram o funcionamento das mitocôndrias de modo que elas deixam de produzir energia para as células continuarem executando suas funções normais.
  11. 11. ALGUNS EXEMPLOS MELAS (Encefalopatias mitocondriais, acidose láctica e episódios similares a acidentes vasculares cerebrais): as manifestações ocorrem principalmente a partir dos 45 anos, sendo um diagnóstico diferencial de AVCs em jovens, muitas vezes acompanhado enxaquecas e/ou convulsões. LHON (Neuropatia óptica hereditária de Leber): perda de acuidade visual central, indolor e de instalação aguda ou subaguda, ocorrendo usualmente dos 12 aos 30 anos de idade. Uma característica importante é que de 50% a 80% dos homens ficam cegos, enquanto apenas 8% a 32% das mulheres apresentam perda total da visão.

×