Engenharia de Software
Apresentação da Disciplina de Engenharia de Software
Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensi...
Roteiro do dia
 Apresentações:
 da Disciplina.
 do Plano de Ensino.
 dos critérios de Avaliação??
 Como será Comparti...
Vamos Pensar!!!
 O que são Software?
 O que são Sistemas?
 O que é Sistemas de Informação??
Software
Qualquer programa ou grupo de programas que instrui o hardware
sobre a maneira como ele deve executar uma tarefa,...
O que são Sistemas?
Observem as frases:
O sistema telefônico.
O sistema de coleta de lixo está funcionando muito bem.
O si...
O que são Sistemas?
•

Constatamos:
• Os sistemas estão sempre acompanhados de
seus objetivos, logo:

O objetivo declarado...
O que são Sistemas de Informação?
•

Tonsing (2008) defini Sistemas de Informação como:
1. “...Conjunto de elementos inter...
Vamos refletir!!
1. Qual é a importância de um Sistema de Informação para uma
organização?
2. Como os Sistemas de Informaç...
Agora vamos analisar!!
Vamos analisar!!
1. Onde estes dados estão armazenados?
2. Como vemos os mesmos dados em diferentes dispositivos?
3. Como ...
Engenharia de Software
•

Pressman (2002) conceitua Engenharia de Software como o
estabelecimento e uso de sólidos princíp...
Engenharia de Software
Áreas de Conhecimento











Requisitos de Software;
Análise e desenho de software;
Implementação de softwar...
Ementa!!
Introdução à engenharia de software; Importância do
produto de software; Processo de desenvolvimento de
software;...
Objetivo Geral!
•

O objetivo da disciplina é apresentar aos alunos os conceitos
fundamentais da engenharia de software, a...
Objetivos Específicos!
1. Proporcionar aos alunos conhecimentos para identificar, aplicar e
descrever métodos, técnicas e ...
Critérios de Avaliação!!
1.
2.
3.
4.
5.

Assiduidade;
Desenvolvimento das Atividades;
Trabalho em equipe;
Avaliação disser...
Plano de Ensino!!
Um planejamento das atividades que realizaremos ao
longo do ano.
Poderá sofrer alterações caso necessári...
Compartilhando Informações!!
• Todo o material de aula, listas de exercícios, alterações
do plano de aula, etc., etc.... E...
Para Próxima Aula
Daremos início a disciplina Engenharia de Software, estudaremos:
 A importância do Software;
 As cara...
Lembrem-se!!
Realizem a leitura solicitada para termos um encontro mais
produtivo!!

22
Referências
ENGHOLM JR, Hélio. Engenharia de Software na Prática. Editora Novatec, 2007.
PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Eng...
Referências
NOGUEIRA, Marcelo. Engenharia de Software: um framework para a gestão de
riscos em projetos de software. Edito...
Apresentação da disciplina de Introdução à Informática
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Apresentação da disciplina de Introdução à Informática

396

Published on

Apresentação da disciplina de Engenharia de Software do Curso Técnico em Informática - Integrado ao Ensino Média do Instituto Federal do Paraná - Câmpus de Paranavaí.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
396
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação da disciplina de Introdução à Informática

  1. 1. Engenharia de Software Apresentação da Disciplina de Engenharia de Software Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – 2º Ano Prof. Késsia R. C. Marchi kessia.marchi@ifpr.edu.br
  2. 2. Roteiro do dia  Apresentações:  da Disciplina.  do Plano de Ensino.  dos critérios de Avaliação??  Como será Compartilhado o conteúdo!
  3. 3. Vamos Pensar!!!  O que são Software?  O que são Sistemas?  O que é Sistemas de Informação??
  4. 4. Software Qualquer programa ou grupo de programas que instrui o hardware sobre a maneira como ele deve executar uma tarefa, inclusive sistemas operacionais, processadores de texto e programas de aplicação. (Fonte: Dicionário Michaelles)
  5. 5. O que são Sistemas? Observem as frases: O sistema telefônico. O sistema de coleta de lixo está funcionando muito bem. O sistema de avaliação dos professores... O sistema circulatório apresentou problemas. O sistema de vendas apontou uma desaceleração no mercado.
  6. 6. O que são Sistemas? • Constatamos: • Os sistemas estão sempre acompanhados de seus objetivos, logo: O objetivo declarado de um sistema é, a priori, a razão de sua existência.
  7. 7. O que são Sistemas de Informação? • Tonsing (2008) defini Sistemas de Informação como: 1. “...Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo...” 2. “...Sistemas de informação é agente de otimização/integração dos processos da empresa...”
  8. 8. Vamos refletir!! 1. Qual é a importância de um Sistema de Informação para uma organização? 2. Como os Sistemas de Informação podem ajudar ou atrapalhar uma organização? 3. O que mudaria nas organizações se não existissem os sistemas de informação?
  9. 9. Agora vamos analisar!!
  10. 10. Vamos analisar!! 1. Onde estes dados estão armazenados? 2. Como vemos os mesmos dados em diferentes dispositivos? 3. Como tudo isso é estruturado?
  11. 11. Engenharia de Software • Pressman (2002) conceitua Engenharia de Software como o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais. • Tonsing (2010) diz que a Engenharia de Software surgiu com o objetivo de utilizar princípios de engenharia no desenvolvimento de software para aumentar a qualidade dos produtos oferecidos, diminuir os custos e riscos relacionados e criar processos repetíveis e eficazes para serem utilizados nos ciclos de manutenção e desenvolvimento.
  12. 12. Engenharia de Software
  13. 13. Áreas de Conhecimento           Requisitos de Software; Análise e desenho de software; Implementação de software; Testes de Software; Manutenção de Software; Gerência de configuração de Software; Gerência da engenharia de Software; Processos da engenharia de software; Ferramentas e métodos de engenharia de software; Qualidade de software
  14. 14. Ementa!! Introdução à engenharia de software; Importância do produto de software; Processo de desenvolvimento de software; Modelos de processo de software; Requisitos de software; Ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software; Qualidade de software. Fundamentos de gerência de projetos. Interface Homem-Máquina.
  15. 15. Objetivo Geral! • O objetivo da disciplina é apresentar aos alunos os conceitos fundamentais da engenharia de software, abordando modelos abstratos e precisos, que permitam ao engenheiro de software especificar, projetar, implementar e manter sistemas computacionais, dentro dos princípios de qualidade de software e, também, planejar e gerenciar os processos de desenvolvimento de software
  16. 16. Objetivos Específicos! 1. Proporcionar aos alunos conhecimentos para identificar, aplicar e descrever métodos, técnicas e ferramentas da Engenharia de Software no desenvolvimento de produtos computacionais; 2. Identificar, descrever e comparar os modelos de processo de desenvolvimento de software, o seu ciclo de vida e metodologias de análise/projeto e gerenciamento da qualidade de software; 3. Adquirir habilidades para gerenciar projetos de software, além de analisar, projetar, verificar, validar e manter sistemas de software;
  17. 17. Critérios de Avaliação!! 1. 2. 3. 4. 5. Assiduidade; Desenvolvimento das Atividades; Trabalho em equipe; Avaliação dissertativa individual Recuperação paralela
  18. 18. Plano de Ensino!! Um planejamento das atividades que realizaremos ao longo do ano. Poderá sofrer alterações caso necessário, para tanto, todas as alterações serão previamente informadas para os alunos.
  19. 19. Compartilhando Informações!! • Todo o material de aula, listas de exercícios, alterações do plano de aula, etc., etc.... Estarão disponíveis no blog: • http://kessiamarchi.blogspot.com.br/
  20. 20. Para Próxima Aula Daremos início a disciplina Engenharia de Software, estudaremos:  A importância do Software;  As características de um Software;  A crise do Software;  O ciclo de vida dos sistemas;  Os paradigmas de desenvolvimento. Leitura Obrigatória Livro: Engenharia de Software Autor: Capítulo: Páginas:
  21. 21. Lembrem-se!! Realizem a leitura solicitada para termos um encontro mais produtivo!! 22
  22. 22. Referências ENGHOLM JR, Hélio. Engenharia de Software na Prática. Editora Novatec, 2007. PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões. 3ª ed. Editora LTC, 2011. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8ª ed. Editora Pearson, 2007. TONSIG, Sérgio Luiz. Engenharia de Software: Análise e Projeto de Sistemas. 2ª ed. Editora Ciência Moderna, 2008
  23. 23. Referências NOGUEIRA, Marcelo. Engenharia de Software: um framework para a gestão de riscos em projetos de software. Editora Ciência Moderna, 2009. PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de Software: Teoria e Prática. 2ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. SCHACH, Stephen R. Engenharia de Software: Os paradigmas clássico e orientado a objetos. 7ª ed. Editora McGraw-Hill, 2009.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×