Roteiro homilético do 4.º domingo  da páscoa – ano a – branco  – 11.05.2014 (1)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Roteiro homilético do 4.º domingo da páscoa – ano a – branco – 11.05.2014 (1)

  • 761 views
Uploaded on

ROTEIRO HOMILÉTICO DO 4.º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO A – BRANCO – 11.05.2014 ...

ROTEIRO HOMILÉTICO DO 4.º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO A – BRANCO – 11.05.2014
DOMINGO DO BOM PASTOR; JORNADA MUNDIAL De ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES PRESBITERIAIS E RELIGIOSAS. (MOMENTO OPORTUNO PARA OS AGENTES PASTORAIS E DE MOVIMENTOS DAS COMUNIDADES RENOVAREM O S COMPROMISSOS PASTORAIS)
FONTE: http://www.buscandonovasaguas.com/
LEITURAS: At 2,14a.36-41 // Sl 22 (23),1-3a.3b-4.6 (R/.1) // 1Pd 2,20b-25 // Jo 10,1-10 (O Bom Pastor)

More in: Spiritual
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
761
On Slideshare
699
From Embeds
62
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 62

http://cmsfassis.blogspot.com.br 55
http://cmsfassis.blogspot.pt 5
http://cmsfassis.blogspot.com 1
http://www.cmsfassis.blogspot.com.br 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Celebramos hoje o Domingo do BOM PASTOR. É uma imagem muito conhecida já no Antigo Testamento. É um título de Cristo muito familiar aos primeiros cristãos. É um modelo apresentado a todos os que exercem alguma Liderança na Comunidade
  • 2. Na 1ª e 2ª Leitura, Pedro explica como entrar pela Porta, ou escutar a voz do Pastor: mediante a conversão e o Batismo (At 2,14a.36-41), e através do seguimento das pegadas de Cristo, fazendo o bem sob o peso do sofrimento. (1Pd 2,20-25) O Salmista testemunha as ações do Pastor e o desejo de habitar sempre com ele: "O Senhor é meu Pastor, nada me faltará". (Sl 22)
  • 3. No Evangelho Jesus se apresenta como o Bom Pastor. É uma catequese sobre a Missão de Jesus: conduzir os homens às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. (Jo 10,1-10) O texto está dividido em duas partes, ou duas parábolas:
  • 4. 1. Na primeira parte, aparece a figura do Bom Pastor, numa atitude de ternura com as ovelhas... Ele as conhece, as chama pelo nome, caminha com elas e estas o seguem. Elas escutam a sua voz, porque sabem que as conduz com segurança. Aparecem também os ladrões e os bandidos. São os que se apresentam como Pastor, ou até falam em nome de Cristo, mas procuram somente vantagens pessoais.
  • 5. 2. Na segunda parte, Jesus se apresenta como a "Porta das ovelhas": "Quem entrar por mim será salvo". A Porta permite a passagem dos donos da casa e impede o ingresso dos estranhos: Quando a porta é fechada é para proteger as ovelhas dos assaltantes; quando é aberta o pastor vai à frente, para conduzir as ovelhas às pastagens.
  • 6. - Para os líderes significa que ninguém pode ir ao encontro das ovelhas se não tiver um mandato de Jesus, se não tiver sido convidado por Jesus, se não se orientar pela prática de Jesus. - Para as ovelhas significa que Jesus é o único lugar de acesso para que as ovelhas possam encontrar as pastagens que dão vida. A figura do Pastor era então uma imagem muito familiar. Hoje, talvez ela perde a força que tinha então...
  • 7. Esta imagem nos convida a refletir sobre o serviço da Autoridade… Propõe como Modelo: Deve ser exercido numa atitude de Serviço contínuo e gratuito. + Para os cristãos, o Pastor por excelência é Cristo: Ele recebeu do Pai a missão de conduzir o rebanho de Deus... - Cristo, de fato, é o nosso "Pastor"? Ou temos outros "pastores", que orientam a nossa existência?
  • 8. - Quem conduz nossas escolhas? Cristo, ou a voz da política, a voz da opinião pública, a voz do partido, a voz do comodismo e da instalação, a voz dos nossos privilégios, a voz do êxito e do triunfo a qualquer custo, a voz da novela? A voz da televisão?
  • 9. Como Cristo desempenha a sua missão de Pastor? Ele conhece as "ovelhas" e as chama pelo nome, mantendo com cada uma delas uma relação muito pessoal. - Aqueles que receberam de Deus a missão de presidir, de animar uma comunidade, o fazem dessa forma humana e amorosa?
  • 10. + As ovelhas devem escutar a voz do Pastor e segui-lo… Isso significa aderir a Jesus, percorrer o mesmo caminho dele, na entrega total aos projetos de Deus e na doação total aos irmãos. - Procuramos nós seguir o nosso "Pastor" no caminho exigente do dom da vida, ou preferimos outros caminhos mais cômodos.
  • 11. Nas comunidades cristãs, temos pessoas que presidem e animam. - Aceitamos as pessoas que receberam essa missão de Cristo e da Igreja, apesar dos seus limites e imperfeições? - De outro lado, estamos conscientes de que Cristo é o nosso único "Pastor", que devemos escutar e seguir sem condições? Os outros "pastores" têm uma missão válida, se a receberam de Cristo. E o seu jeito de atuar nunca pode ser diferente do de Cristo.
  • 12. + Para distinguir a "Voz" do "Pastor", é preciso três coisas: - um permanente DIÁLOGO íntimo com "o Pastor", - um confronto permanente com a sua PALAVRA e - uma participação ativa nos SACRAMENTOS, onde recebemos a vida, que "o Pastor" nos oferece.
  • 13. Nesse 51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa enviou uma mensagem, com o tema: " Vocações, testemunho da verdade!": "A vocação é um fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor uns aos outros que se faz serviço recíproco, no contexto duma vida eclesial autêntica. Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno... A colheita será grande, proporcional à graça que tivermos sabido, com docilidade, acolher em nós."
  • 14. Dia das mães: A elas demonstremos nosso amor e gratidão com um gesto concreto. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 11.05.2014
  • 15. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Sou bom Pastor DR D. Carlos Navarro/Waldeci Farias Paulus Hoje: quarta-feira, 7 de maio de 2014 as 20:54:21 Você está convidado a visitar nosso site ou youtube e desfrutar de outras mensagens como estas Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos