Turismo rural

  • 509 views
Uploaded on

APRESENTAÇÃO ELABORADA PARA CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE TURISMO RURAL DE UNA( ASENTURUNA)

APRESENTAÇÃO ELABORADA PARA CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE TURISMO RURAL DE UNA( ASENTURUNA)

More in: Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
509
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
14
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. TURISMO RURALASSOCIAÇÃO02 MAIO 2011
  • 2. TURISMO RURAL O Turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.
  • 3. ATIVIDADES TURÍSTICAS NO MEIORURAL As atividades turísticas no meio rural constituem-se da oferta de serviços, equipamentos e produtos de: hospedagem alimentação recepção à visitação em propriedades rurais recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação. pode apresentar como atração as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência internacional no chamado agronegócio.
  • 4. TURISMO RURAL A agregação de valor também faz-se presente pela possibilidade de verticalização da produção em pequena escala, ou seja, beneficiamento de produtos in natura, transformando-os para que possam ser oferecidos ao turista, sob a forma de conservas, produtos lácteos, refeições e outros. O Turismo Rural, além do comprometimento com as atividades agropecuárias, caracteriza-se pela valorização do patrimônio cultural e natural como elementos da oferta turística no meio rural. Assim, os empreendedores, na definição de seus produtos de Turismo Rural, devem contemplar com a maior autenticidade possível os fatores culturais, por meio do resgate das manifestações e práticas regionais (como o folclore, os trabalhos manuais, os “causos”, a gastronomia), e primar pela conservação do ambiente natural.
  • 5. ASSOCIAÇÃO É uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica para a realização de um objetivo comum.
  • 6. COMO MONTAR UMA ASSOCIAÇÃO?I. Reunião de pessoas que deliberam e decidem fundar uma entidade com personalidade jurídica.II. Elaboração de estatuto e aprovação em Assembléia, elaboração da ata e descrito todos os responsáveis tais como presidente e secretário, eleitos pelos presentes.III. São encaminhados os documentos ao cartório.IV. registrar inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, no INSS, na Junta Comercial do estado e na Prefeitura da cidade sede onde obterá o alvará de licença de funcionamento. Os registros na junta comercial e no INSS só são necessários se a entidade praticar algum ato comercial.• Toda associação com personalidade jurídica é dotada de patrimônio e movimentação financeira, porém não poderá repartir o retorno econômico entre os associados.
  • 7. PROPOSTA ASSOCIAÇÃO DE TURISMO RURAL DE UNA ATUAR NA CAPACITAÇÃO DOS INTERESSADOS EM ATUAR NO TURISMO RURAL : COMO RECEBER O TURISTA, COMO ORGANIZAR A ÁREA PARA RECEBER, O QUE SERVIR, O QUE VENDER; CONHECER A HISTÓRIA LOCAL, COSTUMES DESENVOLVER O TURISMO RURAL DE FORMA ORGANIZADA
  • 8. QUEM FAZ PARTE ASSOCIAÇÕES RURAIS JÁ EXISTENTES CADA ASSOCIAÇÃO SERIA UM NÚCLEO DA ASSOCIAÇÃO DE TURISMO RURAL ONDE CADA PRESIDENTE, VICE OU REPRESENTANTE ELEITO TRARIA AS DEMANDAS DAQUELA REGIÃO PARA UMA REUNIÃO DIFICULDADES : DESLOCAMENTO GRANDES DISTÂNCIAS
  • 9. PRÓXIMOS PASSOS MEMBRO DO CONSELHO DE TURISMO DE UNA PARTICIPAÇÃO DE UMA REDE DE TURISMO ATUAR COM IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA DOS PRODUTOS PARA TER AUMENTO DE RENDA. DIVERSIFICAR A ATIVIDADE PRODUTIVA PARTICIPAÇÃO EM FÉRIAS, EVENTOS ETC.
  • 10. JUSTIFICATIVA UNA 9.080 moram na zona rural = 37 % da população Tamanho: 1.177,5 km2oferta: cachoeiras, fazendas de cacau, seringa, piaçava, mangustin, graviola, cupuaçu, pimenta do reino, produção de mel etc.Praias desertas e semi-desertas, clima bom , mata atlântica.