Roteiro homilético do 13.º domingo do tempo comum – ano c

8,614 views
8,887 views

Published on

ROTEIRO HOMILÉTICO DO 13.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C
SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS, SOLENIDADE.
FONTE: http://www.buscandonovasaguas.com/

Published in: Spiritual
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,614
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
26
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Roteiro homilético do 13.º domingo do tempo comum – ano c

  1. 1. Celebramos hoje a festa de dois Apóstolos marcantesda Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo.- Diferentes: na vocação, no caráter, no estudo, na missão...- Unidos: no Amor e na Fé a Cristo e à Igreja...
  2. 2. - PEDRO, a rocha firme, conhece Cristo às margens do lago,o segue desde o começo durante toda a vida apostólicae em Cesaréia de Filipe o reconhece como o "Cristo,o Filho do Deus vivo.
  3. 3. - PAULO,o anunciador incansável,não o conheceu pessoalmente.Inicialmente até o perseguiu,porque anunciava um Deusdiferente.Um dia, iluminado por uma luzdo alto, compreendeuque Jesus era o Messias.A partir de então mudouradicalmente sua vida...Pedro e Paulo representamduas dimensões diferentes,mas complementarese viveram com alegriaa comunhão nadiversidade...
  4. 4. As Leituras bíblicas falam desses dois Apóstolos:Na 1ª Leitura, PEDRO está preso, com data já marcadapara morrer, guardado como "perigoso" por 16 soldados.A Comunidade reza... Deus intervém em favor do Pedro... (At 12, 1-11)A libertação de Pedro foi um fato histórico,mas muitos pormenores foram introduzidosapenas para dar mais vivacidade à narrativa.
  5. 5. O texto mostraduas coisas:- Deus escutaa Oração daComunidade e- não abandonaseus discípulosnos momentosde provação.Na 2ª Leitura,PAULOestá preso,aguardandoo julgamento final.Escreve a Timóteo,seu companheiro notrabalho missionário.
  6. 6. Faz um balançode sua vida. Compara-sea um atleta no estádio:"Combati o bom combate,terminei a minha carreira,conservei a fé..."Agora velho e cansadopelo trabalho e pelas lutasque teve de enfrentar,confia no Senhor,justo Juiz e aguardao prêmio merecido...(2 Tm 4,6-8.17-18)* O texto mostraa serenidade ea confiança de Paulo,diante da morte iminente.
  7. 7. 1. Quem é JESUS?Na perspectivados "homens",Jesus é, apenas,um homem bom e justo,que escutou os apelosde Deus e se esforçoupor ser um sinal vivode Deus,como tantos outroshomens antes dele.É muito, masnão é o suficiente.Os "homens"não entenderama novidade do Messias,nem a profundidadedo mistério de Jesus.
  8. 8. No Evangelho temos um episódio de Jesus com osapóstolos:(Mt, 16,13-19)- A 1ª parte, de caráter cristológico, centra-se em JESUS ena definição de sua identidade: "Quem sou eu?"- A 2ª parte, de caráter eclesiológico, centra na IGREJA,que Jesus convoca ao redor de Pedro:"Sobre essa Pedra edificarei a minha Igreja".
  9. 9. Na opiniãodos discípulos,Jesus vai muito além.Pedro resume o sentirda Comunidadena expressão:"Tu és o Cristo,o Filho de Deus vivo".Para os membrosda Comunidade,Jesus não é apenaso Messias esperado:é tambémo "Filho de
  10. 10. Quem é Jesus para mim?É uma pergunta fundamentalpara a vida cristã.Deve ecoar sempreem nossos ouvidos eem nosso coração.Não bastam as respostasda catequese oudos tratados de teologia.Devemos interrogar o nossocoração e tentar perceberqual é o lugar que Cristoocupa em nossa existência...Devemos gastar a vidainteira confrontando epurificando nossa resposta,sempre de novo,no seguimento do Filhode Deus feito homem.
  11. 11. 2. O que é a IGREJA?O texto respondede forma clara:é aComunidadedos discípulos quereconhecem Jesuscomo "o messias,o Filho de Deus".- É uma comunidadeorganizada,onde existem pessoasque presidem edesempenham serviços.A ela Cristo conferiupoderes de "ligar edesligar" ea garantia de que nem"as portas do infernoterão vez contra ela".
  12. 12. Jesus não fundoumuitas igrejas...A verdadeira IGREJA,fundada por CRISTO,foi confiada a Pedroe seus sucessores.Por isso, celebramoshoje também,o DIA DO PAPA.O Papa é Sinalde unidade,aquele que confirmaa fé de seus irmãos.O Papa continuasendo o chefe visívelda Igreja na terra.
  13. 13. Sua missão é espinhosa, pelas mudanças rápidas e violentas...pelas contestações dentro e fora da Igreja...Demonstremos concretamente nosso amor para com ele,"rezando" para que Deus... lhe dê muita LUZ...para apontar sempre o melhor caminho para a Igreja...e muita FORÇA... para enfrentar com otimismo e alegriaas contestações do mundo moderno...
  14. 14. Relembrando hojeo ardor missionáriode Pedro e de Paulo,demonstramoso mesmo entusiasmode "Discípulos eMissionáriosde Cristo"?Relembrando oNascimento da Igreja,aceitamos uma IgrejaREVELADA,fundada por Cristo,ou preferimos uma"igreja" mais cômoda,CRIADA pelos homens?Pe. Antônio GeraldoDalla Costa CS30.06.2013
  15. 15. MEU DOMINGOCom a Palavra de DeusMeditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CSIlustração: Nelso Geraldo FerronattoMúsica: Toda Igreja unida celebraPe Ney Brasil PereiraAcesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

×