Your SlideShare is downloading. ×
0
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Mercantilismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Mercantilismo

749

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
749
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
35
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Curso: FESP, agosto 2009• Economia Política  Diego SalvianoProfessora:  José Marcelo Rigoni• Socorro!
  • 2. I. Conceito● Mercantilismo (mercator = mercador)é o conjunto de práticas e idéias econômicasdesenvolvidas na Europa entre os séculos 1600 e 1800.
  • 3. I.1 Características● Bulionismo (metalismo), ou seja, a crença que a forçaeconômica de uma nação poderia ser medida pelaquantidade de metais preciosos que possuísse.● Defesa de uma balança comercial favorável: exportarsempre mais que importar.● Busca pela auto-suficiência econômica, eliminando anecessidade de importações.
  • 4. I.1 Características● Incentivo à agricultura, como forma de evitarimportações e propiciar arrecadação de impostos.● Manutenção de uma força naval que evitasse o uso denavios de outros países e propiciasse segurança às rotascomerciais.● Exclusivo colonial (colônias eram mercados cativos dosprodutos das metrópoles).● Incentivo ao crescimento populacional, disponibilizandoforça de trabalho para o mercado local e para as colônias.
  • 5. I.1 Características● Intervenção do Estado na economia (nacionalismoeconômico - o mercantilismo é um produto do EstadoAbsolutista).
  • 6. II. Origens● O mercantilismo desdobrou-se do desenvolvimento docapitalismo comercial, em decorrência de fatores como:1. Substituição dos centros de poder descentralizados dofeudalismo pela formação do estado-nação(desencadeando o absolutismo).2. Estabelecimento de colônias fora da Europa.3. O desenvolvimento do comércio e da indústria naEuropa, em relação à agricultura.4. O desenvolvimento das atividades comerciais e dosistema monetário baseado em metais preciosos (ouro eprata).
  • 7. III. Principais teóricos● Jean Baptiste Colbert,primeiro ministro de Luis XIVde 1661 a 1683.● Mais importante defensor domercantilismo.● Proibiu a exportação de metais,impôs elevadas tarifas a produtosmanufaturados estrangeiros, elevoutarifas portuárias para navios estrangeiros,incentivou a marinha francesa e favoreceu a construçãode navios, etc.
  • 8. III. Principais teóricos● Outros mercantilistas de destaque: Josiah Child Sir William Temple Jean Bodin Thomas Mun
  • 9. III. Principais teóricos● Adam Smith("A Riqueza das Nações").● Não era mercantilista,mas conceituou o termo.● Demonstrou que o livre-comércio é mais benéfico aodesenvolvimento da nação que a busca da auto-suficiência.● Enfatizou o potencial perigoso da formação de conluiosentre capitalistas e governantes.
  • 10. IV. Transformações que proporcionou● O mercantilismo foi uma fase do desenvolvimentocapitalista. Porém, sua filosofia ainda estava muito ligadaao Estado Absolutista, à centralização e regulamentaçãodo poder.● O período mercantilista foi uma época de grandedesenvolvimento na Inglaterra. Mas isso não é atribuído àspolíticas mercantilistas, mas sim ao fato do governo nãoter condições de implementá-las.
  • 11. IV. Transformações que proporcionou● Algumas políticas de inspiração mercantilista aindaperduram nos dias de hoje: regulamentaçõesprotecionistas, a idéia que o déficit público (e dívidaexterna) é ruim por si só e a idéia que importação causeredução no nível de empregos (neomercantilismo).
  • 12. V. Base de sustentação● Assim como no fascismo, o mercantilismo amarra odesenvolvimento econômico ao poder nacional,acreditando na falácia da auto-suficiência (apenas ometalismo não era aceito pelo facismo).● O mercantilismo serviu aos interesses dos comerciantes,que podiam contar com o apoio do Estado para ter livreacesso às rotas comerciais (inclusive evitandoconcorrência).
  • 13. Lembre-se:Se, no final, tudo der errado... ...vire HIPPIE!

×