Your SlideShare is downloading. ×
Criação de valor Lean Manufacturing
Criação de valor Lean Manufacturing
Criação de valor Lean Manufacturing
Criação de valor Lean Manufacturing
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Criação de valor Lean Manufacturing

674

Published on

Quando pensamos em Lean Manufacturing, devemos também pensar um pouco em finanças, estamos diretamente ligados e entender os conceitos de indicadores financeiros torna-se hoje muito importante para as …

Quando pensamos em Lean Manufacturing, devemos também pensar um pouco em finanças, estamos diretamente ligados e entender os conceitos de indicadores financeiros torna-se hoje muito importante para as pessoas envolvidas com a Manufatura e Criar Valor é o objetivo também do Lean Manufacturing.

Published in: Automotive
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
674
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Criação de ValorPara uma aeronave proceder seu plano de vôo com segurança e qualidade opiloto deve confiar totalmente na eficiência dos instrumentos. Nas empresasnão é diferente, necessitamos de vários instrumentos, cuja leitura nosindique se estamos na rota certa, se teremos um pouso suave, enfim quemostrem constantemente a saúde da empresa para que possamos tomardecisões.A mesma lógica se aplica quando falamos em Lean Manufacturing, ondemuitas empresas tentam implantar ou copiar um sistema Lean, mas muitasfalham, e muitas destas falhas estão justamente no custo ou investimentoque não são devidamente calculados e monitorados, e o erro maior éjustamente por falta da fundamentação do conceito de Criação de Valor.A função financeira evoluiu muito nestes últimos anos com desenvolvimentode conceitos e ferramentas para a gestão. Uma dessas ferramentas édenominada de EVA (Economic Value Added), do qual vamos discorrer aseguir.Stern Stewart & Co. é a detentora dos direitos sobre o uso do EVA.É um modelo muito utilizado hoje nas maiores empresas do Brasil e estápresente nos currículos de muitas instituições de ensino superior. Porémpara muitos este assunto ainda não está totalmente claro, assim este artigomostrará de forma simplificada o conceito e a aplicabilidade.CONCEITUAÇÃO:O que é criação de valor em finanças? É quando produzimos uma coisaque vale mais do que o valor dos recursos utilizados na sua confecção.O que é agregação de valor? É quando nossos clientes nos pagam alémdo valor dos nossos custos.O que é valor para uma empresa? É aumentar o valor agregado, sejatornando os custos mais baixos, produtos mais valiosos para o cliente,eliminando processos que não agregam valor, etc.O que é EVA? EVA - Valor Econômico Adicionado é o mais novoinstrumento de medida de valor. O objetivo principal de todas as empresasdeve ser a maximização dos lucros dos detentores de capital, isto é,remunerar os donos do dinheiro. É a medida de desempenho financeiro quevê mais perto do que qualquer outro instrumento o lucro econômicoverdadeiro de uma empresa.É a medida de desempenho ligada diretamente à criação de riqueza aoacionista. É o indicador para a tomada de decisão para a criação de valorespara o dono do capital.
  • 2. Processo definido do EVA - Equilíbrio: Se o acionista espera um retornode 10% sobre o capital investido a empresa que gera um valor agregado de10% estará provocando a equidade com o capital, gerando assim a riquezaesperada pelo acionista, caso gere menos estará destruindo o valor para oacionista.Fundamentação:Criação de valor:Geração de CaixaCusto de Oportunidade adequadoComparação entre o resultado e o custo do capital empregadoFormula:EVA = Resultado Operacional após I.Renda - Capital empregado * custo de oportunidade.EXEMPLO DIDÁTICODigamos que você tem $20.000,00 e você poderia investir no mercadofinanceiro e ganharia 10% ao ano, porém você resolve abrir um pequenonegócio de confecção. Assim sendo após um ano, os resultados da suaConfecção foram os seguintes:Receita Operacional Líquida 50.000,00[-] Despesas Operacionais 46.000,00[=] Lucro Operacional 4.000,00[-] Impostos (40%) 1.600,00[=] Lucro Operacional Líquido depois dosImpostos(NOPAT)2.400,00NOPAT=Net Operating Profits After TaxesO seu lucro depois dos impostos foi de $2.400,00. Se você tivesse investidono mercado financeiro a 10%, você teria ganho $2.000,00($20.000,00 *10%) no final do ano. Portanto, seu custo de oportunidade por não investirno mercado financeiro é de $2.000,00NOPAT 2.400,00[-] Custo de Oportunidade 2.000,00[=] EVA - Economic Value Added 400,00Você ganhou $400,00 a mais do que sua expectativa, e este ganhocertamente lhe deixa satisfeito com o negócio de confecção que criou valorpara você. O valor de $400,00 é o valor econômico adicionado.O custo de oportunidade de qualquer recurso é o valor proveniente dosinvestimentos deste recurso na segunda melhor alternativa.
  • 3. No nosso caso o custo de oportunidade de usar $20.000,00 para montaruma confecção é o retorno que teríamos investido no mercado financeiro.Para o investidor, o custo de oportunidade de investir em uma empresa é ovalor que poderá ganhar investindo em outra empresa ou grupo deempresas.Para os investidores, o custo de oportunidade é o retorno que poderá ter setivesse investido em empresas como Petrobras, Telefônica, Aracruz, etc.LUCRO OPERACIONAL APÓSIMPOSTOS[-] CUSTO DECAPITAL[=] VALORADICIONADO$2.400,00 [-] $2.000,00 [=] $400,00EVA gera foco no gerenciamento de negóciosAlgumas das aplicações do EVAIdentificar oportunidades de planejamento estratégico para criarriquezas;Utilizar EVA para planejamento de capital e orçamento de projetos;Estabelecer planos de incentivo para executivos baseados emperformances;Avaliar processo de aquisição ou desenvolvimento;Estabelecer metas de longo prazo.
  • 4. Vantagens de um Sistema EVA de GestãoFoco em uma única medida de performanceConsidera o Custo de CapitalAlonga a visão de negócios dos gestoresCria um empresa mais valiosaEmbora seja um dos melhores instrumentos para avaliação se uma empresacria ou destrói valor, o EVA deve ser usado com muita atenção, pois requerque todos na empresa conheçam a metodologia . Além do uso para ver sesua empresa cria ou não valor o EVA também está sendo usado comoindicador de desempenho para distribuição valor de participação deresultados a empregados.Este artigo faz uma apresentação superficial sobre o método EVA, que alémde complexo oferece grandes oportunidades quando usada com outrosinstrumentos de finanças, portanto é recomendado que se buscasseaprender mais sobre o assunto.O mais importante é que os gestores das empresas percebam que paratornar sua empresa viável deve gerar sempre mais valor do que o custodo capital empregado no negócio. Para isso devem buscar instrumentosque indique se isto ocorre ou não.Com a evolução do EVA, as empresas evoluíram também seus indicadoresfinanceiros, hoje quando falamos sobre Criação de Valor, já nos deparamoscom um estratificação dos valores, e temos então algumas premissasdiferentes para definição de um segmento, por exemplo:Criação de Valor para o AcionistaCriação de Valor para o ClienteCriação de Valor CompartilhadaCréditos do texto a:http://lauroprado.tripod.com/ezine/id13.htmlhttp://www.monitor.pt/?pt=bookdetail&i=18http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20valor%20para%20o%20acionista&source=web&cd=5&cad=rja&ved=0CEUQFjAE&url=http%3A%2F%2Fbibliotecadigital.fgv.br%2Fdspace%2Fhandle%2F10438%2F2341&ei=PgCRUca7AYmm9ATFsYD4BA&usg=AFQjCNFO0chpaVt9LWb5cMdWoi1C76j6YAhttp://www.hbrbr.com.br/materia/criacao-de-valor-compartilhadoPor: Jose Donizetti Moraes - 13/05/2013

×