Your SlideShare is downloading. ×
Gêneros textuais - LTT (Turma 1PAVT5)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Gêneros textuais - LTT (Turma 1PAVT5)

709
views

Published on

Trabalho de Gêneros Textuais do 1o. semestre de LTT da ETEC Jornalista Roberto Marinho

Trabalho de Gêneros Textuais do 1o. semestre de LTT da ETEC Jornalista Roberto Marinho

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
709
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Gêneros Textuais Elvis Sampaio João Paulo Ximenes Felipe Novaes Henrique Tavares Isaac de Souza Tatiana Nakashima Willian Pacini 13 22 16 41 20 33 35 Linguagem, Trabalho e Tecnologia Professora Lucilene Outubro/2013
  • 2. Introdução Afinal, o que são gêneros textuais mesmo - Referem-se às diferentes formas de expressão textual; - Os gêneros textuais incluem estes e todos os textos produzidos por usuários de um idioma; - Classificam-se de acordo com os tipos textuais à partir de suas estruturas e estilos de composição.
  • 3. Gêneros Textuais Abordaremos os seguintes gêneros textuais: - Comunicação Interna; - Comunicado; - Estatuto; - Memorando; - Nota Promissória; - Ofício.
  • 4. Comunicação Interna Correspondência oficial utilizada na unidade organizacional ou entre unidades organizacionais para transmitir informações, solicitar esclarecimentos ou providências de ordem geral. Composta por: - TÍTULO: Comunicação Interna (iniciais em maiúsculas e o restante em minúsculas), seguida do número de ordem, ano e da sigla da unidade organizacional; - DATA: 1 cm abaixo do código de identificação com alinhamento à direita; - DESTINATÁRIO: Ao Senhor (cargo que ocupa); - ASSUNTO: Resumo do teor da comunicação em negrito; - TEXTO: Desenvolvimento do teor da Comunicação Interna. Deve ser iniciado a 1,5 cm verticais, abaixo do item assunto. Todos os parágrafos devem ser numerados na margem esquerda do corpo do texto, excetuado o fecho; - FECHO: Atenciosamente ou Respeitosamente, conforme o caso; - ASSINATURA: Titular e servidor da unidade organizacional.
  • 5. Comunicação Interna Exemplos: Fonte: http://www.tudobox.com/425/modelo_de_comunicado_interno.html Fonte: http://www.cartaovermelhotv.com.br/2012/07/comunicado-oficial-doteatro-municipal.html
  • 6. Comunicado (Do latim communicātu-, particípio passado de communicāre, «comunicar»). Significa aviso ou informação de caráter oficial, notícia, informação publicada na imprensa ou divulgada por outros meios, com o propósito de esclarecer a opinião pública sobre determinados fatos. Existem diversos tipos de comunicado, dependerá do objetivo do comunicado. Abaixo alguns exemplos: - de reunião; - de evento; - de modificação de um local e/ou data. Um comunicado apresenta uma estrutura básica para qualquer que seja o tipo, vejamos o que essa estrutura deve conter: - Nome dos organizadores: Prefeitura Municipal de Natal; Escola de Pesca do Rio Grande do Norte; - Objetivo: A inauguração do Centro de Integração foi transferida para outra data; - Local e data: Natal, 15 de abril de 2013; - Assinatura: Fulano de Tal/ Cargo.
  • 7. Comunicado Exemplo 1: A Ordem do dia é um documento fundamental para a organização de cada diária de uma filmagem. Ela informa quais são os atores que trabalharão em cada cena, os objetos e cenários necessários, o figurino, os horários de cada equipe, entre muitas outras coisas. Normalmente, a ordem do dia é preparada pelo assistente de direção. Fonte: http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/texto/145
  • 8. Comunicado Exemplo 2: Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/wp-content/uploads/2012/02/13/Sportv_Libertadores_2012.jpg
  • 9. Estatuto É um regulamento ou código com significado e valor de lei orgânica, norma ou regulamento especial por que se rege um Estado, corporação, associação, fundação , companhia, etc. É comum a todos os órgãos colegiados, bem como inclui entidades sem característica jurídica. As suas funções básicas, entre outras, são as seguintes: - Regular o funcionamento da entidade frente a terceiros (por exemplo, normas para a tomada de decisões, representantes e afins); - Regular questões essenciais (direitos e obrigações) e atitudes dos membros e das relações entre eles dentro de uma sociedade comum.
  • 10. Estatuto Fonte: http://curtaminas.com.br/institucional/estatuto-e-relatorios/estatuto/ Fonte: http://www.avecpr.org.br/estatuto/
  • 11. Memorando Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos departamentos ou setores de um órgão entre si. O memorando precisa da agilidade necessária para a eficiência do serviço diário dos órgãos públicos. Por isso, o memorando dispensa, mas não proíbe, algumas formalidades: - Timbre; - Vocativo; - Local (data). Todas as demais regras do ofício são mantidas no memorando.
  • 12. Memorando Exemplos: :
  • 13. Nota Promissória É uma promessa de pagamento que é feita pelo devedor, este se compromete a pagar sua dívida dentro de um prazo pré-estipulado. É emitida pelo próprio devedor e o receptor poderá mover uma ação executiva caso a nota promissória não venha a ser paga. Alguns requisitos essenciais: - Título escrito: “Nota Promissória”; - A promessa de pagamento; - A importância por extenso a ser paga; - A época do pagamento (a data escrita por extenso); - O nome da pessoa a quem deve ser paga, o beneficiário ou tomador; - O local do pagamento (a cidade onde reside o Credor); - A assinatura de próprio punho do emitente (devedor) ou do mandatário especial.
  • 14. Nota Promissória A nota promissória pode ser: - à vista; - em dia certo; - a tempo certo da data da emissão (neste caso, a data da emissão tem relevância) ; Exemplos: Fonte: http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-preencher-uma-nota-promissoria Fonte: http://www.diretorio.org/nota-promissoria-gratis.html
  • 15. Ofício É o documento que tem por função determinada comunicação e/ ou solicitação em caráter oficial destinado a qualquer pessoa (física ou jurídica). Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. Podemos dizer que o destinatário do ofício se encontra fora do órgão de origem. Exemplo 1:
  • 16. Ofício Exemplo 2:
  • 17. Conclusão Entendemos que os Gêneros Textuais estão presentes em qualquer documento que envolva algum serviço ou quaisquer compromissos profissionais , nos quais há necessidade de uma comunicação registrada de modo oficial e confiável entre ambas partes (solicitante e prestador de serviços /empresa). Estes possuem uma função muito importante de garantir tudo o que ali está escrito e que será cumprido conforme acordado, podendo ser na maior parte protegido por algum meio ou recurso jurídico (código do consumidor, CLT, contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços, etc...) Em Audiovisual alguns destes recursos são extremamente essenciais, seja lá qual for o meio de atuação. Garante que o profissional seja encarado de uma forma responsável, que suas atividades estejam sendo realizadas comprovadamente de modo regular, autorizada e protegida por leis.
  • 18. Referências - Disponível em: http://mariacelesteadv.com.br/titulos-de-credito/topicos-de-aula/notapromissoria/#sthash.t5zOG3z1.dpuf . Acessado em 03/10/2013; - Disponível em: http://luiztinocoadvogado.blogspot.com.br/2011/05/nota-promissoria-oque-e-para-que-serve.html?_sm_au_=i5VTDWk44w61ZSR3 . Acessado em 03/10/2013; - Disponível em: http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/texto/145 . Acessado em 03/10/2013; - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicado . Acessado em 03/10/2013; - Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/1641/mod_resource/content/1/ CHY%20-Fran_Martins-NotaPromiss%C3%B3ria.pdf. Acessado em 03/10/2013; - Disponível em: http://www.slideshare.net/claudiotoldo/comunicao-interna. Acessado em 03/10/2013; - Disponível em: http://www.avecpr.org.br/estatuto/ . Acessado em 03/10/2013; - Disponível em: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2009/11/estatutos/ . Acessado em 03/10/2013.
  • 19. Dúvidas Comentários
  • 20. FIM