Módulo de Content Marketing – MBA em Marketing Digital / BI International
Aluna: Juliana Rezende Andrade Figueiredo

Resum...


Menor custo por lead: ao contrário de exibição de publicidade, publicidade impressa e televisão, o
PPC, PPI ou publicid...
Canais
Os principais canais a serem trabalhados neste plano serão: mídias sociais, artigos e comentários em site
próprio e...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Trabalho MBA Marketing Digital - Content Marketing

49

Published on

Trabalho sobre content Marketing do MBA de Marketing Digital do BI International.

Published in: Marketing
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
49
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho MBA Marketing Digital - Content Marketing

  1. 1. Módulo de Content Marketing – MBA em Marketing Digital / BI International Aluna: Juliana Rezende Andrade Figueiredo Resumo Executivo – Plano de Marketing de Conteúdo para o aplicativo “Vc é seu Guia” Este material consiste no plano de lançamento e divulgação do aplicativo “Vc é seu Guia”. O aplicativo é uma proposta de substituir a necessidade de agências de viagens, fazendo com que a própria pessoa possa preparar toda a sua viagem levando em consideração as indicações de pessoas que conhecem os locais e que podem indicar a melhor forma de aproveitar os locais. O aplicativo se apresenta com uma proposta de “faça você mesmo”, atendendo as expectativas do perfil de público indicado, uma vez que ele é feito pelas próprias pessoas que compartilham suas experiências e viram referência no assunto. A missão deste planejamento é transformar o aplicativo em um dos maiores do mercado na área de turismo, tornando-o referência em conteúdo de turismo self service. O objetivo do planejamento é desenvolver uma campanha que dê suporte para o lançamento do aplicativo que, juntamente com as demais estratégias de marketing irão divulgar o serviço gerando adesão, engajamento e downloads do aplicativo. O aplicativo e sua divulgação pela web se justificam pelo poder de visibilidade da rede. Os sites hoje são a principal fonte de busca de informações. São mais de 11 bilhões de buscas por mês somente no Google (dezembro, 2012). Além disso,  Share of Voice: marketing de conteúdo otimizado e de qualidade pode ajudar ao “VC é seu Guia”, a atingir resultados superiores em mecanismos de busca e ganhar uma fatia maior de voz entre os seus concorrentes online.  Interação com o cliente: quando as pessoas descobrem a marca de uma forma inteligente, o site torna-se uma viagem interativa.
  2. 2.  Menor custo por lead: ao contrário de exibição de publicidade, publicidade impressa e televisão, o PPC, PPI ou publicidade de mídia social, não há custos recorrentes inerentes ao marketing de conteúdo - além do custo do desenvolvimento do mesmo.  Leads de maior qualidade: os leads oriundos de estratégias de Inbound são oito vezes mais propensos a conversão que os leads de Outbound. A primeira etapa da campanha terá duração de 15 dias, onde haverá um monitoramento constante para identificar e validar o perfil do principal público e o tipo e volume de interação ideal para cumprir os objetivos. Metas As principais metas a serem alcançadas com a campanha serão:  Lançamento: gerar conhecimento da página para as pessoas através de divulgação de conteúdo de qualidade e adequado ao público-alvo, ou seja, likes, twitters e visitas ao site.  Gerar engajamento com a proposta, fazendo com que as pessoas participem com seus depoimentos e indicações, ou seja, comentários e mensagens no site e nas redes. Público-alvo / personas Homens, ABC 18+. Pessoas interessadas em turismo de aventura com experiências diferenciadas. Possibilidade de aumento de procura nos finais de semana, férias e feriados. Persona: Marcelo, 32 anos, analista de sistema com especialização na área. Mora na capital do estado e trabalha com gerente de projetos na empresa onde trabalha há 3 anos. Sua renda média mensal é de R$ 4.500,00 e tem como prioridade chegar a gerente de portfólio e por isso está buscando uma nova especialização. Aproveita o tempo de sobra para conhecer pessoas e lugares novos e gosta de estar sempre entre os amigos. É considerado formador de opinião, pois está sempre antenado em novidades.
  3. 3. Canais Os principais canais a serem trabalhados neste plano serão: mídias sociais, artigos e comentários em site próprio e em outros sobre o assunto; email marketing, blog, vídeos, infográficos, aplicativos mobile, revistas digitais, manifestos, colaboração, serviços baseados em localização, clubes e redes. Nestes canais, a proposta inicial de plano editorial será: Velocidade: três mensagens por dia. Tom: amigável, com atitude. Ação desejada: seguir as redes sociais e baixar o aplicativo. Estrutura: mensagens com informações completas, com imagens e vídeos. Processo O planejamento e todo o desenvolvimento do conteúdo, assim como a mensuração e acompanhamento será feito por equipe específica da agência, tendo entre outros envolvidos, analistas de mídias sociais, produtores de conteúdo, gerente de projeto e gerente de mídias sociais, redator e todo o suporte necessário. Mensuração As principais formas de mensuração serão específicas para cada etapa da campanha. Para este período inicial, serão identificados “Suspects” através de picos de tráfego, referência, manifestações sociais (likes, tweets, compartilhamentos, +1 etc). Para os “Prospects”, a mensuração será feita através de conversão e comentários. Para a etapa de lead, utilizaremos engajamento, downloads, click through, tempo gasto consumindo seu conteúdo. Após o período estipulado neste plano e dos resultados obtidos, será desenvolvido um novo planejamento com novos objetivos que serão complementares a este ou novos que serão definidos de acordo com a estratégia de crescimento da empresa.

×