Pintor fracassado

1,854 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,854
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pintor fracassado

  1. 1. Um Pintor Fracassado
  2. 2. Estes desenhos e aquarelas são nada mais do que uma amostra do autor que tentou ingressar na Academia de Belas Artes de Viena. Se tivesse conseguido, o mundo hoje, sem dúvida, se mostraria definitivamente diferente...
  3. 27. Lamentavelmente, não foi admitido na Academia...
  4. 28. O autor destes trabalhos é Adolf Hitler.
  5. 29. Em setembro de 1907, aos 18 anos, tenta pela primeira vez ingressar na Academia de Belas Artes de Viena. Depois de preparar-se intensamente ao longo de mais de um ano, submete-se ao exame de admissão. Concorre com 113 aspirantes. Consegue superar a prova escrita, na qual são eliminados 33 concorrentes, e submete-se ao exame de desenho, no qual foi avaliado um conjunto de trabalhos seus realizados nos meses precedentes. Foram aprovados somente 28 candidatos e Hitler obteve um “insuficiente”. Ante este fracasso, tenta matricular-se na Escola de Arquitetura, porém não reúne os requisitos necessários e sequer chega a prestar o exame de admissão.   Um ano depois, em setembro de 1908, submete-se novamente ao exame de ingresso na Academia, mas desta vez não consegue passar nem na prova escrita. Não obstante estas duas experiências negativas, instala-se como pintor em 1910. Realiza obras em pequeno formato (5 x 22 cm), geralmente sobre cartolina, copiando paisagens de cartões postais, gravuras antigas e, às vezes, alguma figura natural. Ocasionalmente pintava ao ar livre. Na sua maior parte se tratava de desenhos a lápis, tintas coloridas e aquarelas.
  6. 30. Estas são pinturas e desenhos feitos por Adolfo Hitler antes de se converter em ditador da Alemanha. Foi recusado na escola de arte na Áustria por que somente era bom para desenhar edifícios e paisagens. Quando se tratava de desenhar ou pintar pessoas, faltava-lhe talento. Ele dizia que a escola de arte era controlada por judeus. Há pesquisadores que afirmam ser essa a origem de seu ódio por eles.
  7. 31. FIM

×