• Like
Estrutura geológica do brasil
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Estrutura geológica do brasil

  • 641 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
641
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
13
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Componentes:- Alceu Vinicius - Denise Lima-Kamila Joyce-Mariana Coelho
  • 2. Idade absoluta e idade relativa Quando se fala da idade de uma rocha, pode-se falar de idade absoluta oude idade relativa. Vamos ver essa diferença.A idade relativa não nos diz quantos milhões de anos a rocha tem Ela nosinformar que essa rocha é mais antiga ou mais jovem que outra ou então seela se formou antes ou depois de um determinado evento geológico.Isso é feito com base em alguns princípios. Princípio é um ponto de partida,uma referência de certo modo inquestionável sem a qual não se podeavançar, em Ciência, com qualquer segurança.1. Princípio da superposição – Em uma sequência de camadas de rocha nãodeformadas, cada camada é mais jovem do que aquelas que estão abaixodela. Esse princípio é tão óbvio e tão aceito cientificamente que algunsautores o chamam de lei, não de princípio. As rochas sedimentares formam-se pela deposição de sedimentos (cascalho, areia, argila, etc.). Isso valetambém para a lava vulcânica, que forma pilhas de até várias dezenas dederrames, como se vê no sul do Brasil, onde há 135 milhões de anos houveintenso vulcanismo formador de basaltos e riodacitos.
  • 3. • Rochas Sedimentares
  • 4. 2 Princípio da continuidade lateral original – seqüencias estratigráficasidênticas expostas em lados opostos de um vale devem ser interpretadas comorestos de camadas que já forma contínuas na área na qual o vale foi aberto.Quem conhece o Grand Canyon, no Colorado (EUA), ou já o viu em fotos oufilmes lembrará que há um grande pacote de camadas de rochas horizontaisde um lado e de outro do rio Colorado. As camadas que estão em um ladoaparecem com as mesmas características e na mesma ordem no outro lado,mostrando que eram contínuas e foram erodidas pelo rio.
  • 5. • Grand Canyon
  • 6. A idade AbsolutaA idade absoluta é aquela que nos diz, com maior grau de certeza, háquantos milhões ou bilhões de anos a rocha se formou. Pode serdeterminada de duas maneiras, pelo conteúdo fossilífero ou pela dataçãoradiométrica, que utiliza a radioatividade natural das rochas.Se a rocha contém fósseis, sua idade será a idade desses fósseis. Isso é muitosimples, mas é um método com enormes limitações. Nem toda rochacontém fósseis; as ígneas, por exemplo, nunca os têm. E, mesmo quando arocha contém restos ou vestígios de animais ou plantas, eles podem ser dedifícil obtenção. Outro problema é que alguns fósseis viveram durante umperíodo de tempo muito grande, assim, o intervalo possível para a formaçãoda rocha em que estão é muito amplo, e de pouca utilidade. Por isso, sãomuito importantes os chamados fósseis-indices. São seres vivos que viveramdurante um período de tempo curto (em termos geológicos) e em amplasáreas do planeta. Desse modo, são relativamente fáceis de encontrar e,quando descobertos, sabe-se que a rocha em que estão tem uma idade queestá num intervalo de tempo não muito amplo.
  • 7. Para superar as grandes limitações da datação pelo conteúdo fossilífero, usa-se a datação radiométrica, que só se tornou possível quando, há cerca de 100anos, descobriu-se a radioatividade.Radioatividade é o processo de desintegração espontânea de átomos dealguns elementos químicos encontrados na natureza.Toda a matéria é formada de átomos e os átomos são constituídos de umnúcleo, onde existem prótons e nêutrons e de elétrons, que giram em tornodesse núcleo.Os elementos químicos radioativos emitem uma radiação, que pode ser detrês tipos: dois prótons e dois nêutrons, como o núcleo do elemento hélio(radiação alfa), elétrons (radiação beta) ou uma radiação eletromagnética,semelhante aos raios X (radiação gama). Com a emissão dessas radiações, osátomos originais, radioativos, transformam-se em átomos de outroelemento, estáveis, isso é, não radioativos. Sabendo-se a velocidade com queesse processo ocorre, determina-se a quantidade do elemento formado pelaradioatividade e assim determina-se há quanto tempo o processo estáocorrendo naquela rocha. Esse tempo será sua idade.
  • 8. • Rochas sedimentares com fosseis
  • 9. Se você leu Como funciona a Terra, sabe que a estrutura física da Terra temvárias camadas distintas. Existe um núcleo interno sólido, um núcleo externoderretido, uma manta maleável e uma crosta sólida. A crosta, a camada maisfina, forma a superfície da Terra e é onde os fósseis são formados edescobertos. Na área de Recreação Nacional do Lago Mead você pode vercamadas expostas de rocha sedimentares de vários períodos da eraPaleozóica
  • 10. • Rochas do Lago Mead