Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
453
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
7
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Miastenia grave
  • 2. INTRODUÇÃOA miastenia grave é uma doença autoimune caracterizadapor uma alteração na transmissão dos impulsos nervosospara os músculos. Ela é fatal quando atinge os músculos dadeglutição e da respiração.
  • 3. CAUSAS Desconhece-se o fator que desencadeia o “ataque” doorganismo contra os seus próprios receptores de acetilcolina(substância que funciona como transmissor do impulsonervoso). Na miastenia grave, o sistema imune produz anticorpos queatacam estes receptores. É sabido que a predisposição genética desempenhaimportante papel nesta doença.
  • 4. SINTOMAS No início da doença, os sintomas geralmente sãovariáveis e sutis, podendo também ser súbitos, comfraqueza muscular grave e generalizada, daí a dificuldadeno estabelecimento do diagnóstico. Com frequência se observa como primeiro sintoma afraqueza dos músculos dos olhos, que pode ser isolada ouprogredir para os músculos da deglutição, da fala, damastigação e/ou dos membros. Os sintomas variam muito entre os pacientesacometidos, mas as pequenas e mais simples atividadescotidianas (levantar da cama, tomar banho) podem estarcomprometidas devido à fraqueza muscular.
  • 5. DIAGNÓSTICOO exame físico e o histórico do paciente podem determinar asuspeita da miastenia grave, que pode ser confirmada pelainvestigação da presença de anticorpos no sangue contra osreceptores de acetilcolina.
  • 6. TRATAMENTO Procurar um médico com regularidade e, principalmente, aosprimeiros sinais da doença é fundamental para que se possaindicar o melhor tratamento para cada caso. Somente o médico deverá orientar o paciente em relação aosprocedimentos adequados e ao uso de remédios. O tratamento é feito com uma classe de medicamentosespecífica que diminui a ação da enzima que degrada aacetilcolina na placa motora. Este procedimento faz que aacetilcolina funcione por mais tempo, facilitando sua tarefa detransmissão neuromuscular.
  • 7.  A cirurgia de remoção do timo (timectomia) geralmente é opasso seguinte. Os esteroides são usados em casos maisgraves, bem como as imunoglobulinas. A crise miastênica, que começa com a dificuldade respiratóriae que não responde à medicação, necessita de hospitalizaçãoimediata. Essa crise pode ser oriunda de estresse emocional,infecção, gravidez, menstruação, acidente e reação adversa acertos medicamentos.TRATAMENTO
  • 8. PREVENÇÃO Não existe forma de prevenção à miastenia grave. Em se tratando de uma doença de prognóstico quepermite uma qualidade de vida quase normal, deve-se ateràs complicações que ela pode gerar. Para isso éimportante que o diagnóstico seja precoce.
  • 9. Procure sempre o seu médico.Fontes:Associação Brasileira de Miastenia Grave. <Disponível em>:www.abrami.org.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=2&Itemid=14Dra. Anna Gabriela Fuks (CRM 677680-RJ)Editora médicaRoberto Maggessi (MTE 31.250 RJ)Jornalista responsável