Your SlideShare is downloading. ×
Karakuri
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Karakuri

450
views

Published on

excelente conceitos para atacarmos as perdas detectadas quando aplicamos o Muri, Mura, Muda, muitas vezes complicamos muito e a simplicidade é um dos preceitos deste conceito.

excelente conceitos para atacarmos as perdas detectadas quando aplicamos o Muri, Mura, Muda, muitas vezes complicamos muito e a simplicidade é um dos preceitos deste conceito.

Published in: Automotive

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
450
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
62
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. GESTÃO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN Jose Donizetti Moraes - 16/09/2013 KARAKURI (カラクリカラクリカラクリカラクリ)
  • 2. GESTÃO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN KARAKURI significa literalmente: “Boneco de madeira” em japonês. É por essência a transmissão de movimentos de forma automática, buscando sempre a simplicidade na criação destes movimentos utilizando para isso efeitos mecânicos e a gravidade pura. Jose Donizetti Moraes - 16/09/2013
  • 3. GESTÃO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN História Karakuri Os bonecos de madeira, “karakuri ningyou”, receberam uma grande influência dos relógios mecânicos levados por missionários portugueses para o Japão e se popularizaram durante o século XVI. Embora estes bonecos não sejam títeres (boneco que se move por cordéis e engonços), eles apresentam características similares às marionetes, pois são movidas através de dispositivos mecânicos como: molas, água, ar, areia e mercúrio. Havia também, aqueles movidos à corda e espetos, recebendo o auxílio humano. Tem-se notícia do “karakuri ningyou” desde o final da era “Heian” (794 -1192), e, em um conto do início do século XII há um registro de sua existência. No conto, um príncipe, vendo sua comunidade passar por uma grave seca, imaginou um grande boneco, carregando dois baldes de água, um em cada braço estendido que, com a ajuda de um mecanismo, determinado momento, os virava. Este boneco, “karakuri ningyou”, foi colocado numa plantação de arroz e os colonos, para vê-lo executar tal proeza, começaram a encher os baldes de água, e, assim, o príncipe conseguiu unir toda a população no ato de irrigar as plantações de arroz. Jose Donizetti Moraes - 16/09/2013 encher os baldes de água, e, assim, o príncipe conseguiu unir toda a população no ato de irrigar as plantações de arroz. O universo dos bonecos “karakuri” cresceu no Japão, na era “Edo” (1601- 1867), mais precisamente em 1662, quando “Oumi Takeda” criou o teatro de bonecos em “Doutonbori”, província de “Osaka”, que ficou conhecido como “Takeda Karakuri”. O “karakuri ningyou” pode ser dividido em 3 grupos: os “dashi karakuri”, “zashiki karakuri” e “shibai karakuri”. O “dashi karakuri” era usado nos festivais em cima dos carros alegóricos. Evidentemente, tinham a simbologia de divindades e continuam sendo utilizados atualmente. No país todo, há mais de 200 carros alegóricos e mais de 600 bonecos desse tipo. O “zashiki karakuri ningyou” era enviado de presente em comemorações especiais, principalmente pelos nobres e ricos comerciantes, por exemplo, no “hatsuzekku” das filhas. Apesar de ser um boneco, atraía a atenção de todos. Em princípio, eram extremamente caros, mas logo surgiram modelos mais populares. Um dos modelos mais conhecidos é a boneca que carregava o chá, Quando o chá era colocado na bandeja, ela começava a andar em direção à visita para servi-la. Esta boneca karakuri realiza seis movimentos distintos, utilizando apenas de uma mola espiral (figura 02). Este tipo de boneco estaria mais próximo dos atuais bonecos mecanizados, ou robôs.. Esta característica da mecanização talvez se dê pela região de “Aichi” – da qual o “Karakuri” é característico – ser uma área marcada pela industrialização.
  • 4. GESTÃO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN Karakuri e Lean Manufacturing Conforme relatado anteriormente o conceito do karakuri é o de utilizar a criatividade para gerar uma ação, no caso seria um movimento, um dispositivo algo que utilize o meio como energia (gravidade, madeira, molas). No Lean Manufacturing, que é uma metodologia baseada no sistema Toyota de Produção, tendo como principal objetivo na redução dos desperdícios, basenado-se no fluxo contínuo da produção, o karakuri é amplamente utilizado, sendo designado como karakuri jig. Nos treinamentos sobre Lean manufacturing e de kaizen, geralmente é utilizado um kit de montagem do karakuri doll, a montagem não é simples mas fixa o conceito do karakuri. Ensinamentos do Conceito do Karakuri : 1 - Aplicação da ideia do karakuri; Jose Donizetti Moraes - 16/09/2013 1 - Aplicação da ideia do karakuri; 2- Técnicas simples e de baixo custo; 3- Alta produtividade 4- Utilização dos recursos disponíveis O Poka-yoke, é uma sistemática para eliminação de erros que utiliza-se dos conceitos do karakuri, aplicando técnicas simples e eficientes. Outra aplicação muito comum e de muita eficiência é junto as análises Muri, Mura, Muda onde o objetivo é eliminas perdas de movimentos desnecessários no processo. Quando sistematizamos dispositivos tipo Hanedashi e também de Jidoka, temos bons campos para aplicação deste conceitos em nossos processos.
  • 5. GESTÃO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN Exemplo prático de Karakuri em Lean Manufacturing para Muri, Mura, Muda Jose Donizetti Moraes - 16/09/2013
  • 6. GESTÃO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN Exemplo prático de Karakuri em Lean Manufacturing para Muri, Mura, Muda Jose Donizetti Moraes - 16/09/2013 Articulações e uso da gravidade para minimizar os esforços e melhorar a ergonomia dos postos de trabalho.
  • 7. GESTÃO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN Fonte de pesquisa e créditos: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/karakuri-lean- manufacturing/33031/ Vídeos de bons exemplos: Jose Donizetti Moraes - 16/09/2013 http://www.youtube.com/watch?v=SO3HiqS-Yx0 http://www.youtube.com/watch?v=BHHaVAzx2VA http://www.youtube.com/watch?v=Pd0_3XnRCfc
  • 8. GESTÃO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN FIM e Jose Donizetti Moraes - 16/09/2013 e OBRIGADO