b-on: Jornadas FCCN 2014: Zapping

328 views
218 views

Published on

A apresentação faz o balanço das atividades b-on no ano de 2013 e apresenta o plano de atividades para 2014. Dá-se especial destaque ao serviço de redes sociais, serviço de preservação e às comemorações dos 10 anos da b-on.

Published in: Technology, Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
328
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Gostaria de começar a apresentação com uma citação de Isaac Newton que ilustra queno ciclo virtuoso da ciência o conhecimento se gera a partir de conhecimento existenteEsta é uma das razões pela qual a b-on é tão importante para a atividade científicaIsaac Newton (* 4 de janeiro de 1643 - † 31 de março de 1727, pelo calendário gregoriano). Cientista inglês de renome internacional, que além de físico, foi um excelente matemático, mecânico, químico e teólogo. Foi um dos criadores, junto com Leibniz, do cálculo infinitesimal. Também foi descobridor de várias leis da física, entre elas a lei da gravidade. Para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.
  • Maior iniciativa de acesso aberto à escala global (mais de 100 bibliotecas, consórcios de bibliotecas e organizações de investigação)Participam principais editoras científicas, nomeadamente a Elsevier, IOP Publishing e a Springer.
  • O DL que regula a fusão da FCT e FCCN define a criação de um Conselho Consultivo para a unidade da FCCN
  • WebsiteArtigo científico Dia b-on e ICOLCOrganização do ICOLC 2014 – 19 a 22 de Outubro.Organização dia b-on (10 anos)Artigo 10 anos b-on (PT e ENG)Remodelação profunda do sítio web b-onDinamização redes sociais (histórias de instituições ou utilizadores de 10 anos b-on)Merchandising (eletrónico) 10 anos da b-onApresentação 10 anos b-on em CRUP, CCISP e CLA
  • Maturidade no número de instituiçõesCrescimento sustentado no número de DWs e de títulos
  • Olhamos para o passado e orgulhamo-nos do trabalho que fizemos em conjuntoOlhamos para o presente e futuro com confiança no valor do serviço que prestamosContamos convosvo por mais 10 anos.Modelo b-on continua atualizadoConteúdos (estabilidade)Optimização e lançamento de novos serviços (estatísticas e serviço pesquisa)Volvidos 10 anos b-on continua a ser- referência no acessoaoconhecimentocientífico- Racionalizacustosatravés de umanegociaçãocentralizada
  • b-on: Jornadas FCCN 2014: Zapping

    1. 1. B-on Zapping João Mendes Moreira Gestor b-on
    2. 2. DESTAQUES 2013
    3. 3. SCOAP3 em funcionamento! 1 2 Publishers 3 Política AA
    4. 4. Renovações b-on 2014-2015 • Open access clauses in Publishers’ Licenses current State and lessons learned Open access agreements licences and taskforce • Direitos de utilização dos memberos b-on • Authors • Institutions • Text/data mining (academic and educational)
    5. 5. Implementação de redes sociais www.facebook.com/bibliotecadoconhecimentoonline twitter.com/biblioteconline blog.b-on.pt
    6. 6. DESTAQUES 2014
    7. 7. Conselho Consultivo O conselho consultivo é o órgão de consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação da FCT, I.P., em matéria de computação científica nacional.
    8. 8. Papel do Conselho Consultivo b-on Apoiar a b-on na sua missão de compreender melhor as necessidades de informação científica permitindo-lhe assim uma maior projecção e o fornecimento de serviços mais relevantes para a sua comunidade alvo.
    9. 9. ICOLC
    10. 10. ICOLC 2014
    11. 11. INDICADORES
    12. 12. Dados apurados com base no pacote “all for all” exceto bases de dados da EBSCO; Valores em Euros
    13. 13. Timeline 2004-2014 Lançamento 1.º sistema de pesquisa Ferramenta de estatística Click to replace text. Redes sociais Acesso Univ. Cabo-Verde Ferramenta de estatística Novo sítio web AAA Sistema de ticketing pré b-on 1.º ciclo 2.º ciclo 3.º ciclo Event 5 Ebooks e Backfiles Event 3 Disponibilizado o acesso Disponibilizado o acesso a 6 editores Negociações c/ apoio da comunidade. Acesso a +9 conteúdos Regime S4S com 5 editores Serviço preservaçã o 4.º ciclo Passa a A4A Negociações por equipa multidisciplinar (guião negociações) Integração na b-on Organização do ICOLC Estudos técnicos sobre custo/utilização conteúdos b-on e extra b-on SCOAP3 Superados 3 milhões de dws Superados 5 milhões de dws Superados 7 milhões de dws Superados 9 milhões de dws
    14. 14. Associem-se às comemorações dos: À distância de um clique!

    ×