Semana do trânsito

1,244 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,244
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
306
Actions
Shares
0
Downloads
18
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Semana do trânsito

  1. 1. Semana do trânsito Escola Estadual São Benedito Josiane Amaral
  2. 2. OBJETIVO GERAL: • Sensibilizar alunos sobre a importância do respeito ao trânsito em nosso bairro, para um dia- a dia mais seguro, orientando-os para um comportamento de cidadão solidário e acima de tudo que tenha amor a vida, e que seja respeitoso enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.
  3. 3. •Escolha um dos temas sobre o trânsito e escreva uma frase criativa
  4. 4. Tema 1 • RESPEITO, ATENÇÃO E CUIDADO= TRÂNSITO SEGURO E UMA VIDA FELIZ
  5. 5. Tema 2 Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas -2013
  6. 6. Na opinião do estudante José L. F. Trindade: “A nossa sociedade foi complacente com o uso de drogas, entre elas o álcool. Antigamente o dependente químico era um risco apenas aos familiares e amigos. Hoje com milhões de carros que podem desenvolver altas velocidades, em espaço cada vez mais restrito, tragédias têm sido muito comuns. Nossa tolerância tende a diminuir drasticamente em relação a todos os tipos de dependências. Viver em sociedade exige respeito às leis que defendam a vida. A fiscalização da lei seca deve ser ainda mais rigorosa.”
  7. 7. Tema 3 • “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida” - 2012
  8. 8. Tema 4 “O jovem e o trânsito” - 2007
  9. 9. Tema 5 • "Cinto de segurança e cadeirinha” 2010
  10. 10. Tema 6 • “A Criança do trânsito” 2008
  11. 11. Nova resolução deixa Lei Seca mais rígida - 29/01/2013 17:12 - Portal Brasil Com a nova lei, além do bafômetro, serão admitidos vídeos e outras provas como o depoimento do policial, testes clínicos, e outros testemunhos, para provar a embriaguez do motorista. A lei prevê, ainda, que caso o motorista reincida na mesma infração dentro de um ano, o valor da multa será duplicado e poderá chegar a R$ 3.830,60, além da suspensão do direito de dirigir por doze meses.
  12. 12. Por que a lei está mais rígida? • A violência do trânsito no Brasil pode ser demonstrada em números. Por ano, pelo menos 35 mil pessoas morrem em decorrência de acidentes. Só em rodovias federais, essa quantidade se aproxima a 7 mil. Numa lista de causas de desastres, a ingestão de álcool aparece entre os sete vilões das estradas. Não se pode negar que motoristas alcoolizados potencializam a gravidade dos acidentes. • O álcool é um forte depressor do Sistema Nervoso Central. Por isso, quem bebe e pega o volante tem os reflexos prejudicados. Fica mais corajoso, mas reage de forma lenta e perde a noção de distância. Quando é vítima de desastre de trânsito, resiste menos tempo aos ferimentos, já que as hemorragias quase sempre são fatais.
  13. 13. Celular no volante • Na Inglaterra o usuário pode sofrer punição de até 2 anos de cadeia.
  14. 14. Todos os temas: 1: “Respeito, atenção e cuidado = trânsito seguro e uma vida feliz” 2: „Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolha‟ 3. “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida” 4. “O jovem e o trânsito” 5. "Cinto de segurança e cadeirinha” 6. “A Criança do trânsito”
  15. 15. Sugestões de Atividades - Coletar dados e criar gráficos sobre a violência no trânsito de Uberaba - Produzir textos argumentativos e reflexivos que analisem, critiquem e ofereçam propostas para diminuição da violência no trânsito - Organizar produtos, no formato de infográfico, blog, jornal mural ou fanzine, contendo os textos/dados produzidos, dirigidos à comunidade escolar
  16. 16. O que é fanzine? • Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic. Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã). • Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política, com especial incidência em histórias em quadrinhos
  17. 17. Referências • http://portal.rg3.net/index.php/alberto- peixoto/329-nova-lei-seca-2013.html • http://www.dprf.gov.br/PortalInternet/leiSe ca.faces

×