Gráfico de Yamazumi
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Gráfico de Yamazumi

on

  • 2,240 views

Trabalho efetuado em base a um estudo sobre esta ferramenta com otimização testada e recomenda na prática.

Trabalho efetuado em base a um estudo sobre esta ferramenta com otimização testada e recomenda na prática.

Statistics

Views

Total Views
2,240
Views on SlideShare
2,238
Embed Views
2

Actions

Likes
1
Downloads
34
Comments
0

1 Embed 2

http://www.linkedin.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Gráfico de Yamazumi Gráfico de Yamazumi Document Transcript

  • Gráfico de Yamazumi (Jose Donizetti Moraes)Estudando um pouco sobre Lean Manufacturing, encontrei esta ferramenta maravilhosa.No início eu verifiquei que ela não me ajudaria em nada, procurei entender melhor oporque esta ferramenta é tão famosa em empresas japonesas e encontrei uma forma deaplicação em minha área de atuação, desde então começei e fui aprimorando estaferramenta em minhas atividades de rotina, posso dizer então que fiz uma adaptação desucesso, o que verão mais a frente, entretanto de nada adianta mostrar o resultado finalse não entendermos o conceito antes, para isso mostro abaixo um pouco da origem destegráfico e mais a frente o meu modelo otimizado.O objetivo principal deste gráfico é mostrar de forma visual um mapeamento completodo processo, estratificando todos os tempos e classificando-os em tempos que agregamvalor ao produto e tempo que não agregam valor ao mesmo.Gráficos Yamazumi são tipicamente encontrados em fábricas japonesas que utilizam osconceitos de produção enxuta que ficou famosa pelo Sistema Toyota de Produção. E ummétodo revolucionário, visual de identificar os desperdícios em um processo denegócio. Este exemplo mostra um processo de impressão simples em uma loja.
  • Um grafico Yamazumi é apenas um gráfico de barras empilhadas. Em japonês, apalavra "Yamazumi" significa literalmente "empilhar". O processo empresarial começana base da coluna, e cada bloco é mostrado por minuto . O objetivo é mostrar os temposde ciclo e o processo ao operador, onde: 1. Os passos que são necessários para o processo, mas que realmente não "agregam valor" estão em laranja. 2. As etapas que fazem uma diferença real - as etapas de execução - estão em verde. 3. Os resíduos no processo - o bloqueio ou o modo de falha - está em vermelho. Neste exemplo, o problema é uma quebra de impressão da máquina que requer tempo e energia.Neste item 3, estão são as falhas que devem ser eliminados através de técnicas deprodução enxuta como kaizen (melhoria contínua) e Poka-Yoke (simples, mas eficaz).Para problemas mais avançados outras metodologias podem e devem ser utilizadas paraanalisar as causas dos problemas como: Genba, DMAIC, Etc...As cinco vantagens do Yamazumi: 1. É visual. Se uma imagem vale por mil palavras, vale a pena cem mil figuras. Com os gráficos Yamazumi (também conhecidas como placas Yamazumi como eles são literalmente letreiros na "fábrica visual"), os trabalhadores podem imediatamente e intuitivamente ver onde os atrasos são provenientes. 2. É simples. Quem precisa de um relatório detalhado, quando um grafico Yamazumi conta a história em um único olhar. 3. É inevitável. Pendurado acima da linha de produção, o grafico Yamazumi é uma passagem para a melhoria continua ou kaizen. 4. É público. Este não pode ir direto para o arquivo. O gráfico Yamazumi é a céu aberto, de modo flagrante. Com equipes de trabalho competitivo, este é um grande motivador para a melhoria do desempenho. Nada motiva mais do que a divulgação pública das perdas. 5. Aponta as poucas oportunidades vitais que podem mudar tudo. 20% de todas as causas responsáveis por 80% dos resultados. Com um gráfico Yamazumi, você pode ver visualmente, onde estão os principais obstáculos, os obstáculos-chave. Ampliar o poder de seu processo, centrando-se sobre a "poucas e vitais". Esta é a chave do principio do Seis Sigma.Quando resolvi aplicar esta ferramenta, optei por transformar por completo a lógica emesclar um pouco desta ferramenta considerando uma base do WCM, o que mepermitiu ter também uma visão mais apurada das perdas frente ao Takt Time necessárioe também distribuir minha necessidade para com a mão de obra necessária paraexecução do produto.Para isso, criei em um arquivo excel uma tabela condensando todas as informaçõesnecessárias para uma análise mais apurada e estratificando todos os elementos com seusrespectivos tempos e classificando-os em NVAAs, SVAs e Vas.Junto a esta tabela, finculei as informações para volumes de produção, identificaçãoclara do gargalo, o cálculo do Takt Time e a respectiva distribuição da mão de obrafrente com sua respectiva capacidade produtiva por número de operadores e por turno.
  • Com todas estas informações, foi criado os gráficos que nos permite ver de forma bemvisual as perdas, as diferenças de tempo entre as operações e o gargalo frente ao TaktTime calculado, mostrando assim as perdas e a ociosidade.Modelo do Gráfico OtimizadoImportante:Existes outros formatos para este gráfico, este foi o que melhor me apresentouresultados.Créditos do texto a:Jose Donizetti Moraeshttp://hubpages.com/hub/Yamazumi-BoardsPor: Jose Donizetti Moraes - 06/11/2012