Plano de ensino

4,171 views
4,022 views

Published on

Ementa: ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,171
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
468
Actions
Shares
0
Downloads
87
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de ensino

  1. 1. ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO Prof. José Antonio ISEP Prof. José Antonio Ferreira da Silva Email:j.antonioferreira@gmail.com Blog: http://professor-joseantonio.blogspot.com
  2. 2. ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO <ul><li>EMENTA </li></ul>A construção do conhecimento e dos trabalhos acadêmicos em diferentes modalidades. Desenvolvimento do pensamento e de ações que se constituem através dos atos de estudar. Ler e escrever enquanto mediações dos estudos e iniciação científica na Educação Superior. Análise da situação de comunicação na universidade e identificação do código e das estratégias discursivas adequadas a essa situação. Tipologia, propriedades e qualidades do texto acadêmico.
  3. 3. <ul><li>Objetivo Geral </li></ul>Promover nos alunos o desenvolvimento do pensamento científico e acadêmico através do domínio da produção dos gêneros textuais acadêmicos, bem como a leitura e a intercompreensão de textos, munindo-os de estratégias argumentativas e recursos linguísticos para a sua atuação acadêmica e profissional.
  4. 4. <ul><li>Objetivos Específicos </li></ul>Estimular a percepção do pensamento científico como forma de perceber a realidade e de intervir sobre ela sistematicamente, com base em princípios metodológicos e científicos, estabelecendo nexos causais e explicativos sobre fenômenos investigados; Desenvolver habilidades de leitura crítica dos gêneros textuais circundantes no contexto da Academia, permitindo que os alunos leiam, interpretem, extraiam informações, ideias e argumentem diante dos gêneros solicitados em atividades de leitura no cotidiano acadêmico e profissional; Produzir gêneros característicos do universo acadêmico e profissional, tais como resumo, resenha, relatório, seminários, etc.; identificando os parâmetros de produção textual como situação, interlocutor, gênero textual, nível de linguagem, etc.; Sistematizar técnicas e orientações para o estudo e o pensar acadêmico; Desenvolver a lógica argumentativa oral e escrita.  
  5. 5. <ul><li>Conteúdo Programático </li></ul><ul><li>Os Tipos de Conhecimento </li></ul><ul><ul><li>– Senso comum X Conhecimento Científico </li></ul></ul><ul><ul><li>– Atitude científica </li></ul></ul><ul><ul><li>– Racionalismo e empirismo </li></ul></ul><ul><ul><li>– O conhecimento acadêmico: elaboração ou compreensão? </li></ul></ul><ul><ul><li>– Trabalhos acadêmicos: qual o objetivo? </li></ul></ul><ul><li>Linguagem Acadêmica </li></ul><ul><ul><li>– Características discursivas da Linguagem Acadêmica </li></ul></ul><ul><ul><li>– Normas da ABNT </li></ul></ul><ul><ul><li>– Ética acadêmica e referências/citações a trabalhos de outros </li></ul></ul><ul><ul><li>– Leitura crítica: posicionamento enquanto leitor e autor de trabalhos acadêmicos </li></ul></ul><ul><li>Noções Textuais: produzindo gêneros acadêmicos </li></ul><ul><ul><li>– Relações intratextuais dos gêneros textuais acadêmicos </li></ul></ul><ul><ul><li>– Organização paragráfica </li></ul></ul><ul><ul><li>– Elementos de coesão e coerência </li></ul></ul>
  6. 6. <ul><li>Conteúdo Programático </li></ul><ul><li>Argumentação Científica e Métodos de Pesquisa </li></ul><ul><ul><li>– Operadores textuais argumentativos </li></ul></ul><ul><ul><li>– Estratégias Argumentativas e Modalidades do Discurso </li></ul></ul><ul><ul><li>– O Contra-Argumento </li></ul></ul><ul><ul><li>– Os métodos de pesquisa: hipóteses, dedução e indução </li></ul></ul><ul><ul><li>– O tratamento dos dados: pesquisas qualitativas e quantitativas </li></ul></ul><ul><ul><li>– Revisão de Literatura: a importância da fundamentação teórica </li></ul></ul><ul><li>Redação Acadêmica </li></ul><ul><ul><li>– Resumo </li></ul></ul><ul><ul><li>– Resenha </li></ul></ul><ul><ul><li>– Fichamento </li></ul></ul><ul><ul><li>– Textos dissertativos </li></ul></ul><ul><ul><li>– Seminários </li></ul></ul><ul><ul><li>– Projetos </li></ul></ul>
  7. 7. <ul><li>Metodologia </li></ul>Aulas expositivas; Aulas-debate com leitura prévia de textos selecionados; Exercícios para fixação de conteúdos vivenciados; Produção de textos acadêmicos; Os textos produzidos serão corrigidos e devolvidos para a re-escritura, possibilitando a identificação de problemas a serem solucionados e a superação de dificuldades apontadas na correção.
  8. 8. <ul><li>Avaliação </li></ul>A avaliação se dará processualmente mediante a produção textual oral e escrita, pelo desempenho na re-escritura dos textos produzidos e pela participação em discussões coletivas, em trabalhos de pesquisa e apresentação/desempenho em seminários.
  9. 9. <ul><li>BIBLIOGRAFIA BÁSICA </li></ul>XAVIER, Antonio Carlos. Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos . Recife: Respel, 2010.   OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. Recife: Edições Bagaço, 2003.   BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador – introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
  10. 10. <ul><li>BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR </li></ul>ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras - coesão e coerência . São Paulo: Parábola Editorial, 2009.   BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2009.   SOZIM, Mirian Martins. Língua Portuguesa V – Sintaxe: o período e suas construções. Curitiba: IESDE, 2008.

×