• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
A criação do universo e origem da vida no planeta terra
 

A criação do universo e origem da vida no planeta terra

on

  • 10,485 views

 

Statistics

Views

Total Views
10,485
Views on SlideShare
10,485
Embed Views
0

Actions

Likes
2
Downloads
146
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    A criação do universo e origem da vida no planeta terra A criação do universo e origem da vida no planeta terra Presentation Transcript

    • INTRODUÇÃO Tem sido sempre objeto da curiosidade humana; É um assunto envolvente e instigante, porque trata da nossa própria origem e trajetória evolutiva; Ele nos induz a refletir acerca de nossa pequenez ante as grandiosas e perfeitas leis que regem o micro e o macrocosmo.
    • Alguma vez na vida jáquestionamos: Como se deu a formação do Universo? E a vida na Terra como começou? O que estou fazendo aqui? De onde vim? Para onde vou? Qual a finalidade da minha vida?
    • GÊNESE (Do grego génesis, pelo latimgenese) Sistema cosmogônico; sucessão dos seres; conjunto dos fatos que concorrem para a produção de qualquer coisa. Formação dos seres, desde sua origem; geração; criação. Bioliga. Formação, produção ou desenvolvimento de uma célula, um órgão, um indivíduo ou uma espécie. Fisiologia. Modo de formação dos elementos anatômicos, de acordo com o qual se formam, mais ou menos rapidamente, corpos sólidos ou semi- sólidos, a partir das substâncias líquidas (Enciclopédia Brasileira Mérito).
    • A Gênese se divide em duaspartes: A história da formação do mundo material; A história da Humanidade e seu princípio corporal e espiritual.
    • O universo é o conjunto de tudo quanto existe,incluindo-se a terra, os astros, as galáxias e toda a matéria disseminada no espaço.
    • Na visão espírita “o Universocompreende a infinidade dosmundos que vemos e dos que nãovemos, todos os seres animadose inanimados, todos os astros quese movem no espaço, assimcomo os fluídos que opreenchem.”. (Allan Kardec, OLivros dos Espíritos, cap. III,Formação dos mundos).
    • A Ciência não considera o Universo uma Criação Divina. ...., mas procura entender o princípio das coisas através de diferentes estudos
    • A maioria dos cientistas, estudiososda origem do Universo, acredita queseu início se deu há quinze bilhõesde anos, por meio de uma enormeexplosão, a partir de umaconcentração de matériaextraordinariamente quente e condensada. Esse modelo denominado explosão primordial quente, foi popularizado com o nome de “Big Bang”, literalmente, "grande explosão". (Temática Barsa)
    • ... ao Cosmo luminoso.Da Idade das Trevas LINHA DO TEMPO CÓSMICA ... http://www.guia.heu.nom.br www.sciam.com.br É um erro comum pensar que o Big-Bang é uma teoria sobre as origens cósmicas. Não é verdade. [...] Não nos diz nada sobre o que foi que explodiu, por que explodiu, como explodiu, nem francamente se chegou a haver mesmo um explosão. (Brian Greene. O tecido do cosmo. Cap. 10. p.317.)
    • Imagem do nascimento deestrelas a 12 bilhõesde anos luz da Terrasemelhante ao “Big Bang”
    • O Espiritismo compatibiliza-se com a Ciência, entendendo que o procedimento científico é a forma pela qual ele podeconstruir o conhecimento, com o acréscimo apenas de certos dados de ordem espiritual, uma vez que todos os acontecimentos são planejados, iniciados e guiados no plano extraterreno (Curti, 1980, p. 17).
    • • O Universo foi criado por Deus por Sua única e exclusiva Vontade. (LE, questão 38). A vontade todo- poderosa está representada pelas palavras do Gênese: “Deus disse: Faça-se a luz, e a luz foi feita”.
    • “... Revestido das leis do universo e da impulsão inicial inerente à sua formação, a matéria cósmica primitiva fez que sucessivamente nascessem turbilhões, aglomerações desse fluido difuso, amontoados de matéria nebulosa que se cindiram por si próprios e se modificaram ao infinito para gerar, nas regiões incomensuráveis da amplidão, diversos centros de criações simultâneas ou sucessivas.”. (Gênese, Cap. VI, 15)
    • Assim, os centros primitivos de matéria cósmica condensada, submetidos às leis universais do movimento, deram origem às aglomerações de matéria mais adensadas.
    • Os Planetas, em geral, são formados demassas de matéria condensada, porém aindanão solidificadas, destacadas da massacentral solar, pela ação da força centrifuga eque tomam, em virtude das leis do movimento,a forma esferoidal, mais ou menos elíptica, conforme o grau de fluidez que conservaram. (Allan Kardec. A Gênese. Cap. VI, item 23).
    • A formação da Terra seiniciou há bilhões deanos, em processosque se estenderam porlargos períodos e eras.A Terra se formou aomesmo tempo que oSol e o resto doSistema Solar pelacondensação de umanuvem de gás noespaço interestelar.(Gribbin, 1983, p. 107).
    • Teorias para explicar origemda Terra: 4,6 bilhões de anos, originou-se primeiro o sol através de uma densa nuvem de poeira e gás que se contraiu, formando não só o sol mas outros planetas, inclusive o planeta Terra;  Com a radioatividade das rochas algumas partes da Terra se derreteu. O níquel e o ferro se fundiram formando o núcleo, enquanto na superfície ficou um oceano de rochas incandescentes;
    •  A Terra primitiva sofreu um resfriamento, os vulcões entraram em erupção emitindo gases que formaram a atmosfera, por sua vez originando matéria orgânica e água; há cerca de 3,5 bilhões de anos, grande parte da crosta terrestre já estava formada, mas bem diferente da atual  Para a formação atual, continentes e ilhas, levou-se milhões de anos, pois por volta de 3,5 bilhões de anos atrás a Terra estava dividida em um só continente.
    • Segundo Emmanuel, o orbe terrestreresultou de parte da matériaincandescente desprendida danebulosa solar sob a direção de Jesus –seu governador espiritual – e de seusprepostos divinos, em regime de co-criação com Deus. (A caminho da Luz)
    • “ …, na crosta solidificada do planeta, como no fundodos oceanos, podia-se observar a existência de umelemento viscoso que cobria toda a Terra.Estavam dados os primeiros passos no caminho da vidaorganizada. Com essa massa gelatinosa, nascia noorbe o protoplasma e, com ele, lançara Jesus àsuperfície do mundo o germe sagrado dos primeiroshomens.”.
    • Segundo o Espiritismo, a vida, também, é o resultado destacomplexa evolução comprovada pela Ciência. Allan Kardec, em AGênese, André Luiz, em Evolução em Dois Mundos e Emmanuel,em A Caminho da Luz, atestam para a formação da camadagelatinosa, depois das altas temperaturas e resfriamento peloqual passou o nosso planeta, na época de sua constituição, hácinco bilhões de anos. Há o aparecimento do protoplasma e todaa cadeia evolutiva. A diferença entre Ciência e Espiritismo é queo segundo faz intervir a ação dos Espíritos no processo deevolução.
    • Visão da Ciência; Visão da Bíblia; eVisão do Espiritismo
    • Segundo a Ciência, a vida é oresultado de uma complexaevolução que durou umacentena de milhões de anos.Sua origem é desconhecida.Contudo, estabelece algumashipóteses sobre o começo.
    • Dentre as hipótesesaventadas, a mais aceitepelos cientistas é a de que avida se originou a partir daformação do protoplasma,matéria elementar dascélulas vivas. O protoplasmaevolui para as bactérias,vírus, amebas, algas, plantas,animais até chegar àformação do homem.
    • Segundo a Bíblia, no princípio dos tempos Deus criou,simultaneamente, todas as plantas e animais superiores, a partirda matéria inerte. Deus, do pó da terra, forma o primeiro homem- Adão -, sopra-lhe as narinas e lhe dá vida. Retira-lhe uma desuas costelas e cria a Eva. Esta é tentada pela serpente ecome, juntamente, com Adão o fruto proibido - a maçã.Literalmente considerada, esta noção é mitológica eantropomórfica. Dá-se a impressão que Deus é um ceramistaque manuseia os seres criados por Ele.
    • Allan Kardec, no capítulo XII de A Gênese, esclarece-nos comprecisão a linguagem figurada da Bíblia. Adão e Eva não seria o primeiro e único casal, mas a personificação de uma raça, denominada adâmica; a serpente é o desejo da mulher de conhecer as coisas ocultas, suscitado pelo espírito de adivinhação; a maçã consubstancia os desejos materiais da humanidade.Assim, a visão da Bíblia sobre aorigem da vida no plante Terra nãodeve ser simplesmente rejeitada esim estudada como sendo “a históriada infância dos povos”. Em suasalegorias há muitos ensinamentosvelados cujo sentido oculto deve serpesquisado; por outro lado devemser submetidos à razão e à Ciência,apontando-se-lhe os erros.
    • De acordo com Emmanuel,no livro “A CAMINHO DALUZ”, psicografado porChico Xavier, encarnaramaqui na Terra, Espíritosque foram expulsos de umplaneta do sistema deCapela, que fica naConstelação de Cocheiro,situado a 42 anos-luz denosso planeta.
    • Através dos conhecimentos trazidos pelo Espiritismoquanto às relações do princípio material e espiritual,natureza da alma criada simples e ignorante, suaunião com o corpo, sua marcha na escala doprogresso através de reencarnações e através dosmundos, libertação gradual da influência da matériapelo uso do livre-arbítrio, da causa de seus bons emaus pendores, nascimento e morte, estado naerraticidade e da felicidade futura após perseverançano bem, pode-se entender todas as partes daGênese espiritual.
    • Sabe então ohomem de ondevem, por que estána Terra, paraonde vai. Seucativeiro nestemundo somentedele depende.Compreendeentão amajestade,bondade e justiçado Criador.