Metabolismo celular 2

3,280 views
3,025 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,280
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
76
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Metabolismo celular 2

  1. 1. O que é Metabolismo? Metabolismo é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo.
  2. 2. Tipos Catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) Anabolismo (capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento e reparação).
  3. 3.  O metabolismo implica nos métodos da célula para obtenção de energia.  Podem ser de duas maneiras: ◦ Aerobiose (Respiração Celular) que usa oxigênio; ◦ Anaerobiose (Fermentação) que não utiliza oxigênio.
  4. 4. Funções metabólicas Um bom exemplo de função metabólica é o processo de respiração celular que ocorre nos organismos aeróbicos, onde a mitocôndria quebra a glicose introduzindo oxigênio no carbono, retirando, assim, sua energia.
  5. 5. Fig. 1 - Esquema da respiração celular.
  6. 6. Fig. 2 – Esquema da Fermentação
  7. 7.  São as macromoléculas mais importantes das células e constituem mais da metade do peso seco de muitos seres vivos.  São enormes moléculas orgânicas, constituídas de "pequenos pedaços" chamados aminoácidos.
  8. 8. Fig. 3 - Exemplo de proteínas
  9. 9. Fig. 4 – Alimentos ricos em proteínas
  10. 10.  Os animais e os vegetais possuem (sintetizam) grupos de substâncias, insolúveis em água, que são via de regra denominadas de lipídios, sendo os mais conhecidos as gorduras. Assim como os aminoácidos são os componentes das proteínas, os lipídios são a união de diversos ácidos graxos.
  11. 11. Fig. 6 – Estrutura de lipídios Fig. 5 – Alimentos ricos em lipídios
  12. 12. Carboidratos O grupo de nutrientes denominado carboidratos inclui os açúcares, amido, celulose, gomas e substâncias correlatas.
  13. 13. Fig. 7 – Alimentos ricos em lipídios
  14. 14. Minerais Os animais necessitam receber na dieta vários elementos químicos para manter adequadamente seu crescimento e suas funções biológicas. Estes elementos podem ser agrupados em duas classes: macroelementos e microelementos.
  15. 15.  Os macroelementos incluem cálcio, magnésio, sódio, potássio, fósforo, enxofre, cloro e são necessários em quantidades relativamente grandes, da ordem de gramas por dia.
  16. 16. Fig. 8 – Alimentos ricos em sais minerais

×