Fotossntese

2,611
-1

Published on

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,611
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fotossntese

  1. 1. Fotossíntese• Em 1771 Joseph Priestley realizou uma experiência, demonstrando que os vegetais “restauram” o ar viciado pela combustão de uma vela, de tal forma que esse ar, depois de restaurado, é capaz de sustentar novamente a combustão ou ainda permitir a respiração de uma animal.• Essa descoberta foi apenas a ponta do iceberg.• Jan Ingenhousz
  2. 2. Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção deenergia necessária para a sua sobrevivência.O termo fotossíntese significa síntese que usa luz.
  3. 3. Parede Célula celular clorofilada Núcleo Folha Vacúolo Cloroplasto Esquema da Tilacóide molécula de Membrana externa clorofilaMembrana interna Complexo antenaTilacóide DNA Cloroplasto Estroma Granum Granum Membrana do tilacóide
  4. 4. A água é uma das matérias-primas da fotossíntese.A água e os sais minerais são retirados do solo atravésda raiz da planta e chega até as folhas pelo caule emforma de seiva, denominada seiva bruta. No ar querespiramos existe um gás muito importante, o dióxido decarbono. Esse gás entra nas plantas pelas folhas. A luzdo sol, por sua vez também é absorvida pela folha,através da clorofila, substância que dá a coloração verdedas folhas.
  5. 5. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes emglicose (açúcar). Essa substância é conduzida ao longo dos canaisexistentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza partedesse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada naraiz, caule e sementes, sob a forma de amido.
  6. 6. Apesar de ser tão importante, a fotossíntese necessita de muito pouco paraacontecer: água, dióxido de carbono e luz. No processo da fotossíntese aplanta liberta algumas substâncias de que não necessita, como é o caso dooxigênio. Este gás é fundamental para a respiração dos seres vivos.Então ela retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima decombustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.
  7. 7. O açúcar produzido pela planta é utilizado para produção de energia. Se aplanta produzir açúcar em grande quantidade, ela armazenará esse açúcarpara uso futuro.Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver. Aenergia é retirada dos alimentos.
  8. 8. Os animais obtêm o seu alimento comendo plantas e outros animais. As plantasnão comem, mas produzem o seu próprio alimento (açúcar) através do processoda fotossíntese.A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, osanimais e muitos outros seres seriam incapazes de sobreviver porque a base dasua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelasplantas verdes.
  9. 9. Até pouco tempo acreditavas-se que a Floresta Amazônica era a granderesponsável pela manutenção dos níveis de oxigênio da terra, sendochamada de “pulmão do mundo”. Porém, recentes pesquisas descobrirama existência de um novo “pulmão”: as algas marinhas. Apesar de seapresentar nas cores verdes, azuis, marrons, amarelas e vermelhas, todasas algas possuem clorofila e fazem fotossíntese.
  10. 10. Etapa fotoquímica• Ocorrem nas partes clorofiladas do cloroplastos - lamela e grana• Absorção de luz pelas clorofilas.• Síntese de ATP.• Fotólise da água.• Redução do NADP à NADPH2
  11. 11. Etapa química• É processada no estroma do cloroplasto• Absorção e fixação do CO2• Redução do CO2 pelo NADPH2• Gasto de ATP• Síntese de açúcar

×