Genética 2

3,475 views
3,218 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,475
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
50
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Genética 2

  1. 1. GENÉTICA BÁSICAGENÉTICA BÁSICA
  2. 2. HISTÓRICOHISTÓRICO • W. Bateson (1861 – 1923) introduziu, em 1905, o termo "Genética". • H. M. de Vries (1848 – 1935) foi um dos redescobridores dos trabalhos de Mendel • T. H. Morgan (1966 – 1945) realizou experimentos com a mosca Drosophila sp. e, em 1910, demonstrou que os genes estão localizados nos cromossomos.
  3. 3. Terminologia GenéticaTerminologia Genética GENE: um trecho de uma molécula de DNA com “informação” para a expressão de uma característica. CROMOSSOMOS: “peças” formadas pelo enrolamento das moléculas de DNA em proteínas chamadas de histonas. LOCO (locus): posição ocupada por um gene em um cromossomo. CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS: Aqueles que possuem mesma seqüência de genes e pareiam na ocasião da divisão por meiose.
  4. 4. ALELOS: variantes do gene para um caráter que resultam em diferentes formas de expressão e ocupam o esmo loco em cromossomos homólogos. GENÓTIPO: conjunto de genes que condicionam características em um individuo. Por exemplo, A A – homozigoto dominante (ambos os alelos que determinam o caráter são dominantes) A a – heterozigoto (os alelos que determinam o caráter são um dominante e outro recessivo) a a – homozigoto recessivo (ambos os alelos que determinam o caráter são recessivo)
  5. 5. • FENÓTIPO: um caráter expresso como resultado da interação entre um genótipo e fatores ambientais. Fenótipo = Genótipo + Meio Ambiente
  6. 6. Herança com letalidade Existem certos genes cuja expressão pode levar a fenótipos que resultam na morte do indivíduo. São os genes letais.
  7. 7. Áreas da genéticaÁreas da genética
  8. 8. Genética clássicaGenética clássica • A Genética clássica consiste nas técnicas e métodos da genética, anteriores ao advento da biologia molecular. Depois da descoberta do código genético e de ferramentas de clonagem utilizando enzimas de restrição, os temas abertos à investigação científica em genética sofreram um aumento considerável.
  9. 9. Genética molecularGenética molecular • A genética molecular tem as suas fundações na genética clássica, mas dá um enfoque maior à estrutura e função dos genes ao nível molecular. A genética molecular emprega os métodos quer da genética clássica (como por exemplo a hibridação) quer da biologia molecular.
  10. 10. Genética populacional, genéticaGenética populacional, genética quantitativa e ecologia genéticaquantitativa e ecologia genética • A genética populacional, a genética quantitativa e a ecologia genética são ramos próximos da genética que também se baseiam nas premissas da genética clássica, suplementadas pela moderna genética molecular.
  11. 11. GenômicaGenômica • A genómica é um desenvolvimento recente da genética. Estuda os padrões genéticos de larga escala que possam existir no genoma (e em todo o DNA) de uma espécie em particular. Este ramo da genética depende da existência de genomas completamente sequenciados e de ferramentas computacionais desenvolvidas pela bioinformática que permitam a análise de grandes quantidades de dados.
  12. 12. Aplicações da genéticaAplicações da genética • Prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de doenças. • A terapia genética permite substituir genes doentes por genes sãos, ou mesmo eliminar os genes doentes. • Otimização do bem-estar e sobrevivência do indivíduo. • Intervenções terapêuticas definidas de acordo com o perfil genético do doente, o que faz com que a probabilidade de sucesso de tratamento seja maior.

×