O que é discutir argumentos

1,468 views
1,250 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,468
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
53
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O que é discutir argumentos

  1. 1. O QUE É DISCUTIR ARGUMENTOSEm filosofia, discute-se ideias para tentarchegar à verdade.Discutir argumentos é:1 – Procurar descobrir se são válidos. Semargumentos válidos não vamos a lado nenhum.Questão orientadora: as razões apresentadasjustificam o que se que r defender?2 – Procurar descobrir se, apesar de válido, aspremissas do argumento são falsas ou duvidosas
  2. 2. O QUE É DISCUTIR ARGUMENTOS Vejamos o seguinte argumento:Só os seres a que podemos atribuir deveresmorais têm direitos.Não atribuímos deveres morais aos animaisLogo, os animais não têm direitos.
  3. 3. O QUE É DISCUTIR ARGUMENTOS Inspecção da validade do argumentoSuponhamos que aceitamos as premissas, ouseja, façamos de conta que são verdadeiras.Será que garantem ou justificamnecessariamente a verdade da conclusão? Se asaceitarmos temos de também aceitar o quepretendem defender?A resposta é afirmativa. Se for verdade que só aconsciência de ter deveres torna legítimo serpossuidor de direitos então os animais não têmdireitos. Mas a discussão não fica por aqui…
  4. 4. O QUE É DISCUTIR ARGUMENTOSPor que razão podemos discutir o argumento anteriorapesar de ser válido?Podemos discuti – lo porque argumento só mostra que o osanimais não têm direitos se todas as suas premissas foremverdadeiras, não – duvidosas.Sabemos que as premissas são duvidosas e discutíveis.Basta haver uma premissa duvidosa ou discutível para queo argumento não tenha solidez. Ora é o que acontece coma primeira premissa:Só os seres a que podemos atribuir deveres moraistêm direitos.
  5. 5. O QUE É DISCUTIR ARGUMENTOSA premissa é discutível porque basta pensarno caso das pessoas com deficiênciasmentais profundas e os recém – nascidospara a questionar: se o argumento porhipótese fosse sólido teríamos de rever anossa atitude em relação a essas pessoas.
  6. 6. O QUE É DISCUTIR ARGUMENTOSPara discordar de um argumento é suficiente mostrar que uma das premissas em que se baseia é falsa ou muito pouco plausível.Como o objectivo do argumento é convencer– nos de que os animais não têm direitosele falha porque podemos mostrar que umadas suas premissas é falsa ou pelo menosmuito duvidosa:Os bebés, por exemplo, têm direitos masnão têm deveres
  7. 7. O QUE É DISCUTIR ARGUMENTOSAssim, se um argumento nega ou afirma algo bastapor em causa uma das premissas .Se uma das premissas for falsa ou duvidosa todo oargumento perde com ela a sua solidez.Se lhe for apresentado um argumento (válido) sobre,por exemplo, a imoralidade da guerra, de cujaconclusão discorda, já sabe o que fazer para odiscutir.

×