Obesidade

1,052
-1

Published on

Published in: Health & Medicine
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,052
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Obesidade

  1. 1. <ul><li>«Já se sabe quem foi o misterioso comprador do quadro de Lucian Freud vendido na semana passada num leilão da Christie´s de Nova Iorque por cerca de 21,33 milhões de euros. Roman Abramovich, proprietário do clube inglês Chelsea, comprou o &quot;Benefits supervisor sleeping&quot; e acabou por dar a Freud, neto do pai da psicanálise, o título de pintor vivo mais caro do mundo.» </li></ul>Notícia:
  2. 2. <ul><li>It's big and it's beautiful ..and it's nothing but flesh! </li></ul><ul><li>A obesidade pode ser fonte de arte e corresponder a uma emoção positiva, como decorre do quadro de Freud. Uma belíssima obra que convoca um sentimento de fascínio. </li></ul><ul><li>Na nossa vida real, e nos tempos que correm, a obesidade é, todavia, um assunto muito sério do ponto de vista da saúde e da qualidade de vida. </li></ul><ul><li>Um problema que se traduz em custos para o indivíduo e para a sociedade. </li></ul><ul><li>Só com uma boa educação e informação correcta poderemos atalhar a sua progressão em países “ditos” desenvolvidos. </li></ul>Comentário:
  3. 3. Quadro vendido: &quot;Benefits supervisor sleeping“ 1995 Pintor - Lucian Freud Naked man 1992
  4. 4. Patologias: A OBESIDADE
  5. 5. A obesidade é o excesso de gordura acumulada pelo corpo quando este não consegue despender mais energia do que a ingerida através dos alimentos
  6. 6. <ul><li>Genética </li></ul><ul><li>Más práticas quotidianas </li></ul>
  7. 7. <ul><li>Os genes contêm a informação de factores biológicos que são transmissíveis de geração em geração. </li></ul><ul><li>Se os pais são obesos, os filhos têm uma predisposição para a obesidade. </li></ul>
  8. 8. Obesidade tipo ginóide Obesidade tipo andróide
  9. 11. <ul><li>Problemas respiratórios </li></ul><ul><li>Problemas cardíacos </li></ul><ul><li>Diabetes </li></ul><ul><li>Hipertensão </li></ul><ul><li>Colesterol alto </li></ul><ul><li>Fraca autonomia motora </li></ul>
  10. 12. <ul><li>Descriminação social </li></ul><ul><li>Isolamento </li></ul><ul><li>Depressão </li></ul>
  11. 13. A Organização Mundial de Saúde elaborou uma tabela de Índice de Massa Corporal (IMC), que nos permite analisar o grau de obesidade. IMC > 18 < 25 kg/m2 Normal IMC > 25 < 30 kg/m2 Excesso de Peso IMC > 30 < 35 kg/m2 Obesidade moderada (grau I) IMC > 35 < 40 kg/m2 Obesidade grave (grau II) IMC > 40 kg/m2 Obesidade mórbida (grau III)
  12. 14. Para nos situarmos na tabela recorremos à seguinte fórmula: <ul><li>Exemplo: </li></ul><ul><li>Para uma pessoa que pese 66 kg e meça 1m68cm, efectuamos o seguinte cálculo: </li></ul><ul><li>660×660=435600 ÷ 168×168=28224= </li></ul><ul><li>Total : 15.43367… </li></ul><ul><li>Conclui-se que se trata de uma pessoa magra. </li></ul>IMC = Peso(kg)² / Altura(m²)
  13. 15. Uma alimentação equilibrada e uma actividade física regular, ajudam a manter o corpo e a mente saudáveis. O Chefe recomenda:

×