Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
822
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. O REGIONALISMO DOS BLOCOS ECONÔMICOS E REGIONAIS Item 6.0
  • 2. Blocos Econômicos Os Blocos Econômicos ou regionais são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.  Os blocos econômicos começaram a surgir depois da Guerra Fria. 
  • 3. 3 Tipos Básicos De Blocos Econômicos Zona Livre de Comercio – Redução ou a Eliminação das taxas alfandegárias.  União Aduaneira – Abre mercado internos , regulamentados o comercio dos países membros com outros países .  Mercado Comum – Garante a livre circulação de pessoas , serviços e capitais. 
  • 4. Tipos de Blocos Econômicos      Zona de Preferência Tarifária - Vende um produto com privilégios tarifários entre os membros do grupo. Zona de livre Comércio – Livre comercialização entre países sem a cobraça de impostos . União aduaneira – Tarifa externa comum para países de extrabloco . Ou seja cobram impostos mais caros para países que não fazem parte do grupo – Ex, MERCOSUL (Paraguai, Brasil , Uruguai , Argentina e Venezuela ). Mercado Comum – Garante a livre circulação de pessoas , bens , serviços , bens de produção e pressupões-se a coordenação de políticas macroeconômicas . Ex: União Europeia. União Econômica e Monetária – é um estagio mais avançado do Mercado Comum onde todos os países adotam uma única moeda e um banco central comum.
  • 5. Histórico     A ideia de formação dos blocos regionais ou econômicos,surgiu após a 2ª Guerra Mundial, em virtude da fragilidade da Europa em relação aos EUA. Os países de maior grau de desenvolvimento tendem, nas últimas décadas, aglutinação, formando colossais reservas de poder em todos os sentidos. Os blocos mais poderosos estão a comando dos países do norte, por terem controle da quase totalidade da riqueza mundial. Os países do sul também tem-se articulado na formação de blocos. Mas se percebemos , assim como na divisão Desenvolvido e Subdesenvolvido o Norte se sobrepõe sobre o Sul no caráter de poder
  • 6. MERCOSUL Item 6.1.
  • 7. MERCOSUL      O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi criado em 1991 pelo tratado de Assunção, envolvendo Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que adotaram políticas de integração econômica que se aceleraram a partir de 1995, com a zona de livre comércio envolvendo cerca de 90% de mercadorias internamente sem tarifas de importação. Podemos dizer que a má distribuição de renda, exclusão de grandes contingentes miseráveis e despreparados, crises econômicas, desequilíbrios regionais, são os mais graves problemas para a organização de um mercado comum do países do sul (MERCOSUL). Alguns países tiveram que enfrentar dilemas para participar efetivamente do MERCOSUL, sendo eles, Chile, Peru, Colômbia e Equador. Em mais de dez anos de existência, o comércio entre os membros mais que triplicou e aproximadamente 500 empresas brasileiras abriram filiais na Argentina. Em pouco tempo o comércio entre Brasil e os outros membros já passou de U$$ 8,9 bilhões para U$$ 28,9 bilhões. O MERCOSUL é, atualmente, o quarto maior bloco econômico e a segunda união aduaneira. Em 2007,Brasil e Argentina assinaram um documento de mútuo reconhecimento de direitos trabalhistas para imigrantes dos dois países.
  • 8. ALCA E ALBA Item 6.2.
  • 9. ALCA   A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) foi criada em 1994 para eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba. A instalação deste comércio estava prevista para 2005/2006, mas isso não aconteceu, o que é uma estratégia a manipulação geopolítica estadunidense para manter a hegemonia no continente, anulando blocos menores como MERCOSUL. Brasil e EUA lideram com propostas diferentes as negociações para o início operacional da ALCA, que envolve números expressivos na economia global: 15 trilhões de dólares de PIB total (34 países) e população de 800 milhões.
  • 10. Alba   ALBA ( Alternativa Bolivariana para as Américas) é uma plataforma de cooperação internacional baseada na ideia da integração social, política e econômica entre os países da América Latina e do Caribe. Fortemente influenciada por doutrinas de esquerda, e ao contrário de acordos de comércio livre como a Área de Livre Comércio das Américas (ou ALCA, uma proposta de mercado comum para as Américas que foi defendida pelos Estados Unidos durante a década de 1990) a ALBA-TCP representa uma tentativa de integração econômica regional que não se baseia essencialmente na liberalização comercial, mas em uma visão de bem-estar social, troca e de mútuo auxílio econômico. Os países membros da ALBATCP discutem a introdução de uma nova moeda regional, o SUCRE. Em 24 de junho de 2009, o bloco foi rebatizado para Aliança Bolivariana para as Américas, em substituição ao Alternativa original.
  • 11. NAFTA Item 6.3.
  • 12. Nafta   O Acordo de Livre Comércio da América do Norte começou em 1998, com EUA e Canadá, e adesão do México em 1992. Este bloco acelerou a eliminação das barreiras alfandegárias a partir de 1998 e sofreu problemas, como a concorrência da UE e a fragilidade da economia mexicana, que pode ser exemplificada pelo “Efeito Tequila” que foi uma forte crise econômica financeira em 1994. Como co0nsiste em uma zona de livre comércio, não prevê a livre circulação de pessoas, oque provoca problemas diplomáticos entre EUA e México, em virtude das migrações ilegais de mexicanos.
  • 13. COMUNIDADE ANDINA DAS NAÇÕES Item 6.4.
  • 14. (CAN)    Governos da América Latina se unem e fazem uma integração sub-regional para tratar de assuntos políticos, econômicos, de aliança entre os países, entre outros assuntos. Chile se retira do pacto pois não concordava com algumas determinações, inclusive de devolver sua parte do país para o acesso da Bolívia ao Oceano Pacífico. A Bolívia ainda espera pelo acesso ao Pacífico através do sistema Rodoferroviária. O sucesso das relações da América do Sul também tem em pauta uma ajuda dos Estados Unidos que tinha suas preocupações estratégicas.
  • 15. UNASUL Item 6.5.
  • 16. Unasul    Os presidentes dos países do subcontinente da América do Sul se esforçam no objetivo de criar uma nova entidade (a UNASUL) que atenda as necessidades dos países sulamericanos integrando as economias nacionais. A intenção da UNASUL é implantar uma integração regional mediante a implantação de infraestrutura afim de tornar a América Latina um único Polo. UNASUL veio para unir os países para que eles se tornem mais fortes, realizando grandes exportações, fazendo com que os países fiquem mais ricos e cheguem a ser países desenvolvidos.
  • 17. PACTO AMAZÔNICO Item 6.6.
  • 18. Pacto Amazônico   Em 1978 foi assinado um tratado entre os países que detém a Amazônia de protegê-la. (Os países que dependem e fazem fronteira com a Amazônia.) Os EUA querem que a Amazônia seja uma área de Livre-Comércio, onde todos possam entrar e sair a hora que quiserem, podendo usufruir de todos os bens que a Amazônia tem e produz. Eles querem que a alça seja implantada o mais rápido possível de acordo com seus interesses estratégicos.
  • 19. COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL. Item 6.7.
  • 20. Item 6.7.  A SADC é um bloco econômico criado em 1992 que é formado pelos países da África Austral, ou Meridional, África do Sul, Angola, Botsuana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malauí, Ilhas Maurício, Moçambique, Namíbia, Zimbábue e Seychelles.
  • 21. Objetivos da SADC:   São desenvolver e crescer as economias dos países africanos assim mantendo sua cultura, promovendo paz e estabilidade da região, e a grande luta contra a aids e outras doenças. Outro grande objetivo é diminuir a interdependência comercial entre as nações desenvolvidas, apesar de ter acordos com a União Europeia.
  • 22. BACIA DO PACÍFICO Item 6.8.
  • 23. Item 6.8.    A economia asiática é a mais dinâmica do cenário mundial. Conhecido pela velocidade em seu grande crescimento econômico, são chamados de Dragões ou Tigres Asiáticos. Ainda comunista, o Vietnã abriu-se aos investimentos estrangeiros e ficou conhecido como Tigre Vermelho.
  • 24. ASEAN    Associação das Nações do Sudoeste Asiático, fundada em Bancoc, Tailândia. Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da região e a estabilidade política. Países que compõem esse bloco: Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja.
  • 25. Mapa da ASEAN
  • 26. APEC     Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. Reúne os países banhado pelo pacífico. Os objetivos da APEC são os acordos laterais, bilaterais e multilaterais de comércio. Atualmente a supremacia é a China, como Xangai e Hong Kong.
  • 27. Mapa da Apec
  • 28. CEI Item 6.9.
  • 29. CEI  A Comunidade dos Estados Independentes, criada em 1991, a Rússia busca articular os países recém independentes na formação de um bloco regional em que pudesse manter sua hegemonia, por um lado, e afastar a influência europeia e estadunidense do outro.