C1224 tome sua_cruz

305 views
209 views

Published on

ROTEIRO HOMILÉTICO DO XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B FONTE: http://www.buscandonovasaguas.com/

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
305
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

C1224 tome sua_cruz

  1. 1. Nesse mês dedicado à Bíblia, somos convidados a valorizarainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos.O tema central das leituras bíblicas de hoje é: - O Caminho escolhido por Cristo e - O Caminho apontado por Cristo a seus seguidores...
  2. 2. A 1ª Leitura fala do "Servo deJavé" (Is 50,5-9)- Os judeus tinhamuma idéia triunfalistado Messias…esperavam umgrande rei, que iriadevolver ao povoglórias perdidas...um personagemimportante, que iria resolvertodos os problemas…Nunca imaginaramum messiashumilde e sofredor…
  3. 3. - Isaías apresenta um profeta anônimo, chamado por Deusa testemunhar a Palavra da salvação e que, para cumpriressa missão, enfrenta a perseguição, a tortura, a morte.Mas Ele confia no Senhor.Por isso, mesmo quando acusado, tem certeza da vitória.* Os cristãos viram neste "Servo Sofredor" a figura de Jesus.
  4. 4. No Evangelho, Jesus faz o 1º Anúncio da Paixão. (Mc 8,27-35)O texto reflete a mentalidade triunfalista dos judeus e dos apóstolos. Tem três partes: A Confissão de Pedro, o Anúncio da Paixão e o Convite de Jesus para seu Seguimento e as Condições…
  5. 5. Jesus está a CAMINHO de Jerusalém:1) Uma pergunta: Quem é Jesus? - Para o Povo: É apenas um HOMEM, convocado por Deus e enviado ao mundo com uma missão, como os PROFETAS do Antigo Testamento. - Para o Grupo: É o MESSIAS libertador que Israel esperava... Pedro acerta na resposta... mas erra em seguida naprática...
  6. 6. 2) O CAMINHO de Jesus: - Jesus explica aos discípulos que a sua Missãomessiânica passa pelaCRUZ. - Pedro reage e tenta afastar Jesus do Plano do Pai. - Jesus lhe responde: "Vai para trás de mim, Satanás..."
  7. 7. 3) O CAMINHO dos discípulos: é semelhante...- Deve RENUNCIAR a si mesmo, tomar a CRUZ eSEGUIR Jesus, no caminho do Amor, da entrega e do domda Vida. Quem é capazde dar a vida a Deuse aos irmãos, ganha a vida eterna...* O texto nos ilustra a lógica dos homense a lógica de
  8. 8. - A lógica dos homens aposta no poder, no domínio, no êxito, dinheiro, fama...- A lógica de Deus aposta na entrega da vida a Deus e aos irmãos, assumindo os valores do Reino e vivendo no amor, na partilha, no serviço, na solidariedade, na humildade, na simplicidade.
  9. 9. QUEM É JESUS?+ O que "os homens" dizem de Jesus?- Muitos vêem em Jesus um HOMEM bom, um MESTRE admirável, um grande LIDER REVOLUCIONÁRIO, preocupado em construir uma sociedade mais justa e fraterna. "Um homem" extraordinário... mas um HOMEM apenas.
  10. 10. Quem é Cristo para nós?Aproxima-se a abertura do "Ano da Fé", anunciado por bento XVIe a pergunta de Cristo aos discípulosno evangelho,é muito atual: "Mas vós, quem dizeis que eu sou?"Jesus não desejaque paremos naquiloque se diz dele,mas que tenhamosum encontro pessoalcom ele e o sigamos.
  11. 11. Assim a nossa respostasobre sua identidade não será a projeção da nossainteligência, mas uma profissão defé, que brota de umcoraçãoe de uma mente iluminadapelo Espírito Santo,como aconteceu a Pedro.O nosso pensamento sobre Cristotalvez não corresponda realmenteà sua identidade, assim comoPedro não queria ouvi-lo falar de sofrimento e de morte;mas se aceitamos estar com ele,de ser seus discípulos,aos poucos descobriremos o sentido profundo de suas palavras e desuas açõese compreenderemos o seu amor
  12. 12. + Cristo continua a convidar discípulos para segui-lo...E as condições são ainda hoje as mesmas: Renúncia e Cruz...Sem a Cruz, é impossível entender quem é Jesus e como segui-lo.Na 2ª Leitura Tiago lembra que o seguimento de Jesusse realiza com gestos concretos de amor, de partilha, de serviçoe de solidariedade. (Tg 2.14-18)
  13. 13. Que tipo de Cristoimaginamos?Um Cristo fácil, ou um Cristodifícil? UmaReligião semcruz…sem desafios, sem canseiras,grandiosa, milagreira,ou comprometida,solidária?O que significa a Cruzem nossa vida?Uma desgraça… Ou umaoportunidade delibertação e de salvação?
  14. 14. - Qual a nossa atitude diante da cruz? Tomamos a cruz com tranqüila e humilde aceitação? Ou tentamos, como Pedro, fugir do sofrimento? Ou carregamos a contragosto e até revoltados?- Renunciamos a nós mesmo em favor dos outros? Ou talvez somos nós uma CRUZ para os outros ? Nós carregamos a cruz toda vez que sacrificamos a nós mesmos para praticar o bem e fazer alguém feliz. - Sinto-me de fato um "Seguidor de Cristo?" Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 16.09.2012
  15. 15. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Nova geração Pe. Zezinho CD: Canção para meu Deus Paulinas COMEPAcesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

×