Your SlideShare is downloading. ×
Apresentao1 100118125756 Phpapp02
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Apresentao1 100118125756 Phpapp02

548
views

Published on


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
548
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Portfólio Joyce Morais
  • 2. CICLO DE PALESTRAS - CONRERP
    Cenário
    O Conrerp deseja promover um ciclo de palestras em comemoração ao dia das Relações Públicas. O evento teria como tema Planejamento de resultados, Novas tecnologias e Tendências de mercado e se chamaria Ciclo de Palestras. Ele se destinaria a estudantes, profissionais de relações públicas e pessoas de interesse dos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, principalmente em suas respectivas capitais. Foi estipulada uma meta de 150 pessoas para se inscreverem e participarem deste evento. As inscrições serão feitas pela internet e para a entrada do evento foi cobrado um livro e/ou alimento não perecível.
    Objetivo
    Como objetivo proposto foi ampliar a visibilidade do Ciclo de Palestras Relações Públicas, alcançando uma grande participação do target no evento.
  • 3. SoluçãoForam propostas as seguintes ações para a divulgação do evento:Criação de site, blog, Orkut e Twitter para promover uma interação maior com os interessados, nesses meios havia informações sobre a palestra, assim como, sobre os palestrantes, informativos e noticias atualizadas sobre o evento e o meio. Ainda na plataforma virtual foram também criados e-mail marketing e banners para a divulgação em sites e instituições de ensino superior.Outros canais de divulgação propostos forma VT, spot, cartaz, banner, flyer e assessoria de imprensa. Por fim viu-se necessário algumas ações de guerrilha para chamar a atenção do público para o evento e criar conteúdo para canais como Youtube e blog e gerar também mídia espontânea.
  • 4. RP EM DIA - CONRERP ApresentaçãoA Conrerp é o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas que atua na região de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Sua sede fica em Belo Horizonte e é presidido por Valdeci Corrêa Ferreira. Sua finalidade é regulamentar, orientar e fiscalizar o exercício da profissão de Relações Públicas. Em uma parceria com a UNA e a Newton Paiva, será realizado um evento chamado “RP em dia”, para estudantes de RP, profissionais e pessoas de interesse. A Conrerp pretende ampliar o público que participará da palestra através de uma ação de divulgação. O conteúdo da palestra foi escolhido de maneira que envolva os presentes, e a Conrerp acredita no trabalho de assessoria de imprensa, para ampliar esse público.ObjetivoAmpliar a visibilidade do projeto RP em dia junto ao target.
  • 5. SoluçãoA divulgação do evento acontecerá por cartazes fixados nas principais faculdades da região, além da divulgação por e-mail marketing, mala direta e banner virtual. Também será criado um blog com informações sobre RP e uma assessoria de imprensa para jornais locais.
  • 6. Dona Diva – Café QuitandaCenárioA “Dona Diva - Café e Quitanda” nasceu de um sonho das filhas da Dona Diva, especialista em pães de queijo, mas oferece outros produtos como café, bolos, broa de fubá e doces. Sua loja fica localizada no Mercado Central de Belo Horizonte e tem uma estrutura física bastante aconchegante, o que caracteriza um lugar mais caseiro e, ao mesmo tempo, sofisticado. Seu público alvo são pessoas que sabem selecionar um produto de bom gosto e que apreciam o verdadeiro pão de queijo mineiro. Atualmente, a loja não é percebida pelo público que freqüenta o Mercado, principalmente por ainda ser uma loja nova e sem posicionamento mercadológico, tanto em termos de produto como de serviços prestados.ObjetivoDesenvolver campanha de posicionamento da “Dona Diva Quitandas e Café” no Mercado Central, visando ampliar sua base de clientes/consumidores, seja quem possui atividades no ambiente do Mercado ou freqüentadores.
  • 7. Solução
    Criar a identidade visual da loja usando a marca em copos, sacolas, embalagens, comandas, camisas, avental e fachada da loja.
    Também foi proposto parcerias com lojas em locais estratégicos para a exposição de cartazes da loja e plotagem nos corredores próximos a loja.
    Para fazer a loja mais conhecida ações diretas foram propostas como criação de cortesia, oferecendo desconto, produto ou brinde, cartão fidelidade e degustação do pão de queijo para se fazer conhecido o produto.
  • 8. E-morarCenário Atualmente o setor imobiliário está em franco crescimento e a cada dia mais as pessoas estão investindo em imóveis, seja pela segurança ou pela oportunidade que o mercado oferece. Diante desse cenário, o Sr. Menoti em conversa com seu amigo, desenvolveu a idéia de criar um site exclusivo de informações voltadas para o setor.No portal é possível saber, gratuitamente, informações sobre esses assuntos ou ter dicas de como reformar ou construir sem dor de cabeça, comprar ou vender um imóvel, decoração, arquitetura, jardinagem, construção, materiais e acabamentos, serviços e projetos.ObjetivoDesenvolver uma estratégia de lançamento do Portal E-morar no mercado e uma comunicação constante.
  • 9. SoluçãoCriar uma nova marca para o portal lançando a marca em um evento para pessoas formadoras de opinião. Na internet a campanha teria base nas mídias sociais em ferramentas como Orkut e Twitter, link patrocinado, e-mail marketing e com a divulgação por banners virtuais em sites relacionados. No meio físico a campanha vai ser endossada por cartazes, spot, VT, AD revista, calendário patrocinado, flyer, Folder presentation e brinde para ser distribuído em feiras e eventos do setor. Também foi sugerida uma tabela de preço para potenciais anunciantes e uma ação de guerrilha junto às campanhas virtuais e de revistas onde os participantes podem participar de um jogo.
  • 10. Faculdade de Engenharia UNACenárioA faculdade de engenharia da UNA possui oito tipos de cursos. A cada semestre são desenvolvidos trabalhos interdisciplinares dirigidos – TIDIR. A faculdade de engenharia pretende mostrar o que os estudantes vêm desenvolvendo ao longo do semestre no TIDIR. Serão escolhidos pelos professores os melhores trabalhos e enviados a exposição. O público alvo desse planejamento são os alunos da UNA e de outras faculdades, a sociedade de interesse, empresas de engenharias e entidade de classe tais como: SME, Senge e Sinarq.ObjetivosPretende – se com esse planejamento apresentar os melhores trabalhos TIDIR da faculdade de engenharias UNA. Alcançar um reconhecimento pelos projetos desenvolvidos.
  • 11. SoluçãoExpor o trabalho dos alunos em palestras, feiras de engenharia, no evento aula inaugural, realizada no início do semestre no Centro Universitário UNA, e em lugares abertos como shoppings. Criar um workshop e uma semana da engenharia dentro da faculdade para promover uma interação com os alunos e promover conhecimento, também criar um blog onde esses trabalhos possam ser expostos e divulgados. Para a divulgação foi proposto folders e e-mail marketing convidando publico externo e alunos para os eventos.
  • 12. Fundação João PinheiroCenário A Fundação João Pinheiro é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Atua nas áreas de ensino e pesquisa em administração pública, avaliação de políticas públicas e na produção de indicadores estatísticos, econômicos, demográficos e sociais.A Fundação João Pinheiro desenvolveu o projeto denominado SEIS - Sistema Estadual de Informações de Saneamento.O objetivo do SEIS é a coleta e sistematização de informações capazes de caracterizar os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta, manejo e destinação de resíduos sólidos urbanos e sistema de drenagem pluvial urbana, além de dados sobre a gestão municipal em saneamento.Existem três eixos operacionais do projeto: o primeiro é a pesquisa, o segundo são as oficinas de capacitação e o terceiro é a sistematização da coleta de informações.ObjetivoAmpliar a visibilidade junto à sociedade, sobre o saneamento básico e a importância de se conhecer a sua realidade; em consequência, agregar valor da importância aos questionários aplicados pelo projeto SEIS.
  • 13. SoluçãoCriar uma assessoria de imprensa para provocar e conquistar a sociedade mineira com pautas locais. Divulgar a campanha por meios como TV, outdoors, revistas, cartazes, banners virtuais, cartas, mala direta com brinde e e-mail marketing, construindo um blog com informações sobre saneamento, este blog será divulgado pelo twitter, a ser criado, por links patrocinados e parceria com blogs. Foi recomendável também a criação de uma revista eletrônica que conscientiza sobre o uso correto do formulário de pesquisa, assim como o treinamento de pessoas que manterão contato com os prefeitos e/ou chefes de gabinetes. Por fim foi sugerido um concurso universitário no estado de MG sobre “saneamento básico”, o evento tende a provocar mídia espontânea que amplificará a visibilidade do assunto diante da sociedade.
  • 14. Sociedade Mineira de EngenhariaCenário A Sociedade Mineira de Engenharia – SME - foi fundada em 1931 para representar a classe dos engenheiros. Ela vem trabalhando em prol da integração, desenvolvimento e valorização dos engenheiros, arquitetos e agrônomos. A SME pretende ampliar junto ao seu público alvo conhecimento acerca da ART - Anotação de Responsabilidade Técnica - com o objetivo de disseminar a importância e os benefícios da utilização da ART. A princípio, as ações serão focadas em toda região metropolitana de Belo Horizonte e, posteriormente, estendidas a todo o estado de Minas Gerais.O grande foco está centrado em fazer-se entender e o quanto é importante e seguro trabalhar dentro da legalidade, tendo em vista que a ART é uma obrigação. Desta forma, pretende-se divulgar, além da representatividade da ART, a importância de se utilizar o código da ART/SME junto às empresas, profissionais, autônomos e estudantes (que estão prestes a se formar).Seus concorrentes diretos são os sindicatos das categorias, que também possuem uma identificação de ART e que disputam com ela a inserção deste código na ART.ObjetivosAmpliar o número de empresas, autônomos, formadores de opinião e demais públicos ligados ao segmento de Engenharia, Arquitetura e Agronomia que utilizam o código da ART/SME e conscientizá-los da importância desta prática.
  • 15. SoluçãoFazer um grande evento de lançamento da campanha com nova identidade, e ao mesmo tempo sensibilizar e ressaltar a importância da ART. Para essa campanha será feito um blog, banner virtual, e-mail marketing e link patrocinado para dar maior visibilidade ao site da empresa. Será criado um folder, para explicar os propósitos/objetivos da entidade e da ART, cartaz, AD Revista e banner para serem expostos ou veiculados em escolas, faculdades e eventos do meio. Realizar palestras com assuntos do meio em questão e expor a utilização do código da ART/SME, criando parceria com empresas para implantar o conceito da SME junto a elas. Envio de mala direta para os profissionais, com brindes e o flyer, divulgando a ART da SME e conscientizando a importância do uso da ART e seus benefícios. Organizar o Clube dos engenheiros criando um torneio de futebol para os profissionais associados ao clube trazendo também as esposas oferecendo massagem a elas. Todos os eventos serão assessorados por uma equipe que fará o relacionamento com a imprensa.
  • 16. Trote solidário
    Cenário
    O trote solidário consiste em  implantar uma nova cultura de recepção de calouros nas universidades. O objetivo é criar uma conscientização de solidariedade, cidadania e promover ações sociais, seja como voluntário para alguma instituição, ou projeto do terceiro setor, doações de roupas ou de sangue, e outras propostas, para fins benéficos à sociedade.Na UNA, é a primeira vez que acontece um trote solidário, será implantado um método diferente. Esse método é um jogo chamado OASIS, que oferece refugio e esperança no deserto, tendo como proposta exatamente isso, levar algo novo para a comunidade, de maneira simples, lúdica e divertida, levando os jovens a colocar a mão na massa e ao mesmo tempo estimular a capacidade de empreendedorismo comunitário, em cada um dos participantes.
    Objetivo
    Este planejamento tem como objetivo principal mobilizar o maior número de pessoas para participarem de uma ação social/sustentável  pelo método OASIS. Será realizado um trote solidário a partir do dia 10 de agosto.
  • 17. Solução Para divulgar foi proposta a criação de um blog com informações sobre o programa e interação com os alunos interessados. Ainda na plataforma virtual a divulgação será feita por e-mail Marketing, Orkut, Twitter e o site das duas faculdades participantes, UNA e UNI-BH. Os coordenadores, professores e representantes de turma foram outros canais escolhidos para divulgar e orientar os alunos para participares do evento, principalmente pela proximidade que eles têm com o público alvo. Dentro das instituições a divulgação será feita por folders, jornais e TV’s universitárias, banners, fixação de texto nas paredes da faculdade no molde de mídia alternativa e eventos com artistas que tenham atitudes sustentáveis tanto do campo da musica quanto do teatro, cada um usando sua arte como linguagem. Por fim, os alunos que participarem ganha um certificado que vale na contagem de horas extracurriculares.