Your SlideShare is downloading. ×
Semana 7 e_8_c
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Semana 7 e_8_c

29
views

Published on

Material da semana 7 e 8 turma C Kátia Regina Borgi

Material da semana 7 e 8 turma C Kátia Regina Borgi


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
29
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ferramentas de Apresentação O mundo além do Power Point Quando o assunto é desenvolvimento de apresentações para uma aula, palestra, sempre vem a cabeça o software Microsoft Power Point, é unanime pelo tempo que está em mercado, tornando-se quase sinônimo de apresentação. Existem outros programas existentes no mercado, mas nenhum tão famoso e utilizado quanto este. Mas, em tempos de internet e web 2.0 novos recursos e ferramentas surgem diariamente. Estudaremos dois deles: o Slideshare e o Prezi. Ambos já possuem certa notoriedade na internet e aos adeptos de novas ferramentas mas estes possuem algumas diferenças: enquanto o Slideshare armazena conteúdo e o disponibiliza na internet, não realizando o desenvolvimento, a ferramenta Prezi, permite o desenvolvimento de apresentação com recursos de animação e ao final armazena seu conteúdo, e ainda disponibiliza um link para sua apresentação que ficará na internet. Vamos detalhar como estas ferramentas são utilizadas e podem ajudar em sala de aula. Apresentando com Slideshare O serviço gratuito www.slideshare.net permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos em formato PDF, arquivos desenvolvidos em Microsoft Word (.DOC) e Microsoft Power Point (.PPT). Comentado na postagem de 05 de abril de 2013 no blog da Revista Nova Escola, especializada em Educação1, onde lê-se: “Serve para o compartilhamento de apresentações – pode ser um ótimo espaço para você encontrar bons materiais ou postar as suas produções acadêmicas.” 1 http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/page/2/
  • 2. Sem nenhum cadastramento você pode consultar o material armazenado, bastando para isto, ir em Search, na primeira tela e digitar o tema desejado. Existe grande quantidade de material em língua portuguesa. Tela inicial do serviço Slideshare.net Ao encontrar o conteúdo desejado, a apresentação está disponível para visualização, e você poderá enviá-la por e-mail, compartilhar em redes sociais, salvar o arquivo em seu computador (somente se o autor permitir) e copiar o link de programação (embed) para inserir em um blog ou na plataforma Moodle, como você pode verificar ao lado.
  • 3.  Inserindo meu conteúdo Somente a busca de seu conteúdo disponibilizado já torna este site muito útil, mas o serviço em si é o de armazenamento e compartilhamento de conteúdo. Para utilizar o serviço deverá ser realizado um cadastro, lembrando que o serviço é gratuito. O cadastro é realizado após clicar na última opção: Signup. O usuário poderá conectarse também com seu login/senha dos sites: Facebook ou do Linkedin. Ou criar um conta independente no próprio Slideshare.net. Após logar-se, com uma conta existente, ou criar em sua primeira vez, a tela de Gerenciamento de sua conta aparecerá, e o recurso de Upload (enviar o arquivo de seu computador para o site) já estará disponível.
  • 4. Do lado direito da tela, você terá o gerenciamento de sua conta, com seus arquivos e configurações de sua conta, além de seu logout (saída). Depois que seu arquivo foi enviado para o site, você poderá gerenciar esta apresentação, indo em My Uploads, lembre-se que você estará utilizando a conta gratuita, então alguns recursos estarão bloqueados, como por exemplo torná-lo privativo (Make Private). Tela de Gerenciamento de arquivos enviados para o Slideshare. Existe ainda o Gerenciamento de sua conta, o que possibilita a inserção de uma imagem, e o fornecimento de dados pessoais, alterações de senha, opções de compartilhamento e atualização em redes sociais, entre outras configurações.
  • 5. Desenvolvendo e apresentando com a ferramenta Prezi Apresentações em Prezi são a nova febre da internet. Pelo dinamismo, a facilidade de desenvolvimento e o resultado. O serviço permite a criação, através de templates (formatos prontos) a escolha do usuário, com inserção de texto, imagens, vídeos e áudio, além das animações existentes entre cada um dos slides. Tela inicial do Prezi. Para entender como as apresentações são exibidas é necessário visualizar algumas apresentações, pois o movimento entre os conteúdos tornam a ferramenta muito interessante. Sugiro a apresentação da tela principal, do próprio desenvolvedor. Para utilizar o serviço será necessário logar-se, criando uma conta específica no Prezi, ou aproveitando um conta existente do Facebook.
  • 6. Caso você crie uma conta no próprio Prezi, escolha a opção Cinza que é gratuita, pois mesmo com limitações sua utilização é muito rica:
  • 7. Após logar-se, caso já existam apresentações desenvolvidas e armazenadas, a tela de gerencimanto de conteúdo, tela abaixo aparecerá: Para a criação de um novo escolha o botão Azul à esquerda: New Prezi. Em seguida, escolha o melhor template para seu conteúdo, dentre as várias opções:
  • 8. Em seguida clique em Choose. A área de trabalho lembra nosso antigo Power Point, com os slides à esquerda a área de trabalho ao centro, alguns recursos são disponibilizados na parte superior da tela. Para editar basta clicar no local desejado e iniciar o texto. Para inserção de imagens, ou mudança no template utilize as opões na parte superior da tela. Para editar cada slide, selecione clicando-o na lateral esquerda. Cada slide compõe uma parte da apresentação, quantos slides existiram serão a quantidade de movimento entre eles. Para salvar clique no botão com desenho de um disquete na parte superior da tela e para visualização da apresentação clique no botão azul no canto superior esquerdo. O compartilhamento acontece clicando em Share no canto superior direito, podendo ser inserido automaticamente no Facebook, ou ainda transformado em PDF. Caso deseje alterar a ordem da sequência de apresentação clique em Edit Path, que uma numeração (sequência de apresentação) aparecerá e clicando em cima dos números e arrastando-os a ordem da apresentação acontecerá.
  • 9. Após editar a nova sequência, clique em Done, um botão que estará à direita de sua tela. Ao sair da área de edição, você terá a apresentação e as possibilidades de compartilhamento de seu conteúdo. Visualize que ao final da tela, você poderá dar download da apresentação, re-editar, compartilhar. Escolha Share (Compartilhar) para obter o link de sua apresentação e distribuí-la. Para a visualização, não é necessário que se esteja logado, ou mesmo que tenha uma conta. Bastando somente informar o link da apresentação. O exemplo acima (que não está completado) está no link: http://prezi.com/yn33nx-a_5w0/untitled-prezi/?kw=view-yn33nx-a_5w0&rc=ref3699800