Your SlideShare is downloading. ×
Certo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Certo

589
views

Published on

Trabalho de Filosofia

Trabalho de Filosofia


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
589
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. TRABALHO DE FILOSOFIA/ALUNAS:DELUSA,LARISSA & MARIANA
  • 2.  Em nosso município e região este esporte se iniciou pelos anos de 1965 e 1966.Existia apenas uma modalidade no laço que se chamava ‘’quadro’’ com 10 laçadores e a premiação era apenas um troféu,não se tinha custo nenhum nem com inscrição nem com almoço; Os rodeios eram ralizados nas fazendas eo gado era do próprio proprietário da fazenda; Não se tinha essa cancha tradicional como se tem hoje,nem brete de saída nem de chegada,um peão abria o portão da mangueira a rez corria até a outra mangueira eo laço era tirando por outro peão q ficava em cima da cerca com um gancho para tirar o laço do chifre do gado.Muitas vezes a cerca era só dum lado o outro lado era cercado com os carros dos participantes e espectadores que estavam no evento e não havia corredor para os laçadores tbm; Os maiores eventos do genero sempre acontecia com 8 a 10 quadros de laçadores; O primeiro CTG em Bocaina do Sul,foi o SINUELO DA QUERENCIA,da localidade de pessegueiros,o patrão era o sr Isacc Miranda. Em Fundo do Campo, amigos se reuniram e formaram o CTG RINCÃO DA SERRA,no qual um dos primeiros patrões foi o sr Ino Zimermann e alguns peões:Antoninho Assink,Jaci de Souza,Nereu Mello e Adriano Mello.
  • 3.  Em Lages,formaram o CTG PELEGO BRANCO um dos primeiros patrões foi o sr Eris Gomes.Eo CTG BARBICACHO COLORADO.
  • 4.  O MTC (Movimento Tradicionalista Catarinense), foi fundado em 18/05/1973, com Estatutos publicados à página 22 do Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, n° 9872, de 07/11/1973, declarado de utilidade pública pela Lei Estadual n° 5941 de 17/09/1981, hoje encontra-se sediado na cidade de Lages, junto ao Parque de Exposições Conta Dinheiro. Em seguida passou a denominar-se ATGESC (Associação Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina). - O MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), foi fundado em 29/07/1985, devidamente registrado no Registro de Pessoas Jurídicas em São Joaquim/SC, Livro A - Folhas 145 a 147, sob n° 097 e data de 10/09/1985, sediado no Parque de Exposições da cidade de São Joaquim.
  • 5.  - Reunidas em Assembléia Geral conjunta, na cidade de Otacílio Costa, previamente convocada nos termos dos respectivos Estatutos Sociais, RESOLVEM, tendo em vista a Identidade de seus objetivos, fundir-se em uma só Entidade Tradicionalista, coordenadora das atividades das Entidades filiadas, e que sucederá as que se fundem em todos os seus direitos e obrigações, passando a reger-se pelos presentes Estatutos Sociais. - Sob a denominação de Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina, com a sigla de MTG-SC, fica constituída uma sociedade civil, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, que se regerá pelos presentes ESTATUTOS SOCIAIS e pela Legislação Pertinente.
  • 6. Compete, ainda ao MTG-SC, preservar as expressões Movimento TradicionalistaGaúcho, Centro de Tradições Gaúchas, Movimento Tradicionalista Catarinense,Associação Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina, bem como assiglas MTG, CTG, MTC, ATGESC, evitando o uso inadequado das mesmas e suautilização na denominação de entidades não identificadas com o objetivo do MTG-SC, perante a Tradição Gaúcha do Estado de Santa Catarina. - O Termo Gaúcho e respectivas variações, tal como, é aqui entendido, não significa apenas o natural do Rio Grande do Sul, mas sim o homem do campo das Regiões meridionais da América do Sul, tomando-se por Pátria do gaúcho e origem de sua Tradição à terra, que começa nos pampas da Argentina, se estendendo no Uruguai e pelos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O telurismo resultante, já não se restringe a essas regiões limítrofes, tendendo a espraiar-se por todos os rincões da Terra Brasileira
  • 7.  I – Interna (considerada aquela realizada no âmbito interno de uma entidade, com a participação restringida exclusivamente aos seus associados) ; II – Local (considerada aquela realizada entre uma ou mais entidades do mesmo Município); III – Regional (considerada aquela que objetive a participação de entidades de uma Região Tradicionalista ou de outras Regiões Tradicionalistas próximas) IV – Estadual (considerada aquela que objetive a participação de entidades de todo o Estado de Santa Catarina); V – Interestadual e/ou Nacional (considerada aquela que objetive a participação de entidades oriundas de quaisquer Estados da Federação); VI – Internacional (considerada aquela que objetive a participação de entidades e/ou delegações de outros Países);
  • 8. PARQUE DA FESTA DA UVA- CAXIAS DOSUL/RS
  • 9.  O lenço gaúcho surge no Rio Grande do Sul como meio de distinção entre os federalistas e os republicanos. Gaspar Silveira Martins, político liberal, fundou o Partido Federalista adotando a Lenço Vermelho (Maragato). Como um símbolo de luta, Júlio de Castilhos, político aliado do Governo Federal, defendia o Partido Republicano e tinha como símbolo o Lenço Verde (Pica- paus). Mais tarde, o General Flores da Cunha, ao fundar o Partido Republicano Liberal, adotou o Lenço Branco (Chimango). Foi a partir do poemeto “Antonio Chimango”, onde Ramiro Barcelos, com o codinome Amaro Juvenal, satirizou o governador da época, Antonio Augusto Borges de Medeiros, que os republicanos ficaram conhecidos como chimangos.   As cores mais tradicionais são a branca e a vermelha, que se popularizaram a partir da Revolução Federalista (1893). Hoje, o lenço de pescoço é peça integrante da indumentária gaúcha e sua cor não mais reflete posição político-partidária.
  • 10. ANO DE 2010-MAICO OLIVEIRA E ANO DE 2012_RICARDINHO E GILMARGLEISON_CTG PRESILHA SANTOS_CTG RANCHO DA AMIZADE/SÃOCAMPOBELENSE/CAMPO BELO DO SUL-SC MATEUS DO SUL-RS
  • 11. COPA AMURES ESTADUAL DE LAÇO  Cloves Cruz braço de ouro em 1998 no município de SANTIAGO/RS.  Cassiano Cruz atual campeão da copa amures.  Franciel Moraes,atual capeão amures,3x campeão estadual e vice campeão brasileiro do laço.
  • 12.  1:Aquiles Pereira e Lucas Rosa 2:Alan Soares e Thaian de Avila. 3:Felipe Quevedo e Diego Batista.
  • 13. O nosso munícipio hoje,tem umadas melhores estruturasquando se fala em parque derodeio e cancha de laço,noestado de SC.No ano de 2011 a31* Mostra do Campo,garantiuo maior número de equipe delaçadores num único rodeio anível de estado,com 206equipes.Neste ano de 2012 a32* Mostra do Campoconcerteza irá garantir essetítulo novamente ao munícipiopelo segundo anoconsecutivo,com 210 equipes de4 laçadores.
  • 14. Artigo 48 – a entidade promotora do evento terá por obrigação a realizaçãodas seguintes modalidades, consideradas como oficiais pelo MTG-SC:I – Laço Patrão de CTGII – Laço Patrão de PiqueteIII – Laço de Equipes (admitidas as variações possíveis)IV – Laço Piás e Laço BonequinhasV – Laço Guris e Laço PrendinhasVI – Laço Vaca Parada (em todas as categorias)VII – Laço Pais e FilhosVIII – Laço VaqueanosIX - Laço VeteranoX – Laço de Coordenadores, ex-Coordenadores e Diretoria do MTG.(MODIFICADO - MOÇÃO APROVADA NA XXII CONVENÇÃO TRADICIONALISTA –26.05.2010)XI – Laço Prendas
  • 15.  uma modalidade que foi iniciada dentre os padrões tradicionais dos Rodeios,o laço prenda vem se destacando com o passar do tempo,já temos em nosso estado uma seleção só de mulheres que representam o CTG OS PRAIANOS em SÃO JOSÉ. E em julho deste ano o CTG BOCA DA SERRA de STO AMARO DA IMPERATRIZ ,criou o 1* DUELO DE ANITA,mais um incentivo para a força feminina no laço comprido. No qual a ganhadora de um moto OK foi Mariana Borges.
  • 16. Mais uma modalidade de incentivo,para as crianças.