Estrutura geológica do brasil

945 views
835 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
945
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Estrutura geológica do brasil

  1. 1. Componentes:- Alceu Vinicius - Denise Lima-Kamila Joyce-Mariana Coelho
  2. 2. Idade absoluta e idade relativa Quando se fala da idade de uma rocha, pode-se falar de idade absoluta oude idade relativa. Vamos ver essa diferença.A idade relativa não nos diz quantos milhões de anos a rocha tem Ela nosinformar que essa rocha é mais antiga ou mais jovem que outra ou então seela se formou antes ou depois de um determinado evento geológico.Isso é feito com base em alguns princípios. Princípio é um ponto de partida,uma referência de certo modo inquestionável sem a qual não se podeavançar, em Ciência, com qualquer segurança.1. Princípio da superposição – Em uma sequência de camadas de rocha nãodeformadas, cada camada é mais jovem do que aquelas que estão abaixodela. Esse princípio é tão óbvio e tão aceito cientificamente que algunsautores o chamam de lei, não de princípio. As rochas sedimentares formam-se pela deposição de sedimentos (cascalho, areia, argila, etc.). Isso valetambém para a lava vulcânica, que forma pilhas de até várias dezenas dederrames, como se vê no sul do Brasil, onde há 135 milhões de anos houveintenso vulcanismo formador de basaltos e riodacitos.
  3. 3. • Rochas Sedimentares
  4. 4. 2 Princípio da continuidade lateral original – seqüencias estratigráficasidênticas expostas em lados opostos de um vale devem ser interpretadas comorestos de camadas que já forma contínuas na área na qual o vale foi aberto.Quem conhece o Grand Canyon, no Colorado (EUA), ou já o viu em fotos oufilmes lembrará que há um grande pacote de camadas de rochas horizontaisde um lado e de outro do rio Colorado. As camadas que estão em um ladoaparecem com as mesmas características e na mesma ordem no outro lado,mostrando que eram contínuas e foram erodidas pelo rio.
  5. 5. • Grand Canyon
  6. 6. A idade AbsolutaA idade absoluta é aquela que nos diz, com maior grau de certeza, háquantos milhões ou bilhões de anos a rocha se formou. Pode serdeterminada de duas maneiras, pelo conteúdo fossilífero ou pela dataçãoradiométrica, que utiliza a radioatividade natural das rochas.Se a rocha contém fósseis, sua idade será a idade desses fósseis. Isso é muitosimples, mas é um método com enormes limitações. Nem toda rochacontém fósseis; as ígneas, por exemplo, nunca os têm. E, mesmo quando arocha contém restos ou vestígios de animais ou plantas, eles podem ser dedifícil obtenção. Outro problema é que alguns fósseis viveram durante umperíodo de tempo muito grande, assim, o intervalo possível para a formaçãoda rocha em que estão é muito amplo, e de pouca utilidade. Por isso, sãomuito importantes os chamados fósseis-indices. São seres vivos que viveramdurante um período de tempo curto (em termos geológicos) e em amplasáreas do planeta. Desse modo, são relativamente fáceis de encontrar e,quando descobertos, sabe-se que a rocha em que estão tem uma idade queestá num intervalo de tempo não muito amplo.
  7. 7. Para superar as grandes limitações da datação pelo conteúdo fossilífero, usa-se a datação radiométrica, que só se tornou possível quando, há cerca de 100anos, descobriu-se a radioatividade.Radioatividade é o processo de desintegração espontânea de átomos dealguns elementos químicos encontrados na natureza.Toda a matéria é formada de átomos e os átomos são constituídos de umnúcleo, onde existem prótons e nêutrons e de elétrons, que giram em tornodesse núcleo.Os elementos químicos radioativos emitem uma radiação, que pode ser detrês tipos: dois prótons e dois nêutrons, como o núcleo do elemento hélio(radiação alfa), elétrons (radiação beta) ou uma radiação eletromagnética,semelhante aos raios X (radiação gama). Com a emissão dessas radiações, osátomos originais, radioativos, transformam-se em átomos de outroelemento, estáveis, isso é, não radioativos. Sabendo-se a velocidade com queesse processo ocorre, determina-se a quantidade do elemento formado pelaradioatividade e assim determina-se há quanto tempo o processo estáocorrendo naquela rocha. Esse tempo será sua idade.
  8. 8. • Rochas sedimentares com fosseis
  9. 9. Se você leu Como funciona a Terra, sabe que a estrutura física da Terra temvárias camadas distintas. Existe um núcleo interno sólido, um núcleo externoderretido, uma manta maleável e uma crosta sólida. A crosta, a camada maisfina, forma a superfície da Terra e é onde os fósseis são formados edescobertos. Na área de Recreação Nacional do Lago Mead você pode vercamadas expostas de rocha sedimentares de vários períodos da eraPaleozóica
  10. 10. • Rochas do Lago Mead

×